sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Um teste mais rápido e mais eficaz para diagnosticar a tuberculose

Le Monde - Paris
Um novo teste diagnostica em quase 100% dos casos e em menos de duas horas a tuberculose, ou seja, de forma bem mais rápida e eficaz do que com os métodos existentes, relata um estudo publicado na revista médica americana “New England Journal of Medicine”. Claramente menos dispendioso, esse teste molecular é capaz também de detectar se o bacilo responsável pela doença apresenta uma forma de resistência aos tratamentos, explicam os autores desse estudo publicado na quarta-feira à noite, na versão online da revista.
O teste, conduzido entre 1.730 pacientes suspeitos de terem sido atingidos por uma forma de tuberculose multirresistente (TB-MR) aos tratamentos, permitiu identificar 98% dos casos, bem como a resistência da bactéria à rifampicina, um antibiótico muito utilizado para combater a infecção.
Atualmente, várias semanas de análise em laboratório podem ser necessárias para estabelecer um diagnóstico segundo técnicas que não evoluíram nada em mais de um século. Além disso, os testes atuais para detectar formas multirresistentes de tuberculose são longos e pouco sensíveis. O teste, concebido para ser conduzido por pessoas sem formação médica avançada, foi aperfeiçoado pela empresa californiana Cepheid, situada em Sunnyvale.
O Instituto Nacional Americano de Alergias e Doenças Infecciosas (Niaid), que faz parte dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH), apoiam financeiramente o desenvolvimento dessa tecnologia de diagnóstico da tuberculose desde 2002.
A tuberculose continua sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo, com quase 2 milhões de mortes a cada ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 9 milhões de novos casos foram registrados em 2007. A resistência às drogas antituberculose continua sendo rara, mas vem aumentando. Ela representa cerca de 4% dos novos casos, mas chega a 10% em certos países da Europa Oriental.
Tradução: Lana Lim
Enviado por e-mail por Roberto Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário