domingo, 28 de novembro de 2010

Frigoríficos cobram mais rapidez do MAPA na aprovação de rótulos




As indústrias brasileiras de processamento de carne lançam centenas de novos produtos por ano e renovam constantemente suas embalagens, mas, para acessarem os mercados nacionais e internacionais precisam da aprovação dos rótulos peloMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).



De acordo com a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), entidade que congrega as indústrias de abate, processamento e industrialização de aves, o Ministério mantém uma demora média de três semanas para aprovar cada novo processo de rotulagem.

O presidente da ACAV, Clever Pirola Ávila, explicou que as agroindústrias estão preocupadas porque, na questão da rotulagem, a velocidade de analise dos processos pelo Ministério está incompatível com as necessidades de mercado, levando semanas para se obter o resultado final.

A justificativa para essa demora é a complexidade do processo e os recursos insuficientes do Ministério da Agricultura. "Os prejuízos que essa lentidão causa para as indústrias de alimentos se refletem na perda de vendas e de clientes pela demora no atendimento", expõe Ávila.


A ACAV já se manifestou contra esse problema junto ao Governo Federal, porém, as soluções demandam aprovações legais. "Continuaremos a reivindicar a mudança de modelo o mais rápido possível porque, embora cada empresa tem suas necessidades, há centenas de processos de aprovação de novos rótulos estão pendentes de aprovação", enfatiza o dirigente.



FONTE


Marcos A. Bedin - Jornalista
Telefax: (49) 3323-424

Nenhum comentário:

Postar um comentário