sábado, 1 de janeiro de 2011

Boletim Abrasco

ABRASCO coordena reunião preparatória do Movimento da Reforma Sanitária para primeira audiência com Alexandre Padilha
ABRASCO está organizando uma reunião com os parceiros que integram o Movimento da Reforma Sanitária no próximo dia 03 de janeiro, depois da cerimônia de posse do novo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O encontro, coordenado pelo presidente da Associação, Luiz Augusto Facchini, será realizado na sede da Fiocruz Brasília e terá como objetivo atualizar análises e preparar a interlocução com o novo governo - discutindo propostas do Movimento para o Sistema Único de Saúde e a Saúde Coletiva - na primeira audiência com o novo ministro no dia seguinte, quando Padilha receberá em mãos o documento Uma Agenda Estratégica para a Saúde no Brasil. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, transmite o cargo ao seu sucessor na próxima segunda-feira, às 15h. O ato será no auditório Emílio Ribas, no térreo do edifício sede do Ministério.
Médico infectologista formado pela Unicamp, com especialização pela USP, Padilha coordenou o Núcleo de Extensão em Medicina Tropical do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP (Numetrop/USP), entre 2000 e 2004, período que foi também coordenador de Projetos de Pesquisa, Vigilância e Assistência em Doenças Tropicais, no Pará, realizado em parceria com a OPAS e o Fundo de Pesquisa em Doenças Tropicais da Organização Mundial de Saúde. Ainda em 2004, assumiu o cargo de Diretor Nacional de Saúde Indígena da Funasa, órgão ligado ao Ministério da Saúde. Nomeado ministro de estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República em setembro de 2009, Alexandre Padilha já atuava na coordenação política do governo Lula desde agosto de 2005, quando ingressou na Subchefia de Assuntos Federativos (SAF), a qual chefiou entre janeiro de 2007 e a posse como ministro. Membro do PT, Alexandre Padilha integrou a coordenação das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (1989 e 1994) e de Dilma Roussef (2010). O ato de transmissão do cargo poderá será transmitido ao vivo pelo Datasus (www.saude.gov.br/emtemporeal) e pela Web Rádio Saúde (www.webradiosaude.com.br/radioonline).
Boletim impresso da ABRASCO apresenta consolidado de 2010
O número 105 do Boletim impresso da ABRASCO apresenta um consolidado que destaca as realizações da Associação durante 2010. Veja nesta edição: informações sobre as reuniões itinerantes da Diretoria, a entrega do documento "Uma Agenda Estratégica para a Saúde do Brasil" à presidente eleita Dilma Rousseff, a primeira reunião do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Saúde Coletiva, a indexação da Revista Brasileira de Epidemiologia pela MedLine, a renovação da Revista Ciência e Saúde Coletiva (que passou a ser mensal), a inauguração do Café Saúde e Letras na Fiocruz Pernambuco, uma entrevista com Carlos Coimbra Jr. sobre o 1° Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição dos Povos Indígenas, as publicações técnico-científicas fruto do intercâmbio Brasil-Canadá, a criação da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, além de informações sobre o I Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, o V simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e o I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental, entre outras notícias. A publicação está disponível aqui.
Propaganda e Obesidade
Carlos Augusto Monteiro, professor do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e integrante do GT Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva da ABRASCO, publicou o artigo "Propaganda e Obesidade" no jornal O Globo, no último dia 16 de dezembro. No artigo o pesquisador denuncia que "campanhas publicitárias milionárias e extremamente eficazes cuidam para ampliar vantagens dos produtos ultraprocessados, promovendo sua hiperpalatabilidade (´você não pode resistir´) e sua conveniência (´coma em qualquer lugar e a qualquer hora´), quando não estimulando diretamente o comer compulsivo (um desses produtos atende pelo sugestivo nome de "Sem parar"). Além disso, a não regulação do marketing desses produtos no Brasil permite sua oferta e propaganda em todos os ambientes (incluindo escolas, hospitais e farmácias), promoção por celebridades, uso de alegações saudáveis sem base cientifica comprovada, megadescontos na compra de megaporções, campanhas dirigidas especificamente a crianças e adolescentes, estratégias de venda-casada, uso de personagens e heróis do universo infantil, brindes e prêmios na compra dos produtos e tantas outras técnicas de marketing já proibidas em vários países." Para ver o artigo na íntegra clique aqui.
ABRASCO no Twitter
ABRASCO está no Twitter! A Associação marca presença no serviço de microblog informando sobre suas atividades e divulgando temas de interesse para todos os profissionais, estudantes e público da área de Saúde Coletiva. O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. Para acompanhar a ABRASCO acesse http://www.twitter.com/abrasco.
CNPq ganha nova sede em Brasília
Na segunda-feira, 27 de dezembro, durante a última reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT) do governo Lula, foi realizada oficialmente a primeira atividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em sua nova sede: um edifício com sistema de informática totalmente reformulado, com salas de reuniões e de videoconferências, auditório, restaurante e lanchonete. A partir de agora o CNPq poderá concentrar suas atividades em um único local, depois de 30 anos trabalhando em três prédios dispersos. O novo endereço do CNPq é SHIS QI 1, lote B, Lago Sul, Brasília. Mais informações: www.cnpq.br.
Heleieth Saffioti
Com grande tristeza registramos o falecimento da professora Heleieth Saffioti, grande pesquisadora e uma das pioneiras em estudos da ótica de Gênero, no último dia 13 de dezembro. Seus estudos sobre as mulheres brasileiras e sua situação no mercado de trabalho foram pioneiros. Professora aposentada da UNESP e do programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na área de Sociologia, foi pessoa admirável e uma acadêmica engajada no feminismo e na transformação social. Em seus estudos buscou apontar para as questões da desigualdade existente entre homens e mulheres, aspecto fulcral da teoria de gênero, que sempre fez entrelaçar com as referências da desigualdade de classe social. Em anos mais recentes dedicou-se a estudos acerca da violência contra mulheres, temática em que também se notabilizou e cujas contribuições são substantivas. Relembrando essa grande empreendedora e humanista, a ABRASCO junta-se às demais manifestações de homenagem à nossa querida Heleieth Safiotti.
Trabalho, Educação e Saúde
A versão eletrônica do fascículo número 3 do volume 8 da Revista Trabalho, Educação e Saúde, periódico científico editado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz já está disponível no site Já está no site www.revista.epsjv.fiocruz.br. Neste último número de 2010, o ensaio trata da centralidade e da imaterialidade do trabalho, articulando-as com classes sociais e luta política. Dois textos priorizam o trabalho em saúde: o primeiro, a partir do  território, compreendido como espaço da dinâmica social  e da produção do processo saúde-doença; e o segundo investiga os significados que o trabalho assume entre adolescentes.  Um terceiro artigo discorre sobre as especificidades da população rural quanto a se sentir saudável ou doente. A inclusão da odontologia no Sistema Único de Saúde (SUS) tem se acentuado na última década. Em dois textos, apresentamos os resultados de uma investigação sobre o  modo como os trabalhadores dessa área se veem na relação com o SUS  e os imbricamentos entre ética e formação profissional, no contexto de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais no Ensino Superior brasileiro. Em um outro artigo, o tema saúde bucal é retomado sob a perspectiva do trabalho do profissional de nível médio. Ainda na seção Artigos, um texto faz a crítica da divulgação científica produzida pelo jornal Folha de S. Paulo a respeito de educação não-formal sobre reprodução assistida. Na seção Debate, que marca o último fascículo do ano de Trabalho, Educação  Saúde, uma discussão sobre as neurociências busca mapear as relações dessas disciplinas com o trabalho na educação e na saúde. Por fim, a revista apresenta um  relato de pesquisa que versa sobre sites que tratam de drogas de abuso.
Publicações
Health Systems Institutional Characteristics: a survey of 29 OECD Countries (Valerie Paris, Marion Devaux and Lihan Wei. OECD HEALTH WORKING PAPERS No. 50, 2010-05-10. Organisation for Economic Co-operation and Development OECD 28-Apr-2010);

Tackling Chronic Disease in Europe - Strategies, interventions and challenges (Reinhard Busse, Professor and Director of the Department of Health Care Management at the Berlin University of Technology, and Associate Head for Research Policy of the European Observatory on Health Systems and Policies. Miriam Blümel, David Scheller-Kreinsen and Annette Zentner, research fellows at the Department of Health Care Management at the Berlin University of Technology. World Health Organization 2010, on behalf of the European Observatory on Health Systems and Policies);

Solving the Problem of Childhood Obesity Within a Generation (US White House Task Force on Childhood Obesity. Report May 11, 2010);

Improving Health Service Delivery in Developing Countries - From Evidence to Action (Editors: David Peters, Sameh; El-Saharty, Banafsheh Siadat, Katja Janovsky, and Marko Vujicic. The International Bank for Reconstruction and Development / The World Bank 2009);

Algorithms for enhancing public health utility of national causes-of-death data (Naghavi M, Makela S, Foreman K, O´Brien J, Pourmalek F, Lozano R. Institute for Health Metrics and Evaluation, University of Washington. Population Health Metrics 2010, 8:9 - 10 May 2010);

Can Foreign Policy Make a Difference to Health? (Sigrun Møgedal, Ministry of Foreign Affairs, Oslo, Norway, Benedikte Louise Alveberg, Consultant on foreign policy and global health, Oslo, Norway. PLoS Med 7(5): e1000274. doi:10.1371/journal.pmed.1000274 - May 11, 2010. This article is part of the PLoS Medicine Global Health Diplomacy series);

Global, regional, and national causes of child mortality in 2008: a systematic analysis (Prof Robert E Black a , Prof Simon Cousens b, Hope L Johnson a, Joy E Lawn c, Prof Igor Rudan d, Diego G Bassani e, Prof Prabhat Jha e, Prof Harry Campbell d, Christa Fischer Walker a, Richard Cibulskis f, Thomas Eisele h, Li Liu a, Colin Mathers g. a Department of International Health, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Baltimore, MD, USA. b London School of Hygiene and Tropical Medicine, London, UK. c Saving Newborn Lives/Save the Children, Cape Town, South Africa. d University of Edinburgh Medical School, Edinburgh, UK. e Centre for Global Health Research, Li Ka Shing Knowledge Institute, St Michael´s Hospital, University of Toronto, Toronto, ON, Canada. f Global Malaria Programme, WHO, Geneva, Switzerland. g Department of Health Statistics and Informatics, WHO, Geneva, Switzerland. h Department of International Health and Development, Tulane University School of Public Health and Tropical Medicine, New Orleans, LA, USA. The Lancet: Available online 11 May 2010 - doi:10.1016/S0140-6736(10)60549-1); 
Equity, social determinants and public health programmes (Edited by Erik Blas and Anand Sivasankara Kurup 2010, 300 pages. ISBN 978 92 4 156397 0. World Health Organization 2010);

Benefit Incidence Analysis - Are Government Health Expenditures More Pro-rich Than We Think? (Adam Wagstaff. Policy Research Working Paper 5234 - The World Bank - Development Research Group. Human Development and Public Services Team- March 2010);

Focusing on Obesity Through a Health Equity Lens – Second edition (Yoline Kuipers - EuroHealthNet. March 2010);

Which New Approaches to Tackling Neglected Tropical Diseases Show Promise? (Jerry M. Spiegel 1,2,3, Shafik Dharamsi 2,3,4, Kishor M. Wasan 5, Annalee Yassi 1,6, Burton Singer7, Peter J. Hotez 8, Christy Hanson 9, Donald A. P. Bundy10. 1 School of Population and Public Health, Faculty of Medicine, University of British Columbia, Vancouver, B.C., Canada, 2 Centre for International Health, College of Health Disciplines, University of British Columbia, Vancouver, B.C., Canada, 3 Liu Institute for Global Issues, College for Interdisciplinary Studies, University of British Columbia, Vancouver, B.C., Canada, 4 Department of Family Practice, Faculty of Medicine, University of British Columbia, Vancouver, B.C., Canada, 5 Division of Pharmaceutics and Biopharmaceutics, Faculty of Pharmaceutical Sciences, University of British Columbia, Vancouver, B.C., Canada, 6 Global Health Research Program, College for Interdisciplinary Studies, University of British Columbia, Vancouver, B.C., Canada, 7 Emerging Pathogens Institute, University of Florida, Gainesville, Florida, United States of America, 8 George Washington University, Department of Microbiology, Immunology, and Tropical Medicine, and Sabin Vaccine Institute, Washington, D.C., United States of America, 9 United States Agency for International Development (USAID), Washington, D.C., United States of America, 10 The World Bank, Washington, D.C., United States of America. PLoS Medicine - May 2010 - Volume 7 - Issue 5 - e1000255);

Systemic capacity building: a hierarchy of needs (Christopher Potter1 and Richard Brough2. 1 Department of Epidemiology, Statistics and Community Medicine, University of Wales College of Medicine, Cardiff, UK and 2 EC Health and Family Welfare Programme Office, New Delhi, India. doi: 10.1093/heapol/czh038 Health Policy and Planning 19(5), HEALTH POLICY AND PLANNING; 19(5): 336–345 Oxford University Press).
Oportunidades
* O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNISINOS, nível mestrado acadêmico, seleciona professor-pesquisador para o seu corpo docente permanente, com disponibilidade para 40 horas semanais de dedicação. Veja o edital clicando aqui;

* A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 20, o edital para processo seletivo no Programa Conjunto de Bolsas para realização de Doutorado Pleno, Sanduíche e Duplo Doutorado na Republica Federativa da Alemanha, fruto de cooperação da fundação com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa tem como objetivo a formação de docentes e pesquisadores de alto nível e a consolidação da cooperação científica entre Brasil e Alemanha. As bolsas são concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para a realização de doutorado integral, duplo doutorado ou doutorado sanduíche na Alemanha. São concedidas bolsas em todas as áreas de conhecimento. Mais detalhes aqui;

* A diretoria da FAPERJ divulgou nesta quinta-feira, 30/12, o Calendário de Bolsas e Auxílios para 2011 do programa básico de fomento da Fundação. O Calendário de Bolsas e Auxilio da FAPERJ 2011 inclui a nova modalidade de bolsa para estágio de doutorandos no exterior (doutorado sanduíche) ao calendário regular do programa básico de fomento da FAPERJ. Outra novidade está nos auxílios à organização de eventos (APQ 2) e à participação em reunião científica (APQ 5) que passaram a estar divididas em duas chamadas anuais, uma para eventos com realização no segundo semestre de 2011 (junho a dezembro) e a outra para o primeiro semestre de 2012 (janeiro a junho de 2012). Já as bolsas de pós-doutorado recém-doutor (PDR) permanecem temporariamente suspensa do calendário regular, haja vista a negociação existente entre a Capes e a FAPERJ, visando ao lançamento de nova edição de edital específico para "Apoio ao Programa de Pós-Doutorado no Estado do Rio de Janeiro". Os interessados em submeter propostas ao programa básico de fomento da Fundação devem estar com cadastro atualizado no Sistema inFAPERJ, preencher os critérios de elegibilidade previstos no Manual de Bolsas e Auxílios da FAPERJ e não podem estar inadimplentes. Mais informações aqui;

* O Programa de Bolsa Dra. Ruth Cardoso abriu seleção de propostas para sua terceira edição. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de janeiro de 2011. A iniciativa oferece apoio à participação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de ciências humanas e sociais nas atividades da Universidade de Columbia, em Nova York, Estados Unidos. 
O Programa é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Universidade de Columbia e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright). Entre os objetivos do programa estão destacar no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos a atuação de cientistas brasileiros em instituições do país nas áreas de ciências humanas e sociais e promover a aproximação, o diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das duas culturas e sociedades. A bolsa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright na Universidade Columbia em 1988 e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas ciências humanas e sociais. Os candidatos deverão ter concluído doutorado antes de 2007, possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana e estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. Deverão também, entre outros requisitos, dedicar-se em regime integral às atividades acadêmicas, que devem incluir a docência, orientação ou co-orientação de dissertações ou teses e/ou a participação em projetos de pesquisa em ciências humanas e sociais com ênfase nas áreas de antropologia, ciência política, sociologia e história do Brasil. A inscrição deve ser feita pela internet, com o preenchimento em inglês do formulário de inscrição, um syllabus do curso proposto com no máximo dez páginas e três cartas de recomendação em inglês, além de um currículo atualizado em português (na Plataforma Lattes), um currículo resumido em inglês e o projeto de pesquisa a ser desenvolvido na Universidade de Columbia. Mais informações: www.fapesp.br/ruthcardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário