quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

INFORMATIVO ONLINE - CRMV/RS

INFORMATIVO ONLINE  441
SEMANA 11/12/2010 a 17/12/2010
Assista às terças-feiras, às 22h, o programa Mundo em Sintonia, na TVE, produzido pelo CRMV-RS e Fundesa. A atração é reprisada aos domingos, às 14h.

EXPEDIENTE
CRMV-RS terá horário diferenciado de atendimento no final do ano
Em função do final de ano, o CRMV-RS terá horário diferenciado. Nesta sexta-feira (17), tanto as secretarias regionais quanto a sede estarão fechadas. Os funcionários participarão de atividades internas. Já no dia 22 se inicia o período de férias coletivas. O atendimento normal será retomado no dia 3 de janeiro, com exceção das secretarias regionais de Pelotas e Santa Maria, que reabrem em 10 e 20 de janeiro, respectivamente. Nos dias 22, 23, 27, 28, 29 e 30 haverá plantão de atendimento ao público na sede, sem realização de atividades administrativas, para recebimento de documentos e denúncias, no horário de 8h às 11h30 e 12h30 às 15h.

SEDE - PORTO ALEGRE
DIA
HORÁRIO
17/dez
Fechado
22/dez a 31/dez
Fechado
PELOTAS
DIA
HORÁRIO
17/dez
Fechado
22/dez a 10/jan
Fechado

PASSO FUNDO
DIA
HORÁRIO
17/dez
Fechado
22/dez a 31/dez
Fechado

SANTA MARIA
DIA
HORÁRIO
17/dez
Fechado
22/dez a 20/jan
Fechado

ELEIÇÕES 2011 I
Definido calendário eleitoral do CRMV-RS para 2011
O Plenário do CRMV-RS aprovou, nesta quarta-feira (15), o calendário para as eleições da diretoria executiva e conselheiros da autarquia. O 1º turno da votação está marcado para 05 de julho de 2011. Em caso de necessidade, o 2º turno deve ocorrer em 04 de agosto. Em função disso, o edital será publicado até o dia 05 de fevereiro. Em 06 de abril será designada a Comissão Eleitoral Regional (CER). O prazo para registro de chapa se esgota em 06 de maio. O mandato da atual diretoria e conselheiros se encerra em 12 de novembro. O processo eleitoral está de acordo com a Resolução nº 958 do CFMV (clique aqui para ler).

ELEIÇÕES 2011 II
Profissionais devem regularizar pagamentos para evitar multas
A legislação do CFMV determina que são eleitores os médicos-veterinários e zootecnistas que possuem inscrição principal no CRMV-RS, que estejam em dia com a tesouraria e não estejam impedidos em face de decisões administrativas ou judiciais transitadas em julgado. Por isso, o profissional deve regularizar seus pagamentos e assim evitar multa. Para os profissionais inadimplentes, o Conselho está facilitando o pagamento através de parcelamento da dívida. A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail financeiro@crmvrs.gov.br, para o endereço Rua Ramiro Barcelos, 1793/201, Porto Alegre/RS, CEP 90035-006, para o fax 51 2104 0580 ou pessoalmente. Informações podem ser obtidas pelo telefone 51 2104 0554. A falta de pagamento de duas prestações, sucessivas ou alternadas, implicará a imediata rescisão do parcelamento e, conforme o caso, a remessa do débito para inscrição em dívida ativa ou o prosseguimento da execução, vedado o reparcelamento. Para concorrer e exercer mandato nos CRMVs, o interessado deve quitar o débito até a data do protocolo para o registro da candidatura. Portanto, se o candidato optar por parcelamento de dívida, todas as parcelas devem ser pagas antes de 06 de maio.

PESQUISA
Presidente da Fapergs relata avanços da pesquisa gaúcha a conselheiros
Como tem se tornado um procedimento rotineiro, a sessão plenária mensal do CRMV-RS contou com um convidado como palestrante. Na quarta-feira (15), o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), médico-veterinário Rodrigo Costa Mattos, eleito e com mandato até 2012, falou das atividades da entidade e suas metas. Porém, o principal objetivo da sua vinda ao conselho não deixou de ser para que a comunidade médico-veterinária e zooténica testemunhe a importância da aplicação cada vez maior de recursos em pesquisa, considerando que está demonstrado cientificamente que na medida em que são qualificados profissionais, com a formação de doutores, o crescimento da ciência e a tecnologia leva a ganhos para países que aplicam recursos substânciais nesse sentido, traduzido em aumento de patentes. Dentre os planos futuros, Mattos destacou bolsas para doutores nas micros e pequenas empresas, para iniciação científica, formação de doutores e recursos para estudos do bioma (Projeto Biota), entre outras atividades. Para os conselheiros do CRMV-RS, Mattos está de parabéns pelo seu empenho e garra ao alavancar tão importante segmento para a sociedade gaúcha e brasileira, resumiu o presidente Air Fagundes.

Modernização do Ministério da Agricultura será prioridade de Rossi
O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, confirmado no cargo pela presidente eleita Dilma Rousseff, anunciou na segunda-feira (13) as principais linhas de sua gestão para os próximos quatro anos. O projeto inclui a modernização da estrutura do ministério, um novo modelo de financiamento do crédito rural, a ampliação do seguro rural e a abertura de mercados para a carne brasileira.

SALÁRIOS
Nossos representantes levando vantagens?, questiona Fagundes
“Eu, Air Fagundes, como presidente do CRMV-RS - representando mais de dez mil médicos-veterinários e zootecnistas no Estado - e como secretário-geral do Fórum dos Conselhos das Profissões Regulamentadas do RS - que aglutina quase um milhão de profissionais liberais -, além de cidadão, não poderia ficar indiferente ao aumento de mais de 100%, em média, nos salários de senadores, deputados e vereadores, com efeito dominó para outros segmentos, como está sendo vinculado pela mídia nacional. Não somos contrários a aumentos salariais de nenhuma categoria, que fique bem claro. Somos, sim, contrários à forma como foram concedidos os aumentos. Conforme divulgado, foram aprovados em tempo recorde de três minutos e logo após um pleito eleitoral. Por que não foi antes? Ora, não encontramos explicação para isso, levando em consideração que a maioria dos dirigentes de conselhos, como é o caso do CRMV-RS, não receberem nenhum salário para fazer gestão da fiscalização do exercício profissional que visa a garantir à sociedade produtos e serviços de qualidade e, se não bastasse, o fato de muitos profissionais com curso superior ganharem em torno do salário mínimo, fruto da brutal massificação do ensino universitário no Brasil. Como este Informativo Online foi criado como o propósito de ser um espaço alternativo e democrático, os profissionais poderão exteriorizar suas manifestações sobre este assunto através do e-mail ouvidoria@crmvrs.gv.br, especialmente os colegas que labutam de forma séria no campo político.”

SANIDADE
Criadores norte-americanos questionam status sanitário de Santa Catarina
Pelo menos duas associações nacionais de criadores de gado norte-americanas estão pressionando o departamento de agricultura dos Estados Unidos para reconsiderar sua decisão de designar o estado de Santa Catarina como livre de doenças vesiculares. Em novembro, o Usda listou a região como livre de febre aftosa, peste bovina, doença vesicular suína, febre suína clássica e febre suína africana. As entidades afirmam que a decisão abre precedentes para outras regionalizações e temem implicações em seus mercados. Os criadores também afirmam que não há ganhos que justifiquem tal decisão, assim como se torna um risco para a saúde animal e a segurança alimentar dos Estados Unidos.

AGROINDÚSTRIA
Termo regulamenta produção do queijo artesanal serrano
A quarta-feira (15) foi um dia histórico para o queijo artesanal serrano. O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), Gilmar Tietböhl, assinou o Termo de Regulamentação do Queijo Artesanal Serrano. O zootecnista da Emater/RS-Ascar, Jaime Ries, explica que embora conhecido e consumido pela população, o queijo serrano na verdade não era reconhecido, por não ser produzido de acordo com um padrão e não ter uma regulamentação. A assinatura do termo representa um avanço importante, pois estabelece o padrão de qualidade e identidade do queijo artesanal serrano, com suas características e processos, delimita a região produtora em 11 municípios e define as regras de produção, entre outros aspectos.

GENÉTICA
Embrapa conserva raças naturalizadas de animais
A Embrapa Caprinos e Ovinos, em parceria com outras unidades da Embrapa, instituições de pesquisa estaduais, universidades e criadores privados, desenvolve um projeto de pesquisa relacionado à conservação e uso das espécies de pequeno porte de raças naturalizadas, como os suínos da raça Moura, aves puras de corte e de postura, caprinos das raças Moxotó, Canindé, Azul, Marota, Gurgueia e Nambi e ovinos das raças Santa Inês, Morada Nova, Somalis Brasileira, Crioula Lanada, Crioula Lanada variedade Serrana, Barriga Negra, Rabo Largo e Bergamácia. Com esse projeto, pretende-se conservar os diferentes rebanhos de raças naturalizadas, através de Núcleos de Conservação mantidos nos locais de origem dessas raças. Além disso, também são objetivos desse projeto o gerenciamento adequado dos Núcleos, de forma a melhorar e ampliar o manejo dos seus rebanhos; o seu enriquecimento, visando a aumentar a quantidade de reprodutores e de matrizes nos rebanhos, a fim de ampliar a variabilidade genética e evitar o desaparecimento ou descaracterização dessas raças; e a caracterização fenotípica das raças naturalizadas, possibilitando, assim, o estudo e a divulgação das suas aptidões e potencial socioeconômico.

OUVIDORIA RESPONDE
Qual é a responsabilidade do médico-veterinário com as associações de classe (associativismo)?
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, responde:
“Primeiro, por ser a formação ética uma prerrogativa importantíssima do ensino, considerando que o ‘saber ser’ faz parte da capacitação profissional, ao lado do conhecimento teórico (saberes) e das habilidades (saber fazer). Pelo Art. 6º do Código de Ética, é dever do profissional (XII) “facilitar a participação dos profissionais da Medicina Veterinária nas atividades dos órgãos de classe" e complementa (V) "relacionar-se com os demais profissionais, valorizando o respeito mútuo e a independência profissional de cada um, buscando sempre o bem-estar social da comunidade". A propósito, pelo Art. 40, que trata da aplicação das sanções disciplinares por falta ética, é considerado atenuante (IV) "o exercício efetivo do mandato ou cargo em qualquer órgão de classe médico-veterinário". Se não bastasse, o profissional em um determinado momento em qualquer entidade de classe está prestando serviços à causa pública (III). Em termos práticos, por exemplo, uma penalidade leve poderá, dependendo do tipo do atenuante, ser transformada em pena levíssima.

ENTREVISTA: Cilon Carlos Fialho da Silva
Emater/RS-Ascar comemora 55 anos de atividades no estado
Uma comemoração nas dependências da Emater/RS-Ascar celebrou nesta quarta-feira (15), o aniversário de 55 anos da Extensão Rural Oficial do Rio Grande do Sul. A cerimônia foi marcada por uma série de homenagens e reuniu no auditório central a direção da Instituição, ex-dirigentes, representantes de entidades parceiras, empregados e autoridades estaduais e federais. Nos últimos quatro anos, a Emater/RS-Ascar contou com a colaboração de um médico-veterinário em sua diretoria, com Cilon Carlos Fialho da Silva na função de diretor administrativo.

Qual sua avaliação da Extensão Rural Oficial no Rio Grande do Sul?
A Extensão Rural Oficial é uma atividade de natureza pública e de base constitucional sendo, por sua importância, essencial ao desenvolvimento do setor agropecuário do Rio Grande do Sul.

Qual o papel da Medicina Veterinária na Extensão Rural?
Durante seus mais de 55 anos de atuação no Estado, a Extensão Rural Oficial sempre contou, para o seu crescente e aprimorado desempenho, com a imprescindível colaboração técnica dos profissionais da Medicina Veterinária, ocupando no quadro funcional da Emater/RS-Ascar cargos de Extensionistas Rurais de Nível Superior (ERNS). A atuação do médico-veterinário, especialmente nos programas de desenvolvimento da pecuária familiar, vem proporcionando a melhoria da qualidade genética e nutricional da pecuária leiteira, de corte, de ovinos, caprinos, suínos e aves. Por tal razão, é o médico-veterinário sempre lembrado e destacado em sua relevante ação de Assistência Técnica e Extensão Rural.


CURSOS E EVENTOS

Processo seletivo de residência médica-veterinária da Ulbra: Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Clínica de Grandes Animais e Reprodução, Diagnóstico por Imagem e Doenças Infecciosas e Parasitárias. Inscrições e informações: www.ulbra.br, no link Especialização/Presencial.

Clínica Médica de animais de companhia – Curso de Férias, com data a confirmar, em Porto Alegre e Santa Maria (RS). Informações: 0800 725 63 00 ou www.qualittas.com.br.

Residência em Medicina Veterinária – inscrições abertas até 23/12. Informações: 53 3275 7506 ouhttp://wp.ufpel.edu.br/hcv.

Curso de Boas Práticas de Fabricação para Alimentação Animal, dias 18 e 19/01/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 9655 3565 / 8162 3901 ou www.agroqualita.com.br.

Dermatologia, Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais; Clínica Médica e Cirúrgica de felinos; Higiene e Inspeção em Produtos de Origem Animal; Vigilância Sanitária e Controle dos Alimentos; Manejo Produtivo de Bovinos; Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Bovinos - inscrições abertas. Cursos de 21/01/11 a 30/07/2012. Informações: 19 3797 6300 ou www.qualittas.com.br.

Curso de Especialização – Treinamento em Serviço em Medicina Veterinária (UFPR) – incrições abertas até 28/01/2011. Informações: 41 3350 5663 ou www.treinamentoveterinaria.webs.com.

Curso de Reprodução Equina, de 28 a 30/01/2011, em Tapes (RS). Informações: 53 9115 0167 oupmahfuz@gmail.com.

32º Congresso Brasileiro da Anclivepa, de 27 a 30/04/2011, em Gioânia (GO). Informações: 62 3565 4608 ousecretaria@anclivepa2011.com.br.

Avesui 2011, de 17 a 19/05/2011, em Florianópolis (SC). Informações: 11 2118 3133 ou avesui@gessulli.com.br.

Zootec 2011, de 23 a 27/05/2011, em Maceió (AL). Informações: 82 3315 3922 ou www.zootec.com.br.

VIII Simpósio de bovinocultura de leite do alto uruguai e II Fórum nacional de lácteos, dias 28 e 29/06/2011, em Erechim (RS). Informações: 54 3321 5445 ou 9982 4991.

48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, de 18 a 21/07/2011, em Belém (PA). Informações: 91 3210 5165  ou www.ufra.edu.br.

Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, de 27 a 30/07/2011, em Curitiba (PR). Informações: 41 3039 1100 / 3039 2867 ou www.congressomedvep.com.br.

IX Congresso Brasileiro de Buiatria, de 04 a 07/10/2011, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ouwww.buiatria.org.br.



CONCURSOS

Medicina Veterinária e Zootecnia
Pará
Universidade Federal do Pará – inscrições até 27/12 (classe de adjunto), 04/02 (classe de assistente) e 05/03 (classe de auxiliar. Informações http://www.ceps.ufpa.br.


EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no site www.crmvrs.gov.br.


Jornalista responsável: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Colaboração: acadêmica de jornalismo Hosana Aprato
Formatação web: Juliano Ramos
Foto: Divulgação e Horst Knak/Agência Ciranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário