quarta-feira, 28 de julho de 2010

Nutrição adequada reduz mortalidade de abelhas


Xarope à base de água e açúcar é ferramenta simples, econômica e eficaz de manter e estimular a colmeia
Pedro Zuazo
27/07/2010
  
Todo ano, durante o inverno, repete-se a crítica situação da mortalidade de abelhas nas colmeias de Santa Catarina. São diversas e difusas as causas que podem ocasionar tais perdas, mas a principal delas, na opinião de Walter Miguel, chefe da Epagri Cidade das Abelhas, é a deficiência nutricional. Como, na época do inverno, as floradas são escassas, as abelhas encontram pouco pólen e néctar, o que dificulta a alimentação e a manutenção da temperatura da colmeia. A melhor maneira de prevenir o problema é investir em duas frentes nutricionais: uma alimentação estimulante e uma alimentação de manutenção.


A alimentação de manutenção, que deve ser fornecida o ano todo, tem o objetivo de fazer com que a abelha rainha consiga manter a qualidade e a quantidade de abelhas na colmeia. Já a alimentação estimulante, que deve ser fornecida no fim do inverno ou no início da primavera, tem a finalidade de fortalecer a abelha para o início da postura de ovos. Dessa forma, espera-se que, ao surgirem as primeiras floradas, haja uma boa quantidade de abelhas para usufruir delas. O uso conjugado dos dois alimentos é, segundo Walter Miguel, uma ferramenta simples, econômica e eficaz no combate à mortalidade das abelhas.
— Nós comprovamos ao longo do tempo que uma alimentação simples, à base de água e açúcar, tem dado bons resultados. Para a alimentação de manutenção, é usado um litro de água para cada dois quilos de açúcar branco. O preparo é simples, barato e gera um xarope denso, que oferece às abelhas uma alimentação bastante energética e possibilita que elas mantenham suas reservas de energia para trabalhar dentro da colmeia — explica Walter Miguel.
A alimentação composta por água e açúcar também serve de estimulante para a abelha rainha, na época em que ela vai se preparar para fazer a postura dos ovos. Nesse caso, deve-se misturar um litro de água com um quilo de açúcar, meio a meio. Dessa forma, a abelha rainha começará a se prevenir e aumentará sua postura.
O preparo do xarope
O xarope pode ser preparada pelo próprio apicultor. Em primeiro lugar, deve-se despejar a água e o açúcar em uma panela. Em seguida, mexer com pá de madeira até aquecer o xarope a ponto de água de chimarrão, sem deixar ferver. O próximo passo é adicionar 10 ml de suco de limão para cada litro do xarope, o que fará com que o açúcar seja mais facilmente absorvido pelas abelhas. O alimento está pronto. Basta servir o xarope às abelhas, de meio a um litro uma ou duas vezes por semana, sempre que as reservas de mel dentro da colmeia estiverem baixas.


Disponível em http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Newsletter.asp?data=27/07/2010&id=22316&secao=Pacotes%20Tecnológicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário