sábado, 30 de outubro de 2010

Fiocruz lança site do Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental da Opas/OMS

A Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) anuncia o lançamento do site do Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental da Organização Panamericana de Saúde da Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS)/Fiocruz, emwww.fiocruz.br/omsambiental

 A Fundação foi designada Centro Colaborador no início do ano, após um processo de sete anos de negociações com a OMS. Através do Centro, a Fiocruz compartilha com outros países e regiões do mundo sua experiência em diagnóstico, intervenção, formação e educação em questões do meio ambiente relacionadas à saúde pública.
 Segundo o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, tornar-se um centro colaborador da OMS é um grande reconhecimento. “Significa ter passado por critérios bastante exigentes com relação à excelência na atividade que exerce. Do ponto de vista da política externa brasileira, traduz um papel muito importante na formulação dos processos cooperativos da saúde global”, afirma.
 De acordo com Gadelha, ambiente e saúde são quase uma redundância em muitos sentidos. “Na determinação da saúde como qualidade de vida, pensar o ambiente é central”, enfatiza.
 O site traz notícias sobre a atuação da Fundação como Centro Colaborador e sobre o trabalho em rede dos centros colaboradores da OMS no Brasil e no mundo. O Brasil é o país latino-americano com o maior número de centros – 22 de um total de 68 – e o terceiro nas Américas, que, juntas, têm 182 centros. No mundo todo, são 813, a maioria na Europa.
 A Fiocruz é uma das instituições com mais centros colaboradores no mundo. Além de agora ser, como um todo, um Centro em Saúde Pública e Ambiental, três outros centros já atuam em áreas específicas - o Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do Instituto Oswaldo Cruz, o Centro Colaborador para Educação de Técnicos em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e o Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
 Indicadores de Saúde na Amazônia Legal brasileira
No site é possível baixar a publicação “Sustentabilidade ambiental e de saúde na Amazônia Legal, Brasil – Uma análise através de indicadores”, já resultado da ação da Fiocruz como Centro Colaborador.
Realizada em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) e a representação da Opas/OMS no Brasil, a publicação recém-lançada identifica problemas de saúde relacionados às questões ambientais específicos da Amazônia Legal brasileira.
Mais informações:
Fiocruz - Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental da Organização Panamericana de Saúde da Organização Mundial de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário