Equipes do SFA/MS (Serviço de Saúde Animal da Superintendência Federal da Agricultura-MS) e da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) realizaram levantamento de amostras para monitoramento da circulação do vírus da gripe do frango na região de Corumbá. A pesquisa aumentou o número de amostras em 26%. 25/11/10 - 00:00
Comparado com o trabalho realizado em 2009, o número de amostras no levantamento deste ano chegou a 576 na região da Curva do Leque, município de Corumbá.
Este é o quarto ano em que o levantamento é realizado, tendo sempre resultados negativos para as amostras realizadas a partir da coleta de sangue e suabes de traquéia e cloaca das aves domésticas criadas nas fazendas pantaneiras (galinhas e patos).
A análise das amostras é feito em laboratório oficial do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em Campinas (SP).
A coleta foi concluída no dia 10 de novembro e deve ter os resultados divulgados nos próximos dias.
João Ormay, fiscal agropecuário da SFA/MS, explica que existem espécies de aves migratórias oriundas de países da América do Norte que passam uma temporada no Pantanal em busca de alimento e posteriormente seguem para a região da Patagônia na Argentina.
"Essas aves podem estar contaminadas com o vírus da Influenza Aviária e no momento que compartilham do mesmo ambiente em busca de alimento pode ocorrer risco de contágio para as aves domésticas", disse Ormay.
Com informações do SFA/MS
Nenhum comentário:
Postar um comentário