O 10º Simpósio Internacional sobre yersinia (Yersinia 2010), que será aberto às 19h deste sábado (23/10) e prosseguirá até a quarta-feira (27/10), no Recife, vai atrair pesquisadores de 13 países, que discutirão as novidades na área de epidemiologia, diagnóstico, vacinas, genética molecular da bactéria, quimioterapia, patogêneses e as yersinioses. A yersinia é a bactéria responsável pela peste bubônica (também conhecida como peste negra). Esta é a primeira vez que o evento ocorre na América do Sul. A escolha da Fiocruz Pernambuco para realização e coordenação do evento deve-se à tradição que a Fundação tem na área, sendo um centro de referência nacional no estudo da peste e de credibilidade internacional que dá aporte científico ao Ministério da Saúde. Nos anos 60, Pernambuco teve muitos casos, na cidade de Exu. Atualmente a doença está controlada no Brasil.
De acordo com a presidente do seminário e pesquisadora da Fiocruz, Alzira Almeida, as discussões e as conclusões sobre as novas tecnologias e procedimentos utilizados no diagnóstico, tratamento, aspectos genéticos, médicos e veterinários sobre a peste e as yersinioses, contribuirão para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o diretor da Fiocruz Pernambuco, Eduardo Freese, destaca a representatividade de promover um evento desta magnitude no ano em que a instituição celebra os seus 60 anos de existência. O constante monitoramento e estudo da peste se deve à sua gravidade no passado e recentes casos em outros países. Atualmente foram identificados diversos casos em países da África como Congo e Madagascar. Cerca de 90% dos casos de peste em humanos estão localizados nesses dois países. Há também casos identificados na América do Sul, no Peru e no Equador, e na América do Norte, nos Estados Unidos. Neste sábado (23), na solenidade de abertura, entre outros pontos discutidos, será apresentada a relação que a peste tem com a arte. Serão lembrados os livros: A peste, de Albert Camus, publicado 1947, que conta a história de trabalhadores que descobrem a solidariedade em meio a uma peste que assola a cidade de Oran, na Argélia, e também o livro Um diário do ano da peste, de Daniel Defoe, mais conhecido como autor do livroRobson Crusoé. Outras obras, como pinturas e filmes, serão mencionadas nas explanações. O 10º Simpósio Internacional sobre Yersinia está sendo organizado com a colaboração da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal de Alagoas e da USP Ribeirão Preto, com apoio da Sociedade Brasileira de Microbiologia, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Biosafe e da Sociedade Americana de Microbiologia. Outras informações podem ser encontradas aqui. A peste A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano por meio das pulgas dos ratos e de outros roedores. Uma das preocupações atuais é que a bactéria seja utilizada como arma biológica. No Brasil, o Serviço de Referência Nacional em Peste da Fiocruz Pernambuco dá suporte ao Ministério da Saúde no que diz respeito à vigilância da doença, além de capacitar recursos humanos de laboratórios públicos de todo o país nas técnicas de diagnóstico existentes. As yersinioses Infecções por Yersinia pseudotuberculosis e Yersinia enterocolitica são também importantes problemas de saúde pública. São zoonoses que têm como hospedeiros primários mamíferos silvestres e domesticados, podendo afligir rebanhos porcinos, ovinos, caprinos, bovinos, bubalinos, além de roedores. As aves desempenham importante papel na epidemiologia da Y. pseudotuberculosis e fontes de água podem conter a Y. enterocolitica. Publicado em 22/10/2010. |
Neste Blog fazemos: 1- Atualização sobre a ocorrência de doenças de importância em Veterinária e em Saúde Pública em todo o mundo. 2- Troca de informações sobre: Doenças Infecciosas, Zoonoses, Saneamento Ambiental, Defesa Sanitária Animal (Legislação e Programas Sanitários do Ministério da Agricultura) e demais assuntos relacionados à sanidade e Saúde Pública. Este blog se destina a discutir a saúde animal dentro dos seus mais variados aspectos.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Simpósio internacional sobre peste é organizado pela primeira vez na América do Sul
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário