sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Uma reflexão sobre Educação em Produção Animal


De sua perspectiva como um ex-professor, um clínico de suínos e um produtor de suínos, Dr. Leman comenta o que ele entende como a lacuna entre o ensino em Medicina Veterinária que as faculdades estão fornecendo aos estudantes e o que ele acredita que sejam as necessidades das indústrias de produção animal. 


Segundo Leman, a dificuldade em achar profissionais capacitados a fornecerem assistência técnica com foco no lucro para as granjas de produção animal irá crescer devido à diminuição do número de estudantes bem preparados.
 
1) Assegurando a retaguarda


O fato de as Universidades focarem em muitas espécies resulta em estudantes que sabem "pouco de muito". Infelizmente o que os clientes e produtores querem é que seus Veterinários saibam "muito de pouco", e normalmente é difícil encontrar isso.
 
2) Em busca do patógeno
 
A verdade é que os patógenos têm pouca importância na produção animal. Com poucas exceções, os patógenos são oportunistas e são secundários a alguma causa inicial. Nossos estudantes não estão tão preparados para buscar por fatores de risco não-infecciosos que causam diminuição no desempenho dos animais e facilitam a entrada de doenças infecciosas.
 
3) A relação causal
 
O maior desafio é a manter o senso de, diariamente, questionar crenças e hipóteses sobre relações de causa e efeito. Como estamos em busca de um patógeno, nós quase sempre dizemos que a presença do patógeno é a causa da doença. Como grupo, nós precisamos exercitar muito mais o pensamento crítico quando formos estabelecer uma causa.
 
4) A pergunta mágica
 
Em mercados maduros como a produção animal, para sobreviver é preciso manter um baixo custo por quilo produzido pois, em um mercado maduro, o produtor com um custo médio terá pouco ou nenhum lucro. As granjas lucrativas serão aquelas com os menores custos. Entretanto, a pergunta mágica que os veterinários devem buscar o conhecimento para responder é: 
 
O que eu posso fazer para diminuir o custo de produção?
    - Adicionar mais vacinas e medicamentos ao programa reduzirá o custo de produção?
    - Adicionar mais ingredientes e nutrientes às rações reduzirá o custo de produção?
    - Adicionar mais ou melhores funcionários reduzirá o custo de produção?
    - Reformar a granja reduzirá o custo de produção?
    - Adicionar um novo sistema de gestão da informação reduzirá o custo de produção?
    - Utilizar uma linhagem genética mais cara reduzirá o custo de produção?
 
São essas as perguntas que os Veterinários e Zootecnistas vão ser forçados a responder quando estiverem no dia-a-dia do campo. Terão que auxiliar os produtores a tomarem as melhores decisões para melhorar seus custos de produção.
 
5) Extensão em produção animal é, na verdade, tecnologia da informação
 
A informação e a gestão da mesma estão revolucionando a produção animal e, portanto, a extensão em produção animal.
Estudantes de veterinária têm pouca habilidade em manter discussões e em manter-se atualizados cientificamente.
As faculdades de veterinária falham em gerar formandos que buscam ávida e efetivamente por nova informação. Esta informação pode ser a biblioteca mas, principalmente, informações baseadas em ciência para enfrentar os problemas dos produtores.
Os veterinários devem ser capazes de gerir e interpretar as informações de experimentos em granjas comerciais. Eles devem se tornar leitores críticos das pesquisas de outros veterinários.
 
    O currículo da faculdade de veterinária deveria:
    - Enfatizar sanidade e produção, e não doença;
    - Ensinar sobre sistemas de informação e gestão;
    - Oferecer treinamentos em gestão econômica e análise de riscos em granjas;
    - Nutrir e recompensar confiabilidade, excelência, eficiência, pensamento crítico e a criatividade. Não recompensar memorização;
    - Técnicas específicas para auto-aprendizado;
 
    Os veterinários deveriam:
    - Montar grupos e visitar as granjas dos colegas para troca de ideias;
    - Organizar visitas entre os produtores para promover aprendizado contínuo;
    - Estabelecer programas de treinamentos para gerentes de granjas;
    - Entrar definitivamente na era da informação;
    - Criar um ranking entre as granjas que são visitadas. Os rankings causam efeitos poderosos, motivando a mudança;
    - Comprar um granja para, assim, entender melhor o ponto de vista dos produtores. E se perguntar: "Eu me contrataria?";
    - Focar em reduzir os custos das granjas. Análises de fluxo de caixa e outras ferramentas econômicas são úteis para isso;
    - Expandir as opções do controle de doenças além do nível nutricional, biológico e de produtos farmacêuticos;
    - Ser analítico.
 
Quais são os fatores que limitam a máxima produtividade desta granja?
 
Quais destes fatores são mais fáceis de mudar?
 
Quais destes fatores respondem mais rápido às mudanças?
 
Desenvolver a coragem para dizer: "A melhor ação a se tomar neste caso, é não tomar ação alguma".


Se tornar um advogado do bem-estar animal.
 
Ler amplamente fora da área de Medicina Veterinária.
 
Estudar sobre gestão de granjas e gestão de risco.
 
Aprender a analisar fluxo de caixa.
 
Aprender a como gerenciar pessoas efetivamente.
 
Estudar sobre gestão de empresas.
 
Allen D. Leman
Dr. Leman cresceu em Illinois, onde se formou em Medicina Veterinária, em 1968, e mais tarde fez doutorado. Depois de 6 anos como Professor na Universidade de Illinois, atuando na área de Extensão, ele ingressou na Universidade de Minnesota, em 1975, e se tornou Professor de Medicina de Suínos. Durante este período, ele orientou muitos estudantes de pós-graduação, foi editor de várias edições do livro Disease of Swine e recebeu diversos prêmios devido as suas de pesquisas. Em 1987, ele deixou a Universidade de Minnesota para se tornar um parceiro em Swine Graphics, em Iowa, e para expandir sua própria empresa de suínos onde se tornou um das doe maiores nos Estados Unidos na época. Em seu auge, ele morreu em seus quarenta e dois anos de ataque cardíaco em 1992.
 
Adaptado de Leman, AD (1988). Diagnosis and treatment of food animal educational diseases. JAVMA 1931066-1068. (bolding mine)

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