quinta-feira, 4 de novembro de 2010

USDA espera maior comércio global de carne em 2011



O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) espera um aumento no comércio global de carne bovina em 2010, refletindo a atual recuperação da demanda em importantes mercados de importação, de acordo com o responsável por Serviços Estratégicos de Informação do Bord Bia, órgão responsável pelo setor alimentício da Irlanda, Peter Duggan. Entretanto, a recuperação deverá ser modesta devido aos maiores preços e às ofertas relativamente estreitas no fornecimento global.

As importações globais de carne bovina deverão aumentar 3%, para 7,1 milhões de toneladas, no próximo ano. A maioria desse crescimento é centrado no aumento do consumo per capita de carne bovina na Ásia. A demanda de importação da Coreia do Sul, Hong Kong e Vietnã em 2011 deverá alcançar 855.000 toneladas, o que seria o dobro dos níveis de 2006.

As importações do mercado da Coreia do Sul estão sendo ajudadas pelos menores preços comparados com os preços locais, maior confiança nos produtos importados após a implementação de um sistema de rastreabilidade e requerimentos do país de origem no setor de foodservice.

Outros mercados deverão expandir suas importações durante 2011, incluindo Egito e Irã, refletindo algum aumento no consumo per capita somado com as menores ofertas locais.

As exportações de carne bovina do Brasil deverão crescer 8%, para 1,8 milhão de toneladas no próximo ano, porque a produção deverá crescer 3%, para 9,4 milhões de toneladas. Isso está totalmente de acordo com o crescimento do rebanho de 3%, para 191 milhões de cabeças.

Qualquer outra expansão no rebanho bovino será influenciada pela demanda de carne bovina, localmente e internacionalmente. Nos Estados Unidos, as exportações serão restringidas pela queda nos números de bovinos. O USDA espera que as exportações da Argentina, Austrália e União Europeia (UE-27) durante 2011 permaneçam sem mudanças.

A reportagem é do TheBeefSite.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário