sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Aftosa: Zona Tampão poderá ser extinta do Tocantins


Defesa sanitária mobiliza equipe para realização do levantamento soroepidemiológico


Desde o dia 3 até o dia 18 de novembro, a Adapec, Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins, vai realizar um inquérito soroepidemiológico na zona tampão do Estado para comprovar a ausência da circulação do vírus da febre aftosa. Serão coletadas 8.700 amostras de sangue em bovinos com idade de 6 a 12 meses, em 290 propriedades rurais da região. O material coletado será encaminhado para o Lanagro, Laboratório oficial do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

"Estamos confiantes com o resultado, porque temos trabalhado há anos para transformar a Zona Tampão em zona de proteção com status de zona livre da doença", ressalta José Luciano Azevedo, presidente da Adapec.

Com o fim da área tampão, os pecuaristas terão a oportunidade de comercializar seu rebanho, produtos e subprodutos com competitividade, gerando economia e abertura de novos mercados.

José Emerson Cavalcante, diretor de sanidade animal da Adapec, informou que os animais selecionados para o inquérito, não serão vacinados contra a febre aftosa nesta segunda etapa da campanha. "Todos os critérios são determinados pelo Ministério da Agricultura, que ficará responsável pelo encaminhamento da solicitação do fim da Zona Tampão à OIE, Organização Internacional de Sanidade Animal", explica.

A Zona Tampão é composta por sete municípios: São Felix do Tocantins, Recursolândia, Goiatins, Barra do Ouro, Campos Lindos, Lizarda e Mateiro. Foi criada no ano 2000 para proteger a zona livre de febre aftosa com vacinação, status sanitário alcançado pelo Tocantins. Atualmente, conta com um rebanho de 133.603 mil cabeças de gado. Em maio, na última campanha de vacinação contra aftosa na zona tampão, a média de cobertura vacinal foi de 99,53%.


Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário