quinta-feira, 29 de julho de 2010

Parlamento da Catalunha proíbe touradas


Plantão
 | Publicada em 28/07/2010 às 10h39m

Reuters/Brasil Online
BARCELONA (Reuters) - Parlamentares regionais da Catalunha aprovaram na quarta-feira a proibição das touradas, algo inédito na Espanha continental.
O resultado -68 votos favoráveis, 55 contrários e 9 abstenções- já era esperado, pois o Parlamento catalão já tinha feito uma votação preliminar em dezembro, acatando um abaixo-assinado de cidadãos que alegavam que as "corridas de touros" são cruéis com os animais.
No debate, alguns parlamentares citaram o declínio na popularidade das touradas na Espanha, onde cada vez menos pessoas comparecem às arenas para assistir a esse espetáculo que tem séculos de história. A Catalunha é tradicionalmente uma das regiões espanholas menos afeitas à tauromaquia.
"Há algumas tradições que não podem continuar congeladas no tempo conforme a sociedade se transforma. Não temos de banir tudo, mas as coisas mais degradantes devem ser banidas", disse Josep Rull, deputado regional do partido nacionalista CiU.
Ativistas dos direitos dos animais prometem lutar para que a proibição se estenda ao resto da Espanha. Para proibir as touradas na Catalunha, foi apresentado um projeto de iniciativa popular com 180 mil assinaturas.
"(Os políticos) ouviram o clamor de uma sociedade que está reinventando suas tradições", disse Ana Mula, do grupo Prou! ("basta!," em catalão).
Partidários das touradas dizem que essa prática é um símbolo essencial da cultura espanhola, envolvendo um colorido ritual com capas, espadas e trajes típicos. O ambiente de medo e coragem no confronto entre touro e toureiro inspirou obras como "Morte na Tarde", do norte-americano Ernest Hemingway.
"Não é um espetáculo cruel. Totalmente pelo contrário. É um espetáculo que cria arte: onde você tem as sensações e uma luta entre um touro e uma pessoa, em que a pessoa ou o touro podem perder a vida."
Em 1991, as ilhas Canárias, que ficam na costa africana, se tornaram a primeira região da Espanha a banir as touradas. Pela lei catalã, as poucas arenas da região devem ser desativadas até 2012, inclusive a única ainda em atividade na capital regional, Barcelona.
(Reportagem de Alice Tozer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário