sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Sistema Geobases completa um ano de funcionamento on-line em fase de teste




Com o objetivo de viabilizar a troca de dados mapeados por diferentes instituições numa mesma área geográfica, o Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) completou no mês de janeiro de 2011, um ano de funcionamento on-line em fase de teste, agregando informações na base de dados, associado à cartografia que abrange todo o território capixaba.



"Nessa fase ficou em evidência a importância dessa ferramenta, em razão dos diversos trabalhos, com a utilização de forma inédita no país, dos navegadores geográficos", afirmou o coordenador técnico doGeobases, Leandro Roberto Feitoza.

Atualmente, o Geobases tem o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado àSecretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo (Seag), como Secretaria Executiva, e o Diretor-presidente do Instituto, Evair Vieira de Melo, como secretário executivo do sistema.

"É com muita alegria que o Incaper faz parte desse sistema como Secretaria Executiva, e com parcerias e comprometimento de todos, integramos esse produto de desenvolvimento e de oportunidade para os capixabas", comentou Evair.

Geobases é formado por 85 unidades existentes no Estado. A Unidade Central está instalada na sede do Incaper, em Vitória, desde o dia 2 de julho de 2010, mas já esteve localizada, desde sua criação no ano de 1999, na Secretaria de Estado de Planejamento, Casa Civil, e no Instituto Jones dos Santos Neves (ISJN).

PORTAL 

O portal web do Geobases dá acesso às informações técnicas e estratégicas de vários setores da sociedade, além de alimentar e atualizar o próprio sistema, garantindo um ambiente com funcionalidade on-line de acesso aos integrantes do Geobases e também ao público geral, num centro integrado de gerenciamento, hospedagem e coordenação técnica, com evolução e atualização constantes.

O sistema é gerenciado pela Unidade Central, que promove a organização, o uso e a disponibilização das informações, difundindo a cultura de SIG (Sistema de Informação Geográfica) no Estado, para que no futuro alcance todos os municípios.

Segundo Feitoza, as equipes estudaram muito para possibilitar estruturas de fácil utilização, de modo que, mesmo que cada profissional seja um criador de bases, terá que seguir as regras de atualização de dados. "Isso beneficia a todos e facilita o processo de acesso às informações e ao entendimento das mesmas", completa.

O site é hospedado na web pela Prodest e o endereço eletrônico oficial do sistema é o www.geobases.es.gov.br. Mas por estar em fase de testes, o acesso para o público em geral está sendo feito pelo endereço www.webtrace.com.br/lista.html.

NAVEGADOR GEOGRÁFICO

Essa ferramente se trata de uma interface de acesso útil para visualizar e manipular dados geográficos, enriquecendo o Geobasespor viabilizar que várias pessoas contribuam em rede, pelos próprios computadores, com mais informações para a base de dados.

O navegador geográfico é um instrumento utilitário que permite percorrer um conjunto de informações do Geobases, facilidade que permite observar e interagir com a base de dados hospedada no servidor web, podendo realizar tarefas simples, como observar as informações contidas até executar tarefas mais complexas de realização de trabalhos on-line.

FONTE

Otavio de Castro - Jornalista
Telefone: (27) 3137-9868

Links referenciados

www.seag.es.gov.br

www.incaper.es.gov.br

www.geobases.es.gov.br

comunicacao@incaper.es.gov.br

www.webtrace.com.br/lista.html

www.geobases.es.gov.br

www.geobases.es.gov.br

www.incaper.es.gov.br

www.prodest.es.gov.br/default.as

Nenhum comentário:

Postar um comentário