domingo, 19 de setembro de 2010

Capes: avaliação dos cursos de mestrado e doutorado no Brasil



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)promoveu uma avaliação dos cursos de pós-graduação brasileiros e constatou a melhoria na qualidade do mestrado e doutorado nos últimos três anos.

Este ano, foram avaliados 2,7 mil programas, que correspondem a 4 mil cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado. A região Norte está a frente das demais, apresentando um crescimento da ordem de 35,3%, seguida do Nordeste que alcançou a marca de 31,3%.

De acordo com o presidente da Capes, Jorge Guimarães, há 40 anos a perspectiva de desenvolvimento da pós-graduação no Brasil era diferente da que existe hoje. “O país já ganhou respeito no exterior na área da produção científica”, disse. Para ele, a avaliação auxilia as instituições a melhorar a qualidade dos cursos que oferecem, além de dar aval a ações de outras agências de fomento à pesquisa.

Avaliação
O estudo é realizado a cada três anos, com atribuição de notas que vão de 1 a 7. Este ano, 112 programas receberam a nota máxima, que equivale ao alto padrão internacional, e 75 ficaram com as notas mínimas. Já aqueles que obtiveram pontuação baixa têm prazo de um mês para entrar com recurso e, se forem mantidas as notas 1 e 2, serão descredenciados.(Com informações da Capes) 

Fonte: Gestão CT

Avaliação dos Cursos de Medicina Veterinária


Didponível em INOVABRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário