segunda-feira, 21 de março de 2011

Circovirose suína detém atenção dos pesquisadores europeus

Circovirose suína detém atenção dos pesquisadores europeus


Visitas: 157

18/03/11 - 16:47

Os três ganhadores da quarta edição do Prêmio Europeu de Pesquisa PCV2 apresentaram importantes avanços no assunto



A quarta edição do Prêmio Europeu de Pesquisa PCV2, patrocinado pelo laboratório Boehringer Ingelheim, registrou um número recorde de inscritos, o que mostra que permanece o interesse na pesquisa sobre o circovírus suíno tipo 2 (PCV2): 13 pesquisadores de dez países diferentes apresentaram trabalhos relacionados ao assunto.



A doença clínica associada com a infecção pelo PCV2 não representa atualmente uma preocupação, já que os suínos podem ser muito eficazmente protegidos pela vacinação, que se tornou rotineira em leitões de todo o mundo. Ainda assim, o PCV2 continua a ser uma ameaça potencial para a produção suína global, sendo necessárias mais pesquisas para compreender melhor os aspectos imunológicos, a patogênese e a epidemiologia dessa doença devastadora, assim como a interação do PCV2 com outros patógenos potenciais.



O laboratório Boehringer Ingelheim tem a intenção de continuar apoiando a pesquisa aplicada independente nesse campo. A cada ano, três prêmios, cada um de 25 mil euros, são concedidos a pesquisadores europeus. Os prêmios de 2010 foram recentemente entregues aos vencedores pelo Prof. Maurice Pensaert, ex-chefe do Laboratório de Virologia da Universidade de Ghent, na Bélgica, e presidente do Comitê de Revisão Independente que selecionou os trabalhos premiados, e pelo Dr. Joachim Hasenmaier, chefe de Saúde Animal na Boehringer Ingelheim. A cerimônia foi realizada na sede mundial do laboratório, em Ingelheim, na Alemanha.



Em 2010, foram premiados os seguintes trabalhos:



Nova abordagem para reproduzir a síndrome multissistêmica do definhamento pós-desmame (PMWS), do Prof. Hans Nauwynck, da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Ghent, em Merelbeke, na Bélgica. O Prof. Nauwynck pretende desenvolver um novo modelo que permita estudar a patogênese da doença mais detalhadamente.



Efeito da imunidade de origem materna sobre as dinâmicas da infecção por circovírus suíno tipo 2 (PCV2) e os parâmetros de produção em suínos vacinados contra o PCV2, do Prof. Joaquim Segalés, da CReSA e Escola Veterinária da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha. Nesse projeto, o Prof. Segalés comparou a eficácia da vacinação contra o PCV2 em suínos com níveis baixos e altos de anticorpos de origem materna em condições de campo.



Influência da vacinação com PRRSV-MLV sobre a resposta imune da subunidade orf2 da vacina PCV2, do Prof. Armin Saalmüller, do Instituto de Imunologia da Universidade de Medicina Veterinária de Viena, na Áustria.

O Prof. Saalmueller irá investigará a interação entre a vacinação contra a PRRS (síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos) e contra o PCV2.



Sobre o Prêmio Europeu de Pesquisa sobre o Circuvirus Suíno (PCV2)



O Prêmio Europeu de Pesquisa Circovírus Suíno (PCV2) é um prêmio anual dado aos trabalhos na área de pesquisa imunológica aplicada ao PCV2.



O prêmio conta com um Comitê de Revisão Independente, composto de cientistas europeus de renome na área da pesquisa aplicada em suínos, que avalia os trabalhos inscritos e decide sobre as pesquisas vencedoras.



Como se candidatar



As candidaturas para o próximo Prêmio Europeu de Pesquisa sobre PCV2 podem ser apresentadas até 10 de setembro de 2011. Para mais detalhes, entre em contato com maurice.pensaert@ugent.be ou http://petra.maass@boehringer-ingelheim.com.



As informações são da assessoria de imprensa da Boehringer Ingelheim.





Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário