quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Delegacia de proteção aos animais será inaugurada em Ribeirão Preto (SP)


01 de dezembro de 2010



Cachorros abandonados terão novos lares (Foto: RPOnline / John Gomide)
Ribeirão Preto, em SP, vai inaugurar nesta quinta-feira, dia 2, uma delegacia de polícia para receber denúncias de maus-tratos contra animais, a primeira do gênero na cidade. Mas as queixas contra esse tipo de crime poderão continuar a ser feitas nas delegacias normalmente, como ocorre atualmente.
A delegacia especializada vai funcionar na rua Góias, 576, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O atendimento será feito por um delegado de polícia, um escrivão e quatro investigadores. Segundo a Delegacia Secional de Polícia, o número de funcionários poderá aumentar de acordo com a demanda.
A criação da delegacia contra maus-tratos aos animais atende determinação da Delegacia Geral de Polícia, criada em setembro.  Maus-tratos contra animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.
Em Ribeirão Preto as principais entidades que cuidam dos direitos dos animais são Murilo Pretinho, Cão Paixão e a AVA (Associação Vida Animal). Elas tem o objetivo conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável, da castração, dos cuidados com os animais domésticos e, principalmente, alertar sobre o abandono indiscriminado de animais.
Para a presidente Flávia Fernanda Frederico do projeto Murilo Pretinho, será muito importante a delegacia, “recebemos em torno de 2 denúncias por dia, mas não temos força para abrir processos e punir as pessoas que maltratam, abandonam e espancam os animais”.
A Cão Paixão recebe uma estimativa de 50 denúncias por ano e a presidente Ana Cláudia Vicente disse que os policiais darão mais importância, “quando trata nas delegacias de bairro o problema não é levado a sério”.
No ano passado o segurança Mário Marcelo Silvério, 38 anos, foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto após disparar arma de fogo em via pública e matar um pit bull.
As denúncias contra essa prática também podem ser feitas pelos telefones 181, 197 ou 3610-6067.

Nenhum comentário:

Postar um comentário