domingo, 13 de fevereiro de 2011

Japão recupera status de livre de aftosa


A Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), com sede em Paris, na semana passada declarou o Japão como livre de febre aftosa, informou o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF) do país.

O MAFF pediu à OIE em outubro que retirasse o status de país infectado do Japão. A OIE aprovou o pedido em sua reunião na semana passada.

A decisão ajudará o Japão a expandir suas exportações de carne bovina, que caíram em 4% com relação ao ano anterior, para 541 toneladas, em 2010. A OIE classificou o Japão como país infectado em 20 de abril de 2010, após o MAFF ter reportado um caso suspeito em Tsuno, na província de Miyazaki. Cerca de 290.000 bovinos e suínos da província foram abatidos para conter a epidemia.

O Japão suspendeu todas as exportações de carne bovina quando o primeiro caso foi reportado. O país retomou as exportações para alguns de seus parceiros comerciais, incluindo Macao, Hong Kong e Cingapura, baseado em acordos bilaterais. O MAFF planeja pressionar Estados Unidos e Canadá, importantes importadores de carne bovina "wagyu" do Japão, a retomar as importações.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário:

Postar um comentário