Esta semana, as partes do Protocolo de Biossegurança aprovaram o Protocolo de Nagoya-Kuala Lumpur sobre Responsabilidade e Compensação, que irá estabelecer regras e procedimentos internacionais de responsabilidade e compensação em caso de danos causados à diversidade biológica resultante de organismos geneticamente modificados.
O novo tratado é um documento suplementar ao Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança. Para o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Michihiko Kano, o acordo representa um enorme avanço, já que o novo documento constitui uma boa oportunidade para renovar os esforços e enfrentar os desafios da biodiversidade global, a fim de proteger a vida das gerações atuais e próximas.
“É nosso dever e responsabilidade assegurar para a próxima geração uma riqueza de biodiversidade e estilos de vida que coexistem harmoniosamente com a natureza", disse Kano.
O secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CBD), Ahmed Djoghlaf, acredita que o acordo para aprovar o Protocolo Nagoya-Kuala Lumpur sobre Responsabilidade e Compensação é um marco importante no esforço global para proteger a vida na Terra.
"O nome do novo tratado, que inclui cidades dos Hemisférios Norte e Sul, envia uma mensagem política clara e forte, a de que enfrentar os desafios hoje exige uma parceria de cooperação norte-sul, e aponta para uma nova forma de negociação", destacou. (Com informações do MMA)
Fonte:Gestão CT
Nenhum comentário:
Postar um comentário