terça-feira, 31 de maio de 2011

"Vaca louca": OIE não altera status brasileiro


A esperada recuperação pelo Brasil do risco 1 para a doença da "vaca louca" ainda este ano não vai ocorrer. A reclassificação deve ficar para 2012. Apesar de nunca ter registrado a encefalopatia espongiforme bovina (BSE, na sigla em inglês), o Brasil está entre os países com classificação de risco 2 para a doença, isto é, risco controlado, conforme a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Risco 1, a classificação que o Brasil tinha até 2005 e perdeu, significa risco insignificante para a enfermidade.

Em 2010, o Brasil enviou um relatório para a OIE com informações sobre o status sanitário para "vaca louca" e chegou a ser elogiado pelo órgão. A OIE, no entanto, disse, à época, que ainda não seria possível melhorar a classificação brasileira.

Por trás do comportamento do corpo de veterinários da OIE está o fato de que o Brasil ainda não conseguiu responder de forma satisfatória a questões sobre o rastreamento de animais importados, na década de 1990, de países que tiveram a doença. Mas também haveria um certo desinteresse em melhorar a classificação do Brasil, que tem um papel importante no mercado internacional de carne bovina, avaliam fontes do setor. Desde que perdeu o status de risco insignificante, o Brasil ficou impedido de exportar tripa bovina - matéria-prima para salsichas - à União Europeia.

O diretor de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, rejeita acusações de inação do governo pela manutenção do risco 2. Ele afirma que o governo solicitou duas vezes a melhora na classificação de risco do Brasil, mas a OIE não respondeu aos questionamentos feitos em 2010. "Mandamos uma atualização da base de dados do relatório de 2010, aguardamos manifestação, mas não houve resposta até hoje", diz.

Marques explica que o governo não enviou um novo relatório e optou por mandar apenas um "adendo" ao texto antes enviado porque não sabia onde havia falhas. "Ficamos aqui com técnicos sem viajar, nos fins de semana e dispostos a ir à OIE, mas não fomos consultados", disse.

Em março de 2010, o governo recebeu da OIE impressões positivas sobre a reclassificação para risco 1 na escala da doença, segundo Marques. "Eles nos parabenizaram pelo excelente relatório, mas lamentaram que o país não tinha como receber o risco 1. Perguntamos o porquê ao Bernard Vallat (diretor-geral da OIE), mas não recebemos nenhum documento".

Hoje, apenas 13 países têm o status de risco 1. Para chegar a esse nível, são requeridos oito anos de rastreamento e ações de redução de ingestão de proteína de animal alterada (príon) por ruminantes.

Diante da postura da OIE, o governo optou por não refazer o relatório. "Não foi má vontade nem indisposição. Foi estratégia do governo", afirma Marques. Ele diz que o Brasil é um alvo analisado "com lupa" pelos concorrentes que estão entre os 176 países da OIE. Além disso, enfrenta o protecionismo dos países ricos.

Os críticos do sistema brasileiro apontam falhas nos controles, como o uso da "cama de frango" na alimentação de bovinos, processo insuficiente na esterilização da farinha de carne, possibilidades de "contaminação cruzada" e não rastreamento de 100% do gado importado há 20 anos, cujo potencial de apresentar sintomas da doença não poderia ser descartado.

Para resolver a situação, o diretor informa que encaminhará um novo relatório atualizado à OIE após a reunião anual da organização em maio. "Vamos esgotar o tema na reunião e o relatório será enviado de novo", disse. "Queremos clareza dos motivos da recusa da OIE. Vamos ser sabatinados e, se justiça for feita, em maio de 2012 teremos esse reconhecimento".

O diretor do ministério diz que o caso do Brasil mudou as regras da OIE. Agora, entre réplicas e tréplicas, a organização tem obrigação de consultar países sobre os relatórios encaminhados. E precisa responder questionamentos em detalhes.

Sobre as travas na importação de tripa pela Europa, Marques diz que o Código de Animais Terrestres da OIE permitiria esse comércio. "Pelo código da OIE, tripa é produto isento de risco, assim como leite, colágeno e gelatina de couro, além de osso calcinado, sebo sem impurezas e alguns tipos de carne", informa.

A disputa do Brasil na OIE se arrasta desde 2000, quando o Canadá suspendeu as importações de carne bovina brasileira sob pretexto de que haveria risco de ocorrência de "vaca louca" no país. A UE criou um sistema de classificação de risco geográfico de cinco faixas. Depois, a OIE refez o sistema e reduziu a três riscos: insignificante (1), controlado (2) e desconhecido (3). Até hoje, não existe país declarado livre da doença.

Desde 2000, o Brasil encaminha, de forma voluntária, relatórios anuais. Se não fizer, entra no risco 3. Procurada, a Abiec (reúne exportadores de carne bovina) preferiu não se manifestar "uma vez que aguarda uma solução para o problema há três anos".

A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) indica que o Brasil não forneceu todas as informações pedidas para ter revisada sua situação. O problema, segundo fontes na Europa, é que o Brasil importou gado bovino europeu na época da epidemia da doença no continente e ainda não conseguiu mostrar o destino desses animais.

A OIE mantém o Brasil na categoria de risco controlado da doença ao lado de países que já tiveram a enfermidade, como nações da Europa e os EUA. Por sua vez, Argentina e Austrália, outros grandes produtores de carne bovina, estão na categoria de risco insignificante, o que dá vantagem competitiva no mercado de carnes.

Procurada, a OIE foi econômica nas respostas ao Valor sobre a situação do Brasil. A entidade confirmou que o país pediu no fim de 2009 revisão de seu status para a doença. E que, após avaliação do pedido no início de 2010, foi demandado ao Brasil que fornecesse elementos complementares para validar a demanda de obtenção do status de risco insignificante.

A OIE dá a entender que as autoridades brasileiras não responderam satisfatoriamente. Limita-se a lembrar que a avaliação dos pedidos dos países para reconhecimento de status de doenças prioritárias, como a "vaca louca", ocorre uma vez por ano entre novembro e fevereiro, "o que não exclui uma revisão do status do Brasil na próxima etapa de avaliações".

Apesar de ser um órgão cientifico, as decisões da OIE são influenciadas politicamente pelos países e, segundo as mesmas fontes, a pressão parece ter sido forte para que o Brasil fosse mantido na categoria de risco controlado. Uma das razões é que isso satisfaz os europeus, já que deixa o Brasil - o maior exportador global de carne bovina - na mesma categoria de risco dos 21 dos países da UE. Também a Argentina não estaria insatisfeita com o status brasileiro. Os EUA, que como o Brasil tiveram recusado o pedido de redução de risco, também preferem seu concorrente na mesma categoria, já que uma reclassificação teria impacto comercial.

Segundo dados da própria UE, de 1º de janeiro a 24 de abril deste ano foram registrados 11 novos casos de "vaca louca" no bloco: três na Espanha, três no Reino Unido, um na França, um na Irlanda, um na Itália, uma na Holanda e um Portugal. Um foco da enfermidade pode representar um ou mais animais afetados.

Em 2009 foram 71 focos, em 2010 outros 44 e agora já são 11. Mas o número deve diminuir a partir de julho, por uma canetada de Bruxelas. É quando entra em vigor uma decisão da Comissão Europeia, que mudará a idade de controle de bovinos a partir de julho deste ano. O regulamento atual determina que a partir da idade de 48 meses o animal deve ser testado para a doença da "vaca louca". Agora, a idade passará para 72 meses, o que indica um relaxamento do controle.

A avaliação entre analistas é de que a Europa não vai conseguir erradicar pelos próximos 10 a 20 anos a infecção, apesar dos investimentos feitos até agora. De maneira geral, o estado sanitário da UE é inquietante. O bloco europeu registrou 783 focos de enfermidades animais em 2010. Desde janeiro, teve mais 79 surtos oficialmente notificados, incluindo 11 focos de doença de lingua azul, 12 focos de febre aftosa (todos na Bulgária), 15 de doença vesicular equina e quatro de gripe aviária em aves.

As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.


Fonte: Celia Padovan

Medical and Veterinary Entomology Content Alert (New Articles)

* Original Articles

Effects of natal habitat odour, reinforced by adult experience, on choice of oviposition site in the mosquito Aedes aegypti
C. E. HAMILTON, D. V. BERESFORD and J. F. SUTCLIFFE
Article first published online: 24 MAY 2011 | DOI: 10.1111/j.1365-2915.2011.00964.x
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2915.2011.00964.x/abstract)

Insecticide‐treated vertical mesh barriers reduce the number of biting mosquitoes
R. FAIMAN and A. WARBURG
Article first published online: 25 MAY 2011 | DOI: 10.1111/j.1365-2915.2011.00966.x
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2915.2011.00966.x/abstract)

Sexual performance of male mosquito Aedes albopictus
S. BOYER, J. GILLES, D. MERANCIENNE, G. LEMPERIERE and D. FONTENILLE
Article first published online: 24 MAY 2011 | DOI: 10.1111/j.1365-2915.2011.00962.x
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2915.2011.00962.x/abstract)

* SHORT COMMUNICATION

RNAi knock‐downs support roles for the mucin‐like (AeIMUC1) gene and short‐chain dehydrogenase/reductase (SDR) gene in Aedes aegypti susceptibility to Plasmodium gallinaceum
M. BEROIS, J. ROMERO‐SEVERSON and D. W. SEVERSON
Article first published online: 25 MAY 2011 | DOI: 10.1111/j.1365-2915.2011.00965.x
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2915.2011.00965.x/abstract)

J. Med. Virol. Content Alert (New Articles)

* Research Articles

Distribution of human papillomavirus genotypes in Paraguayan women according to the severity of the cervical lesion
L.P. Mendoza, J. Arbiza, M. Paez, E. Kasamatsu, A. Castro, G. Giménez, J. Basiletti, J. Gonzalez, P. Mongelós and M.A. Picconi
Article first published online: 26 MAY 2011 | DOI: 10.1002/jmv.22112
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.22112/abstract)

Prediction and identification‐based prediction of Chinese hepatitis C Viral‐specific cytotoxic T lymphocyte epitopes
Li Duan, Pan Lei, Xie Yumei, Xue Xiaoping, Zhao Futao, Ma Li, Wei Xin, Wang Jiuping, Bai Xuefan and Jia Zhansheng
Article first published online: 26 MAY 2011 | DOI: 10.1002/jmv.22053
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.22053/abstract)

Spontaneous loss of hepatitis C virus RNA from serum is associated with genotype 1 and younger age at exposure
K.J. Rolfe, M.D. Curran, G.J.M. Alexander, T. Woodall, N. Andrews and H.E. Harris
Article first published online: 26 MAY 2011 | DOI: 10.1002/jmv.22115
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.22115/abstract)

Symptomatic and asymptomatic infections of rotavirus, norovirus, and adenovirus among hospitalized children in Xi'an, China
Shuwan Zhang, Tsun‐Hsuan Chen, Juan Wang, Changxin Dong, Jingjing Pan, Christine Moe, Wei Chen, Lihong Yang, Xiaoqin Wang, Helen Tang, Xu Li and Pengbo Liu
Article first published online: 26 MAY 2011 | DOI: 10.1002/jmv.22108
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.22108/abstract)

Detection of Merkel cell polyomavirus on environmental surfaces
Vincent Foulongne, Valérie Courgnaud, William Champeau and Michel Segondy
Article first published online: 26 MAY 2011 | DOI: 10.1002/jmv.22110
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.22110/abstract)

Interruption of the circulation of an Indigenous measles genotype and the introduction of other genotypes after a Mass Vaccination Campaign in the Philippines
Naoko Fuji, Akira Suzuki, Mariko Saito, Rex Centeno, Hazel Galang, Socorro Lupisan, Remigio Olveda and Hitoshi Oshitan
Article first published online: 26 MAY 2011 | DOI: 10.1002/jmv.22103
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.22103/abstract)

Prevalence and genotypes of human parechovirus in stool samples from hospitalized children in Shanghai, China, 2008 and 2009
Huaqing Zhong, Yong Lin, Jiae Sun, Liyun Su, Lingfeng Cao, Yi Yang and Jin Xu
Article first published online: 26 MAY 2011 | DOI: 10.1002/jmv.22114
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.22114/abstract)


http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1002/(ISSN)1096-9071/earlyview

Human papillomavirus type distribution in vulval intraepithelial neoplasia determined using PapilloCheck DNA Microarray
Dean Bryant, Nirmala Rai, Gareth Rowlands, Sam Hibbitts, Joanne Jones, Amanda Tristram, Alison Fiander and Ned Powell
Article first published online: 26 MAY 2011 | DOI: 10.1002/jmv.22107
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.22107/abstract)

A prospective longitudinal study of BK virus infection in 120 Czech renal transplant recipients
Eva Girmanova, Irena Brabcova, Stepan Bandur, Petra Hribova, Jelena Skibova and Ondrej Viklicky
Article first published online: 26 MAY 2011 | DOI: 10.1002/jmv.22106
(http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jmv.22106/abstract)

sábado, 28 de maio de 2011

Compostagem de cama de equinos





Esta semana o Dia de Campo na TV exibe o programa Compostagem de cama de eqüinos, hoje (27/05/11), pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E dia 29, às 8 horas pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 1º de junho, às 9h10, e no dia 3, às 16 horas.

Durante os Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, a convite do Comitê Organizador do Rio (CO-Rio), a Embrapa Solos deu início ao trabalho de compostagem de cama de eqüinos. O objetivo era dar uma destinação ambientalmente adequada para três mil quilos diários de dejetos produzidos pelos mais de 130 cavalos que participaram das provas de hipismo durante a competição. Na ocasião, teve início também uma parceria com a Escola de Equitação do Exército do Rio de Janeiro, que passou a utilizar o fertilizante orgânico gerado do processo de compostagem em seus parques e jardins.


A compostagem, processo de preparo de fertilizante natural rico em húmus e nutrientes, é uma técnica que permite reciclar o estrume de cavalos, minimizando ao máximo os impactos negativos ao meio ambiente. Com a compostagem de cama de eqüinos, os dejetos, misturados ao material usado para forrar o estábulo, como a palha ou maravalha, são amontoados em pilhas que devem ser periodicamente revolvidas para ter a umidade e temperatura constantemente controladas. 

Esse manejo segue alguns princípios técnicos que permitem a transformação da matéria orgânica em um ambiente propício para a ação de microrganismos que existem tanto nos resíduos quanto no solo. É a partir da ação desses microorganismos que, ao final do processo de compostagem, obtém-se o fertilizante orgânico, explica o pesquisador, Ricardo Trippia, da Embrapa Solos.

A técnica pode ser adotada em propriedades rurais de qualquer tamanho, independentemente do número de cavalos existentes. "O produtor pode adaptar e testar diferentes situações, aproveitando sua realidade e a disponibilidade de outros tipos de resíduos orgânicos. Na compostagem, quanto mais materiais diferentes são misturados, melhor fica o composto final", ressalta Trippia.

Além do pesquisador, participa do programa a médica veterinária e instrutora da Escola de Equitação do Exército tenente Carla Neves, que destaca as vantagens do projeto e da parceria com a Embrapa.

Dia de Campo na TV sobre Compostagem de cama de equinos foi exibido pela primeira vez no ano passado e é uma produção daEmbrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) e Embrapa Informação Tecnológica(Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

COMO SINTONIZAR O PROGRAMA

Net, Sky, Parabólica ou internet 
Sexta-feira a partir das 9h

Canal do Governo Federal 
Domingo, às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10, e sexta-feira, às 16h

Ás quintas-feiras - 18h

Quinta-feira, às 20h, e sábado, às 11h

TV Itararé de Campina Grande (PB) 
Aos sábados - 8h 

Diariamente

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, ou pelaLivraria Embrapa.

A matéria principal do programa pode ser vista também no site do Dia de Campo na TV. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

FONTES

Carlos Dias – Jornalista 
Telefone: (21) 2179-4578

Maria Luiza Brochado - Jornalista
Telefone: (61) 3448-4485

Links referenciados

www.agricultura.gov.br

www.embrapa.br

www.eseqex.ensino.eb.br

www.sct.embrapa.br

www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/tve-inicial.html

Maria Luiza Brochado
malu@sct.embrapa.br

Dia de Campo na TV
hotsites.sct.embrapa.br/diacampo

Livraria Embrapa
livraria.sct.embrapa.br

Ricardo Trippia
lattes.cnpq.br/5343573999264557

TV Sete Lagoas
www.tvsetelagoas.com.br

Embrapa Solos
www.cnps.embrapa.br

Canal Rural
www.canalrural.com.br

Carlos Dias
carlos@cnps.embrapa.br

TV Itararé
www.tvitarare.com.br

TV Agromix
www.agromix.tv

Embrapa
www.embrapa.br

TV NBR
www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CRMV-RS: INFORMATIVO ONLINE Nº 463


INFORMATIVO ONLINE Nº 463
SEMANA 21/05/2011 a 27/05/2011

FENASUL I
Parque Assis Brasil mostra potencial gaúcho na produção leiteira
O parque de exposições Assis Brasil recebe até domingo (29) a 7ª edição da Fenasul. Desde quinta-feira (26), produtores de leite demonstram seu otimismo com relação ao potencial da produção leiteira do estado, que gera 8 milhões de litros por dia, mas tem capacidade industrial para 15,7 milhões de litros. Durante os quatro dias da feira, a Casa do Veterinário está aberta para receber os médicos-veterinários, zootecnistas e demais visitantes. Na quinta-feira (26), uma palestra abordou o periparto das vacas (leia mais na entrevista desta edição do Informativo Online). Na sexta-feira (27), ocorre o relato de experiências nas cadeias de leite das diferentes espécies, organizado pela UFRGS. Neste sábado (28), o Grupo Bandeirantes de Comunicação RS lança seu portal na internet voltado ao agronegócio, o Agroband.

FENASUL II
Casa do Veterinário recebe visitas de profissionais
Na quinta-feira (26), o médico-veterinário Odimilson Mossero, da diretoria executiva do CRMV-SP, visitou a Casa do Veterinário no Parque Assis Brasil, em Esteio. Na ocasião estava sendo ministrada a palestra sobre transtornos metabólicos, como parte da programação da 7ª Fenasul. No mesmo dia, o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, também recebeu o diretor do departamento de produção animal (DPA) da Seapa, Eraldo José Leão Marques.

ELEIÇÃO
Perfil dos integrantes da chapa Unidade, Inovação e Valorização
O Informativo Online está publicando breves perfis dos integrantes da chapa Unidade, Inovação e Valorização, única inscrita para a eleição do CRMV-RS. Dessa maneira, os médicos-veterinários e zootecnistas poderão conhecer um pouco mais dos candidatos.

Gloria Jancowski Boff - Formada pela UFRGS, doutora em Veterinária pela Faculdade de Veterinária da Universidade de Leon/ESPANHA, toxicologista do Centro de Informação Toxicológica da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saude da Secretaria da Saude. Professora de Toxicologia Ocupacional do curso de especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho da Ulbra.

Mauro Gregory Ferreira - Graduado pela UFRGS. É tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). Diretor Técnico da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), consultor nas áreas de Nutrição, Patologia Avícola e Produção Animal.

RESPONSABILIDADE TÉCNICA
Seminário de RT debateu mercado de trabalho, gestão e ética dos veterinários
“O médico-veterinário responsável técnico é quem garante a qualidade dos produtos e serviços ofertados pelas empresas.” A frase foi proferida pelo médico-veterinário e chefe do Setor de Fiscalização do CRMV-RS, José Pedro Soares Martins, ao iniciar o ciclo de palestras do Seminário de Responsabilidade Técnica – Módulo Básico, ocorrido na terça-feira (24), em Porto Alegre. Ao falar sobre Responsabilidade Técnica e Campos de Atuação, Martins apontou que os estabelecimentos de comércio de produtos de uso veterinário possuem grande demanda de profissionais. O médico-veterinário e conselheiro do CRMV-RS Rodrigo Lorenzoni destacou, em sua palestra sobre marketing, que o profissional precisa investir em conhecimento técnico, capacitação e gestão. Para ele, identificar o perfil de cada cliente é fundamental para a excelência na prática da profissão. À tarde, graduandos em Medicina Veterinária e profissionais também acompanharam palestras sobre empreendedorismo, ministrada pela médica-veterinária e conselheira do CRMV-RS Margarete Paes Iesbich, e ética na responsabilidade técnica, com o também médico-veterinário e presidente da autarquia Air Fagundes. Os mais de 30kg de alimentos arrecadados, no ato da inscrição, foram doados à Creche Arco Íris, do bairro Restinga. Os 4kg de ração foram repassados à Associação Rio Grandense de Proteção aos Animais (Arpa).

MEIO AMBIENTE
Seminário vai abordar papel do veterinário na saúde ambiental
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) promove na próxima sexta-feira (03), com o apoio do CRMV-RS, o Ciclo de Palestras “O Veterinário e seu Papel na Saúde Ambiental”. O evento será realizado no auditório Adriana Pereira Druck, na sede do CRMV-RS, em Porto Alegre, das 8h às 17h30, conforme a programação (clique aqui). Os participantes são convidados a doar um quilo de alimento não perecível ou ração. As incrições antecipadas podem ser realizadas até segunda-feira (30) (clique aqui para fazer a sua).

ZOOTECNIA
Alegrete receberá seminário sobre mercado de trabalho ( e entrega de prêmio )
O CRMV-RS realiza no dia 10/06, em Alegrete, o Seminário Mercado de Trabalho para a Zootecnia, em parceria com o Sindizoot e o Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete. A partir das 14h, serão apresentados os cases da Purina, com o zootecnista Germano Carlos Donicht, e da Vale Fertilizantes, com o zootecnista Rodrigo Santos de Souza (clique aqui para ver a programação). As atividades serão realizadas no Clube Caixeiral. As inscrições antecipadas podem ser realizadas pelo site do CRMV-RS (clique aqui). Á noite, será realizado jantar-dançante em comemoração ao Dia do Zootecnista, com a entrega do Prêmio Destaque da Zootecnia 2011.

SANIDADE
OIE declara erradicação da peste bovina no mundo
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) anunciou, na quarta-feira (25), a eliminação da peste bovina em todo o mundo. A declaração foi feita durante o 79º Congresso Anual de Delegados da OIE, que ocorreu nesta semana, em Paris, na França. É a primeira vez que uma doença animal é eliminada pelo homem. A resolução da OIE reconhece oficialmente a erradicação da peste bovina nos 198 países e territórios onde os animais eram considerados suscetíveis a contrair a doença. O Brasil teve apenas um registro da enfermidade em animais procedentes da Índia e erradicados logo em seguida, em 1921.

COMÉRCIO EXTERIOR
Diretor do Mapa vai à Ásia em busca mercados para carne brasileira
O diretor de Assuntos Sanitários e Fitossanitários do Ministério da Agricultura, Otávio Cançado, iniciou na terça-feira (24) uma missão à Indonésia, Malásia e Japão com o objetivo de avançar nas negociações para a abertura do mercado de carnes suína, bovina e de aves. Em Jacarta, Cançado se reuniu com técnicos do Ministério da Agricultura da Indonésia para buscar a permissão do início dos embarques das carnes bovina e suína do Brasil. Em Kuala Lumpur, o diretor tratou das inspeções realizadas em fevereiro deste ano, pelas autoridades sanitárias da Malásia, em frigoríficos brasileiros de aves e bovinos. A vinda de uma missão japonesa ao Brasil é o foco da visita do diretor a Tóquio.

REMUNERAÇÃO SALARIAL
Parecer jurídico esclarece sobre cobrança de honorários por perícia judicial
Preocupado com dificuldades na definição de valores de honorários profissionais por perícias judiciais, a diretoria do CRMV-RS solicitou ao médico-veterinário Valdecir Vargas Castilho, especializado no tema pelo Instituto de Medicina Social e Criminologia da Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo, um parecer a respeito do assunto. Segundo Castilho, há uma tabela nacional que deve servir de referência para a definição dos honorários (clique aqui para ler o parecer).

COMUNICAÇÃO
Blog Sanidade Animal celebra 50 mil acessos em pouco mais de um ano
Criado em abril do ano passado, o blog Sanidade Animal ( http://sanidaderural.blogspot.com ) ultrapassou há poucos dias a marca de 50 mil acessos. Pessoas curiosas em busca de informação provenientes de 99 países e 126 seguidores fiéis fizeram a história do blog neste ano, informa o médico-veterinário Clayton Gitti, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e responsável pelo site. O blog Sanidade Animal reúne, em um só lugar, informações difundidas na internet a respeito de temas ligados à Medicina Veterinária e ao seu exercício profissional.

OVINOCULTURA
Publicação da Fundag traz informações técnicas sobre enfermidades
O crescimento da ovinocultura de corte e sua expansão para outras regiões produtoras têm sido impulsionados pelo elevado potencial do mercado consumidor de grandes centros urbanos. Durante a realização de projetos de pesquisa com ovinos, pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag), de Campinas (SP), sentiram a necessidade de oferecer uma publicação voltada ao produtor contendo informações técnicas sobre as enfermidades mais relevantes em uma criação. O livro traz uma descrição das principais doenças que ocorrem na ovinocultura, bem como métodos de controle e possíveis tratamentos. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail rafael@fundag.br oufundag@fundag.br.

ENTREVISTA: Marcio Nunes Correa
Periparto da vacas exige cuidado dos produtores e veterinários
O Sindicato dos Médicos Veterinários (Simvet/RS) promoveu, na tarde de quinta-feira (26), na Casa do Veterinário, uma palestra técnica voltada aos graduandos em Medicina Veterinária e profissionais, durante a Fenasul 2011. O médico-veterinário Marcio Nunes Correa, professor doutor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Ensino em Pecuária (Nupeec) falou sobre os Transtornos Clínicos no Periparto de Vacas Leiteiras: Impactos na Eficiência Produtiva e Reprodutiva. “É um intervalo em que devemos ter o máximo de cuidado”, alertou o palestrante. Houve também o lançamento do livro Transtornos Metabólicos nos animais domésticos, de autoria dos professores Marcio Nunes Corrêa (UFPel), Félix H. Diaz González e Sérgio Ceroni da Silva, ambos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Como o produtor rural, com o auxílio do médico-veterinário, pode prevenir os transtornos clínicos no periparto?
Infelizmente essas manifestações não são unifatoriais. Elas são multifatoriais. Nós conseguimos minimizar essas ocorrências indo na origem onde elas acontecem. Quando trabalhamos com todo o sistema conseguimos minimizar a ocorrência e as repercussões reprodutivas e o prejuízo econômico decorrente disso. É preciso trabalhar com o adequado manejo nutricional e sanitário. È necessário um trabalho de preparação de profilaxia e de metafilaxia no pré-parto, no momento em que temos maior ocorrência dessa doença. Antes de propor tecnologia nutricional e produtiva, precisamos buscar os dados do que acontece naquele sistema, ou região, e a partir daí, aplicar a melhor tecnologia. Soluções padrões não existem. O veterinário precisa saber que ele pode contribuir para diminuir os custos aumentando a produtividade partindo do princípio da minimização das doenças no periparto. De 70% a 80% das doenças importantes, que trazem prejuízos aos sistemas de produção leiteira, na forma clínica e subclínica, se dão no periparto. É um intervalo que devemos ter o máximo de cuidado.

Quais são os impactos na produção leiteira?
Toda vez que há o aumento de incidência dessas doenças na forma clínica, perceptível ao exame do veterinário, ou na forma subclínica, há uma diminuição da capacidade produtiva, seja em quantidade de leite, qualidade e a ineficiência reprodutiva aumentada. A condição da vaca de reproduzir pós o parto cai, pois este animal vem submetido a um desafio metabólico e a uma sinalização sistêmica que não favorecem aos mecanismos endócrinos do pós parto, que são fundamentais para que a reprodução se dê com um bom nível. 


CONCURSOS

Mato Grosso
Medicina Veterinária
Concurso Público para a Universidade Federal de Mato Grosso - uma 1 vaga para Professor Adjunto (Médico Veterinário, Doutor) na área de Epidemiologia Animal e Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos para o Campus Universitário de Sinop. Inscrições até: 08/06. Informações:http://www.ufmt.br/ufmt/site/userfiles/editais/36fb803eba2b2d62e2ad4b21e6540fb6.pdf


CURSOS E EVENTOS


XIV Ciclo de Palestras em Produção e Manejo de Bovinos, de 30/05 a 02/06, em Canoas (RS). Informações: 51 3477 9103 ou www.ulbra.br/extensao.

Processo Seletivo para Ingresso no curso de Mestrado em Ciência Animal da Unipampa - campus de Uruguaiana nas áreas de Reprodução e Sanidade Animal (clique para ler o edital). Inscrições até 31/05. Informações:www.unipampa.edu.br.

Processo Seletivo do Programa de Mestrado em Medicina Veterinária de Pequenos Animais, modalidade Stricto Sensu, da Universidade de Franca (UNIFRAN), inscrições abertas até 01/06. Informações: 16 3711 8829 ouwww.mestradoveterinaria.unifran.br e adriana@unifran.br .

Curso de Primeiros Socorros em Bovinos; Casqueamento Preventivo e Correção de Aprumos em Bovinos; Exame Clínico Avançado em Bovinos, de 02 a 09/06, em Viçosa (MG). Informações: 31 3899 8300 ouwww.cptcursospresenciais.com.br.

Curso de Treinamento em Métodos de Diagnóstico e Controle da Brucelose e tuberculose e noções em Encefalopatias espongiformes Transmissíveis, de 30/05 a 03/06, em Pelotas (RS). Informações: www.ufpel.tche.br

IX Semana Acadêmica do Curso de Medicina Veterinária da Unicruz, de 31/05 a 02/06, em Cruz Alta (RS). Informações: www.unicruz.edu.br.

XVI Enesco – Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação, de 01 a 03/06, em Belo Horizonte (MG). Informações: 31 3235 3460 ou www.conesco.org.br.

Ciclo de Palestras “O Veterinário e seu Papel na Saúde Ambiental”, dia 03/06, na sede do CRMV-RS, em Porto Alegre, das 8h às 17h30. Informações: 51 2104 0593 ou www.crmvrs.gov.br.

Curso de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores de Alimentos, de 06 a 08/06, em Passo Fundo (RS). Informações: 54 9105 7783 ou www.agroqualita.com.br.

I Seminário Gaúcho de Leishmaniose, dia 08/06, no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Pormoção: Movimento Gaúcho de Defesa Animal (MGDA). Informações e incrições: carlos.denig@al.rs.gov.br.

Seminário de Mercado de Trabalho para a Zootecnia, dia 10/06, em Alegrete (RS). Informações: 51 2104 0551 ouwww.crmvrs.gov.br.

Curso Manejo e Aspectos Sanitários de Psitacídeos em Cativeiro, dias 10 e 11/06, em Curitiba (PR). Informações: 41 3029 0159 ou www.sindivetpr.org.

10º Simpósio Internacional Abrapa de Inocuidade de Alimentos, dias 20 e 21/06, em São Paulo (SP). Informações: www.abrappa.org.br.

Curso Teórico-Prático de Videoendoscopia Diagnósticas em Animais Silvestres, dias 25 e 26/06, em Brasília (DF). Informações: 61 3326 0524 / 8116 0300 ou www.mundosilvestre.com.

Curso de Atualização Clínica em Felinos e Atualização em Dermatologia em Animais de Companhia – via web, de 27/06 a 28/12. Informações: 0800 7016330 ou www.equalis.com.br.

VIII Simpósio de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai e II Fórum Nacional de Lácteos, dias 28 e 29/06, em Erechim (RS). Informações: www.simposiodoleite.com.brwvanz@uol.com.brcontato@simposiodoleite.com.br, 54 3321 5445 ou 54 9982 4991.

Estande do CRMV-RS no VIII Simpósio de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai, dias 28 e 29/06. Informações: 51 2104 0551 ou www.crmvrs.gov.br.

Pós-Graduação em Reprodução em Bovinos Leiteiros – inscrições abertas até 01/07, em Chapecó (SC). Informações: 49 3311 8812 ou www.rehagro.com.br.

Eleição de Diretoria Executiva e Conselheiros do CRMV-RS - Triênio 2011/2014, dia 05/07, em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bagé e Uruguaiana. Informações: 51 2104 0552 ouwww.crmvrs.gov.br.

48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, de 18 a 21/07, em Belém (PA). Informações: 91 3210 5165  ou www.ufra.edu.br.

Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, de 27 a 30/07, em Curitiba (PR). Informações: 41 3039 1100 / 3039 2867 ou www.congressomedvep.com.br.

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações: 67 9981 8897 ou www.amvhb.org.br.

Fórum de Líderes em Avicultura 2011, dias 17 e 18/08, em Foz do Iguaçú (PR). Informações: 19 3709 1100 ouinfo@aveforum.com.br.

Expointer 2011, de 27/08 a 04/09, em Esteio (RS). Informações: 51 3458 8500 ou www.expointer.rs.gov.br.

50 Anos do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, dia 06/09, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8162 ou www.ufsm.br

XV Encontro Nacional de Patologia Veterinária (Enapave), de 26 a 30/09, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ou www.enapave.com.br.

IX Congresso Brasileiro de Buiatria, de 04 a 07/10, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ouwww.buiatria.org.br.

II Simpósio Nacional de Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, de 13 a 15/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8813 ou www.ufsm.br/sinadi.

38º Conbravet, de 01 a 04/11, em Florianópolis (SC). Informações: 48 3204 8778 ou www.conbravet38.com.br.




EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no sitewww.crmvrs.gov.br .

Edição: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Textos: Jornalistas Leandro Brixius e Hosana Aprato
Formatação web: Juliano Ramos
Foto: Divulgação