26/10
Alegrete recebeu o aval do Ministério da Agricultura (Mapa) para aderir ao Sisbi/Suasa. Depois de três anos de idas e vindas, a habilitação para a área de carnes permitirá que o serviço de inspeção municipal indique agroindústrias que poderão comercializar seus produtos em todo o país. E a pioneira, após auditoria realizada há um mês pelo Mapa, será a Indústria de Carnes Peruzzo, que produz o "charque do Alegrete". A portaria deve ser publicada nos próximos dias, conforme a gestora estadual do Sisbi/Suasa no Mapa-RS, Suzane Bittencourt. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Márcio do Amaral, 20 agroindústrias já encaminharam pedidos e estão em fase de adequação. "Saímos de um mercado de 70 mil pessoas para um de quase 200 milhões, que é o Brasil", comemora.
Atualmente, apenas Erechim, Rosário do Sul e Santa Rosa possuem a equivalência do serviço de inspeção. A lista de espera no Estado é de 30 municípios. A desorganização dos serviços municipais e a carência de recursos humanos estão entre os principais entraves. No Rio Grande do Sul, que recebeu o aval federal para carnes e derivados há um mês, 16 empresas já formalizaram o pedido de adesão, sendo dois lacticínios. Por isso, segundo a diretora da Cispoa, Ângela de Souza, será solicitada nova auditoria do Mapa para a área de leite e derivados em 2012. Nos próximos meses, mais duas agroindústrias, além da Granja Pinheiros, de Presidente Lucena, serão autorizadas para comercializar sua produção em todo o país.
Correio do Povo
http://www.agrolink.com.br/noticias/ClippingDetalhe.aspx?CodNoticia=162053
Neste Blog fazemos: 1- Atualização sobre a ocorrência de doenças de importância em Veterinária e em Saúde Pública em todo o mundo. 2- Troca de informações sobre: Doenças Infecciosas, Zoonoses, Saneamento Ambiental, Defesa Sanitária Animal (Legislação e Programas Sanitários do Ministério da Agricultura) e demais assuntos relacionados à sanidade e Saúde Pública. Este blog se destina a discutir a saúde animal dentro dos seus mais variados aspectos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário