sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Brasil assume presidência do Conselho Agropecuário do Sul


O Brasil assumirá joje (21/10/10), em Santiago do Chile, a presidência rotativa do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) para o período 2010/2011. Criado em 2003 pelo Mercosul, o conselho é um fórum de diálogo, consulta e harmonização das ações dos ministérios da Agricultura do Brasil, da Argentina, do Paraguai, Uruguai, Chile e da Bolívia.



O convite para assumir a presidência do CAS foi feito ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, no dia 18 de agosto, pela secretária do conselho, Alejandra Sarquis, em reunião em Brasília. O trabalho é voltado ao desenvolvimento sustentável dos setores agropecuário, florestal e pesqueiro, tendo uma preocupação especial com a sanidade animal e vegetal na região.

Rossi assume a presidência do CAS, em nome do governo brasileiro, na 19ª reunião ordinária do órgão. A reunião se estende até amanhã (22/10/10). Segundo ele, um dos principais objetivos comuns dos seis países que integram o órgão é a erradicação da febre aftosa no continente, um dos principais entraves para a expansão de suas exportações de carne bovina.

"O Brasil vem desenvolvendo, ao longo dos últimos anos, uma parceria com os países vizinhos e irmãos, que deve ser aprofundada em termos de cooperação técnica agrícola. Trata-se de uma questão sanitária importante e, por isso, vimos desenvolvendo ações para ajudar especialmente a Bolívia a livrar seu rebanho da doença", afirmou o ministro, por meio de nota.

A última reunião do CAS, que se encontra duas vezes ao ano, foi realizada em maio, em Buenos Aires. No período 2009/2010, a presidência do conselho foi ocupada pelo ministro da Agricultura do Paraguai, Enzo Cardozo.

FONTE

Danilo Macedo - Repórter
Lana Cristina - Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário