quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Odontologia Veterinária: Escovação dentária para cães, gatos e ferrets

Você sabia que os cães e gatos precisam de escovação dentária diariamente? 
É fundamental para a manutenção da saúde oral. A boca retêm restos de alimentos e bactérias que acabam se multiplicando e causando a formação da placa bacteriana. Esta, a principal causadora da doença periodontal (que acomete 80% dos animais domésticos).

O recomendado são 15 minutos diários. 

Será que passou pela sua cabeça... nossa mas precisa mesmo?, é tão difícil....

Bom na verdade não é, principalmente quando lidamos com isso de forma natural. Todos os animais, desde cães, gatos, ferrets precisam entender que a escovação é uma brincadeira. Podemos acostumá-lo com a escovação. Seguem algumas dicas do Site Cão Cidadão, postadas pelo Alexandre Rossi (Dr. Pet).

CÃES:
O segredo é habituá-lo aos poucos a este processo. Primeiro, passe a escova de dentes perto da boca do cachorro, do lado de fora mesmo, para que ele se familiarize com o objeto (mas não o deixe mordê-la!). Associe este momento a brincadeiras, petiscos e carinhos. Depois, massageie os dentes e a gengiva do cão com os dedos, pra ele ir se acostumando com o movimento. Comece escovando um ou dois dentes apenas. Pare um pouco, brinque e faça um carinho. Passe para quatro dentes, seis, e assim sucessivamente. Todo este treinamento pode levar alguns dias, portanto seja paciente: só faça o procedimento completo quando ele já estiver à vontade com a escova. Aí vai outra dica super importante: alguns cachorros não curtem certas pastas de dente. Por isso, teste diferentes tipos até achar um creme dental que ele goste. E atenção: nunca, mas nunca mesmo, use a sua pasta ou a de qualquer outro humano para escovar os dentes do cão, pois ela contém substâncias que farão mal a ele se ingeri-la.

GATOS:

Embora seja mais difícil escovar os dentes felinos do que os dos cães, o ideal é fazê-lo pelo menos uma vez por dia. Para habituar o gato a escovar os dentes é mais ou menos do mesmo jeito que fazemos com o cachorro: o truque é acostumá-lo com a escova. Apresente-a ao bichano sem pressa e associe sempre a coisas gostosas, como guloseimas e carinhos. No primeiro contato, faça massagem no felino com a escova e dê um petisco que ele adore. Depois, escove uma parte da gengiva ou o lado de fora da boca e ofereça outra guloseima. Na próxima oportunidade, tente um dente e mais uma saborosa comida. Noutro dia, dois dentes, e em seguida a recompensa... E assim vai. A tarefa é menos complicada se o gato for filhotinho.


FERRETS:

Nada mais é do que a associação de cães e gatos, mas recomenda-se a contenção física (segurando na nuca) para que possamos realizar a escovação tranqüilamente. O ferret é muito flexível e a escovação é mais tranqüila com o animal suspenso. O inicio do treinamento é acostumá-lo com essa forma de segurar. 
Boa sorte!!!!

Essa postagem é do Blog Odontologia Veterinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário