Agentes percorrerão casas para orientar a população a partir das 8h30. Vila Santa Isabel, em Barão Geraldo, tem caso confirmado da doença.
Do G1 Campinas e Região
Funcionários da Vigilância Sanitária de Campinas (SP) farão um bloqueio contra a raiva em cães e gatos da Vila Santa Isabel, no distrito de Barão Geraldo, nesta sexta-feira (28). Os agentes percorrerão casas do bairro, a partir das 8h30, para orientar a população sobre a doença e levantar informações sobre os animais domésticos, como as datas das últimas vacinas.
Segundo a Vigilância, um caso da doença foi confirmado em um morcego encontrado no bairro neste mês. O animal é da espécie que se alimenta de frutas, porém, três gatos domésticos podem ter tido contato com o morcego infectado. Ainda de acordo com a Vigilância, os gatos foram vacinados e estão em observação.
O orgão orienta a população para avisar caso notem algum comportamento diferente nos animais domésticos. O contato pode ser feito pelos telefones (19) 3242 5870 ou (19) 3245 1219
Boa tarde Colegas.
ResponderExcluirSou a Médica Veterinária responsável pelo Programa da Raiva da Vigilândia em Saúde Norte de Campinas e responsável pela ação de "bloqueio", a qual é realizada de forma articulada ( VISA/UBS/CCZ) . Gostaria de fazer algumas observações iniciais sobre a matéria divulgada, ela está incompleta e equivocada quando fala da orientação à população, em momento algum estamos orientando a população ficar atenta a mudança de comportamento dos animais domésticos, o foco da orientação passada é: a importância da guarda responsável dos cães e gatos, a importância de manter os animais vacinados contra a raiva, o papel dos morcegos na área urbana e quando eles passam a representar risco a saúde dos animais e à saúde pública - quais os procedimentos que devem ser adotados ao se deparar com um morcego caído ( vivo ou morto), pendurado em locais não habituais...
Nesta ação de campo, também, levantamos o número de cães e gatos por imóvel e a data da última vacina contra a raiva que o animal recebeu; assim podemos estimar a cobertura vacinal da área, bem como o tamanho da população canina e felina. Até bem pouco tempo atrás, nós retornávamos ( CCZ) aos endereços onde havia animais não vacinados nos últimos doze meses e vacinávamos estes animais, porém seguindo as atuais orientações do Instituto Pasteur, não vacinamos mais, o foco principal é a ação de informação/alerta à população ( "ação educativa") e o levantamento de dados.
Quanto aos animais contactantes, eles recebem doses de reforço vacinal e ficam em observação domiciliar por 6 meses. Este acompanhamento é realizado pelo CCZ.
Trabalhamos neste linha há alguns anos e tem trazido bons resultados. Dentro do município de Campinas a região Norte responde por quase 50% das capturas de quirópteros, acredito ser resultado das ações de informação que realizamos na área. No ano de 2010 identificamos 15 casos + em quirópteros e 14 deles eram de Barão Geraldo.
Podemos falar mais sobre o assunto, tenho grande interesse.
Tosca de Lucca
Médica Veterinária
ViSa Norte/SMS Campinas
Otimo post. Parabéns pelo blog e pelo aviso.
ResponderExcluir