quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MAPA fará abate sanitário de 1.599 bovinos no MS

[27/10/2010]
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio dos Serviços de Saúde Animal e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (SFA/MS), iniciará na próxima quarta-feira (27) os abates sanitários de aproximadamente 1.600 bovinos apreendidos em um estabelecimento que confinava animais no município de Três Lagoas/MS. 

A apreensão dos animais e a autuação do proprietário se deu por uso indevido de ingredientes de origem animal na alimentação dos bovinos, o que é proibido pela Instrução Normativa MAPA nº 08/2004 e pela Lei Estadual nº 3.823/09. Os animais que serão abatidos foram flagrados pelos fiscais agropecuários da IAGRO e da SFA/MS consumindo ingredientes de origem animal, sendo o proprietário do estabelecimento autuado e os animais identificados e apreendidos. Além dessas medidas, amostras da ração que es tavam no cocho dos animais foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura, ficando comprovado através do resultado das análises a utilização de ingredientes de uso proibido. Nesses casos a legislação determina o abate sanitário dos animais e multa para o proprietário.

A ingestão de alimentos elaborados com proteínas e gorduras oriundas de animais é proibida no Brasil e em vários países do mundo, por ser uma das principais fontes de transmissão da doença Encefalopatia Espongiforme Bovina (EBB), conhecida mundialmente como a doença da vaca louca. Por esse motivo, em 1996, o MAPA proibiu o uso da proteína e da farinha de carne e ossos proveniente de ruminantes na alimentação desses animais. Os abates serão realizados em estabelecimentos frigoríficos sob Inspeção Federal (SIF) e terão o acompanhamento de fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura (SFA/MAPA). Esses abates serão parcelados em lotes de 300 ou 400 animais, dependendo da capacidade de abate dos frigoríficos indicados pela SFA. 

As informações são da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (SFA/MS).


.........................................................
Matéria repassada ao e-grupo por Roberto Amaral  http://roberto.amaral.zip.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário