sábado, 9 de abril de 2011

2011 – ANO MUNDIAL DA MEDICINA VETERINÁRIA



"Veterinário para a saúde, Veterinário para o alimento, Veterinário para o planeta."
Em 2011, a Medicina Veterinária por intermédio de diferentes organizações em diversos países do mundo celebram o ano da Medicina Veterinária, o VET 2011, que comemora os 250 anos da ciência veterinária. Os eventos neste contexto são capitaneados pela Organização Mundial de Saúde Animal que constitui para este fim um comitê executivo, do qual o CFMV participa representando o Brasil.
Neste ano comemoram-se os 250 anos da profissão no mundo. Apesar dessa ciência confundir-se com os primórdios da civilização humana, foi em 1761, em Lyon na França que houve a fundação da primeira escola de ensino da Medicina Veterinária, tendo assim início a veterinária científica. Em seguida, em 1764, foi criada a Escola Veterinária de Alfort, próxima a Paris. Ambas foram iniciativas do Médico Veterinário Francês Claude Bourgelat.
Mais do que celebrar essa data marcante para a profissão, as organizações mundiais reunidas no comitê executivo do VET 2011 querem evidenciar a importância da profissão de Médico Veterinário que trabalha, ao longo destes 250 anos, em beneficio da saúde animal e da saúde humana.
Com o VET 2011 pretende-se por meio de vários eventos mobilizando a classe ao redor do mundo, tendo como eixo de discussões a tríade “Vet for health, Vet for food and Vet for the Planet”, ou seja, “Veterinário para a saúde, Veterinário para o alimento e Veterinário para o Planeta”. Pretende-se mostrar para o grande público que os Médicos Veterinários são agentes atuantes não apenas para a saúde e o bem-estar dos animais, mas também, são imprescindíveis na saúde pública por sua responsabilidade na promoção da segurança alimentar, controle de zoonoses, pesquisas biomédicas e proteção ao meio-ambiente e a biodiversidade.
Acesse também:
Conjunto de vídeos da OIE (download):
Em Português/Portugal
Notícias sobre a VET 2011 e a participação do CFMV:

Nenhum comentário:

Postar um comentário