quarta-feira, 16 de junho de 2010

Apicultores aprendem a manter a produção durante o inverno





Com a chegada do frio, muitas abelhas morrem e as colmeias perdem produtividade. Mas uma técnica que vem sendo difundida pela Emater de São Gabriel, no norte do Estado, tem ajudado a reduzir as perdas.
A chegada do inverno sempre foi motivo de preocupação para o seu Luiz Fernando Zelenko, de Sentinela do Sul, na região sul do Rio Grande do Sul. Bastava a temperatura cair para o criador perder boa parte das abelhas. Cansado dos prejuízos, ele viajou quase 400 quilômetros para aprender um novo tipo de manejo.
“Aqui em São Gabriel a gente soube que eles fazem um tratamento para o período de inverno. Então, viemos buscar a tecnologia”, contou seu Fernando.
A técnica que seu Fernando aprendeu é simples. São feitas aberturas na pasta de mel e proteína. Depois, ela é virada e colocada entre os favos e a tampa da colmeia. A mistura vai substituir o pólen quando as abelhas ficarem sem alimento na hibernação.
Com esse procedimento simples o apicultor evita a morte de abelhas por desnutrição. Durante o período de inverno, alguns apiários chegam a perder 40% das colmeias. Com esse manejo, as perdas caem para apenas 5%.
Para que a mistura atenda ao paladar das abelhas é preciso atenção na hora do preparo.
“Coloca-se um quilo de farinha de soja desengordurada e um quilo de mel. Aquece um pouco para ele ficar líquido, para ficar melhor para misturar com a pasta. Quando ela tiver como uma massa de pão, é só colocar dentro de um saco plástico. Esse saco que a gente utiliza é o mesmo que para pão de sanduíche. É um saco que se você não conseguir retirar da colmeia, as abelhas mesmo retiram para fora. Elas não deixam esse saco dentro contaminando a colméia. Coloca-se uma porção dentro, que dá aproximadamente 300 gramas”, explicou o apicultor Aldo Machado.
De acordo com a Emater, um quilo da pasta vai custar para o produtor uma média de R$ 5,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário