sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Clima exacerba risco alimentar

Via Planeta Sustentável: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planetaurgente/clima-exacerba-risco-alimentar-258840_post.shtml


África apresenta quadros extremos

O Afeganistão e as nacões do sub-Saara são as que correm mais riscos de choques no fornecimento de alimentos, por secas ou enchentes, enquanto os países nórdicos são os menos vulneráveis, de acordo com um estudo divulgado ontem.

"Das 50 nações de maior risco, 36 delas estão na África", disse Fiona Place, analista ambiental na consultoria britânica Maplecroft, que compilou o índice de segurança alimentar de 163 países. A Maplecroft disse esperar que o índice contribua para direcionar ajuda ou para guiar investimentos em produção de alimentos.

Riscos podem incluir, por exemplo a proibição de exportacão de trigo pela Rússia decidida esta semana, depois de o país ser atingido pela maior seca em mais de um século.

As cadeias de fornecimento de alimentos do Afeganistão são as mas precárias, baseadas em fatores como taxas de má-nutrição, produção e importação de cereais, PIB per capita, desastres naturais, conflitos e ineficácia governamental.

O país aparece seguido do Congo, Burundi, Eritréia, Sudão, Etiópia, Angola, Libéria, Chade e Zimbábue, todos padecendo de pobreza e de climas mais extremos por conta do aquecimento global. No outro lado escala, encontram-se Finlândia, Suécia, Dinamarca, Noruega, Canadá e Estados Unidos.

Entre as nações com fornecimento de alimentos inconfiável, o Paquistão, que luta com enchentes, teve enorme prejuízo em sua economia, baseda na agricultura, depois de enchentes matarem 1600 pessoas no país. Alyson Warhurst, diretora da Maplecroft, disse que a proibição russa de exportação vai pressionar a China para que ela forneça mais alimentos ao mercado mundial, em um momento em que seu consumo doméstico de trigo e carne se encontra em alta, segundo o 
Economic Times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário