terça-feira, 28 de dezembro de 2010

UE ACABA COM CASTRAÇÃO CIRÚRGICA DE LEITÕES ATÉ 2018

A convite da Comissão Europeia e Presidência belga da União Europeia, um seminário sobre castração de suínos foi realizado em Bruxelas para discutir o assunto e suas possíveis alternativas. O workshop reuniu pecuaristas, indústria da carne, varejistas, cientistas, médicos veterinários e ONG’s de bem-estar animal.
Após o workshop, a Comissão Europeia lançou um comunicado, elogiando os planos dos principais atores do setor, que se comprometeram voluntariamente a terminar com a castração cirúrgica de suínos na Europa em primeiro de janeiro de 2018.
A partir de 1 de janeiro de 2012, a castração cirúrgica de suínos, se realizada, deve ser com analgesia prolongada e/ou anestesia. A parceria europeia será estabelecida de modo a desenvolver as ferramentas necessárias para atingir as metas e certificar-se de que eventuais custos serão partilhados de forma justa.
Os partes que participaram do workshop assinaram uma Declaração Europeia sobre as opções à castração cirúrgica de suínos. Segundo a Comissão Europeia, a declaração é a primeira do gênero em termos de UE para o bem-estar animal, e é um convite aberto para todas as partes do setor de suínos europeus a aderir à iniciativa voluntária.
Fonte: Porkworld/Meatingplace
http://www.cfmv.org.br/portal/noticia.php?cod=1069

Um comentário:

  1. Será que essa iniciativa se estenderá ao Brasil? Não sou da área de suínos, mas o pouco que conheço sei que não se utiliza uma analgesia prolongada. Desculpe se estiver falando bobagens. Se alguém puder colocar como está sendo feito atualmente o procedimento em nosso país seria bom. Ótimo artigo!

    ResponderExcluir