quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Inmetro reprova 60% das aves vendidas em supermercados

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) reprovou 60% das aves vendidas em supermercados durante uma blitz realizada pela instituição. A pesquisa foi realizada nos Estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e em Brasília.
O objetivo dos fiscais era verificar se todos os frangos, chesters e perus tinham etiqueta com o peso, o que é obrigatório, e se é descontado o peso da embalagem que, na etiqueta, é chamado de tara. Os profissionais também deram dicas aos consumidores.
“Se, ao adquirir o produto, o consumidor tiver dúvida quanto ao peso, ele pode utilizar uma balança do próprio supermercado pra fazer a conferência”, explica o chefe do Serviço de Pré-Medidos do Inmetro de Brasília, Paulo Cesar Felipe.
“Na balança do ponto de venda, esse produto deve ter peso superior ao peso líquido da etiqueta, o que equivaleria ao peso líquido somado ao peso da embalagem”, diz a fiscal Vera Lucia Gonçalves.
Resultado da blitz nos supermercados
Dos 1.865 produtos verificados, 1.091 foram reprovados. Ou seja, quase 60% não apresentavam etiqueta de pesagem ou tinham o peso errado, muitas vezes, sem o desconto da embalagem.
No Rio de Janeiro, 56,3% dos chesters e 35% dos perus foram reprovados. Os fiscais não encontraram frangos nos postos de venda, por isso eles não foram avaliados.
O mesmo aconteceu no Amazonas, onde 13,2% dos chesters e 17,8% dos perus avaliados foram reprovados.“Nós tivemos oito amostras fora do tolerado”, aponta a fiscal.
Em Brasília, foram reprovados 14,3% dos chesters, 89,4% dos frangos e 17,9% dos perus.
No Rio Grande do Sul, 21,6% dos chesters, 28,7% dos frangos e 7,7% dos perus foram reprovados. “Deveriam estar pesados e não estão”, diz a fiscal.
Em São Paulo, a reprovação atingiu 46,6% dos chesters e 52,3% dos frangos. Nenhum peru checado em São Paulo apresentou problema.
Por fim, Sergipe: 57,7% dos chesters, todos os frangos e 69,5% dos perus foram reprovados.
Os supermercados com produtos reprovados foram multados, mas têm direito de contestar a autuação. Em outro teste recente, o Inmetro analisou 19 marcas de peito de frango congelado para verificar se a quantidade de água presente ultrapassava o limite permitido pela lei. Nessa avaliação, o resultado foi bem melhor: nenhuma marca desobedeceu ao limite.
Fonte: Avicultura Industrial (acessado em 20/12/10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário