terça-feira, 26 de outubro de 2010

Terceira geração do suíno light tem 115 quilos

Nova linhagem MS 115 é livre do gene do estresse e atinge 115 quilos com o mesmo percentual de carne magra na carcaça
A Embrapa Suínos e Aves está lançando a terceira geração do suíno light, o MS 115. Além de apresentarem carne magra e serem livres do gene de estresse, os novos animais têm ótima conversão alimentar, permitindo que sejam abatidos com 115 quilos e mantenham o mesmo percentual de carne magra da geração anterior. Segundo os pesquisadores, a linhagem tem potencial genético para carne na carcaça acima de 62% e reduzida espessura de toucinho. Os animais apresentam ainda boa conformação, com ótima concentração de carne no lombo, pernil e paleta.
A primeira geração era um indivíduo apenas dirigido para a produção de carne magra. A segunda, além da carne mais magra tinha a vantagem de ser livre do gene do estresse. A terceira geração tem estes benefícios e os animais podem ser abatidos com peso maior. É uma geração que tem animais mais pesados. Na segunda geração, a gente abatia os animais com 90 quilos, agora a gente abate os animais com 115 quilos com o mesmo percentual de carne magra na carcaça. A grande vantagem é que melhorou-se a conversão alimentar na idade avançada. Ele também é um reprodutor rústico com boa velocidade de crescimento - explica Elsio Figueiredo, pesquisador de melhoramento genético da Embrapa Suínos e Aves.
A linhagem se adapta a todas as regiões produtoras de suínos no Brasil e já está disponível no mercado. O suíno light MS 115 deve ser abatido com cerca de 169 dias e consome em média 2,2 quilos de ração por cada quilo de peso que ganha, uma média melhor do que os outros suínos disponíveis no mercado brasileiro. Os interessados podem entrar em contato com a Embrapa Suínos e Aves para maiores esclarecimentos pelo site www.cnpsa.embrapa.br ou pelo telefone (49) 3441-0400.
Portal Dia de Campo http://www.suino.com.br/GeneticaNoticia.aspx?codigoNot=76206

Nenhum comentário:

Postar um comentário