quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Governo quer ampliar Suasa a quase 2 mil cidades

Publicado por Sofia Iba em 21 dezembro 2011

São Paulo, 19 de dezembro de 2011– O secretário da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, considera como uma das principais metas da sua gestão acelerar a implantação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O objetivo é combater os crescentes casos de denúncias contra irregularidades em abatedouros por todo o País. Já aprovado em Lei, o Suasa trabalha por adesão voluntária e já contabiliza centenas de municípios inscritos. “Pelas manifestações positivas, acreditamos que 1.800 cidades já estarão integradas ao novo sistema, ampliando o controle técnico, higiênico e sanitário em todo o País”, afirma Jardim, reforçando a importância do cerco aos abates e frigoríficos irregulares no Brasil.

Os maiores problemas têm surgido nos matadouros municipais que, muitas vezes, não cumprem as exigências sanitárias. Para Francisco Jardim, nesses casos, a responsabilidade caberia à área de saúde dos municípios onde estão instalados os abatedouros, ou do estado, no caso de frigoríficos que vendem carne para fora de sua cidade, porém dentro da mesma unidade federativa. Mas, como os problemas persistem, o secretário entende que a solução é mesmo ampliar a inspeção federal com o Sistema Unificado. “Nossa meta é eliminar de vez os estabelecimentos cujas atividades tragam risco à população e que todos os abatedouros e frigoríficos sejam inspecionados de acordo com a lei”, acentuou Jardim em entrevista à Agência Radioweb.

Segundo o Blog Carne Saudável (www.carnesaudável.blog.br) – onde se pode ouvir a entrevista do secretário à Radioweb –, os casos de flagrantes contra abatedouros e frigoríficos estão acontecendo a um ritmo cada vez maior por todo o País. Na Grande Cuiabá, por exemplo, 70% da carne colocada à venda não tem fiscalização, e isso no estado (Mato Grosso) líder no abate de bovinos, com quatro milhões de animais abatidos por ano. Na Bahia e Pernambuco, admite a Vigilância Sanitária, metade da carne vendida é irregular, sem controle e sem inspeção. Mas, as situações de ameaça à saúde pública também podem ser vistas em mercados mais exigentes, como a cidade de São Paulo, onde, recentemente, a Polícia apreendeu cinco toneladas de carne imprópria para consumo num frigorífico da Zona Leste.

Sobre o blog Carne Saudável

O blog Carne Saudável (www.carnesaudavel.blog.br) foi criado como um espaço de discussão e alerta para a importância do acompanhamento da qualidade fitossanitária da carne bovina do Brasil, país que é dono do maior rebanho do mundo e produz anualmente 9 milhões de toneladas de carne – 7,3 milhões só para consumo doméstico. Seu objetivo é erradicar possíveis enfermidades e, em última instância, colaborar para salvar vidas. Carne Saudável tem por compromisso denunciar os contraventores que colocam no mercado produtos que põem em risco a nossa vida e a de nossos filhos. Pretende também exigir probidade e decência dos órgãos competentes, cobrando o rigor no trabalho de fiscalização para o qual foram criados, já que metade da carne comercializada no País não passa por inspeção federal e até mesmo frigoríficos legalizados operam sem cumprir as normas fitossanitárias básicas.

Blog Carne Saudável

www.carnesaudável.blog.br

Contato: redaçã o@carnesaudavel.blog.br
http://inovadefesa.ning.com/group/defesasanitriaanimal/forum/topic/show?id=2874953%3ATopic%3A240537&xg_source=msg

Nenhum comentário:

Postar um comentário