quinta-feira, 10 de março de 2011

RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA - Universidade Estácio de Sá/RJ


Universidade Estácio de Sá

RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA – Curso de Especialização Lato Sensu

Edital - 2011


A Coordenação do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá faz saber que no período de 10 a 23 de março de 2011 estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos ao Programa de Residência em Medicina Veterinária (PRMV) Nível I, na Policlínica Escola do Curso de Medicina Veterinária, Campus Barra III, situada a Estrada da Boca do Mato, 850, Vargem Pequena – Rio de Janeiro, CEP 22783-320. A inscrição é gratuita.

Local de inscrição: Secretaria Setorial de Alunos do Campus Vargem Pequena, Estrada Boca do Mato, 850 – Vargem Pequena – Rio de Janeiro.

I – Das vagas
Artigo 1o – Serão oferecidas quatro vagas na área de Clínica Médica de Pequenos Animais.

Artigo 2o – Os candidatos deverão fazer inscrição através de requerimento próprio, disponível na Secretaria do Campus Vargem Pequena, até 23 de março de 2011, e deverão atender aos requisitos:
a)        Apresentar, na data da inscrição, formulário de inscrição devidamente preenchido;
b)       Cópia do Diploma de Graduação em Medicina Veterinária (autenticada), ou Certidão de Conclusão do Curso de Medicina Veterinária (autenticada), em Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC;
c)        “Curriculum Vitae”, formato Lattes (completo), cadastrado na Plataforma Lattes – CNPq, e documentos comprobatórios;
d)       Histórico escolar, original, da graduação;
e)      Cópia dos seguintes documentos pessoais: cédula de identidade; CPF; certidão de casamento; certificado de regularidade militar; comprovante de regularidade eleitoral;
f)      Duas fotos 3x4, coloridas;
g)     Se estrangeiro, apresentar passaporte, carteira de identidade estrangeira e cópia legível do visto de permanência no país;

Artigo 3o - Não poderão inscrever-se no processo de seleção os interessados que:
a)     Tenham três, ou mais, anos de formados;
b)     Já tenham concluído o Programa de Residência em qualquer Instituição;
c)     Tenham sido desligados do Programa de Residência em Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá ou de outras Instituições.

II – Do Exame de Seleção
Artigo 4o – A seleção constará de duas etapas, sendo a primeira eliminatória e a segunda, classificatória.
a)      Etapa 1ª: prova escrita sobre os conhecimentos básicos na área pretendida, com duração de quatro horas. Será considerado eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 7,0 (70%). Cada candidato receberá um número de inscrição que identificará sua prova, sendo vedado seu conhecimento pela banca examinadora;
b)     Etapa 2ª: prova prático-oral, onde serão avaliadas as habilidades técnicas (100%), que ocorrerá nas dependências da Policlínica-Escola A Comissão examinadora estará composta por dois professores da área de Clínica Médica de Pequenos Animais; entrevista individual, para avaliar o interesse (30%), dedicação (30%) e compromisso (40%) dos candidatos em relação ao PRMV; e análise de Curriculum Vitae, cuja avaliação considerará a formação acadêmica (40%) e a experiência profissional (60%) do candidato. A seleção será feita pela Comissão examinadora composta por três professores, sendo dois da área de Clínica Médica de Pequenos Animais e um do ciclo básico de formação profissional. Análise dos currículos será feita sem a presença dos candidatos.

Artigo 5o – Todas as etapas do processo seletivo serão realizadas no Campus Barra III, em Vargem Pequena, conforme o cronograma a seguir:
a)      Prova escrita: dia 24 de março de 2011, com início às 9 h, no auditório do Campus. O resultado da prova escrita será divulgado no dia 25 de março de 2011, a partir das 9 h, na Secretaria do Campus.
b)     Prova prático-oral: dia 29 de março de 2011, com início às 13:30h, na Policlínica-Escola. A ordem de realização será divulgada no dia 25 de março, junto com o resultado da prova escrita.
c)      Entrevista: dia 31 de março de 2011, com início às 09:00h, no auditório do campus. A ordem de realização será divulgada no dia 25 de março, junto com o resultado da prova escrita.

Artigo 6o – O conteúdo e a bibliografia sugerida para a prova escrita serão disponibilizados no ato da inscrição.

III – Do Resultado

Artigo 7º - Os resultados serão divulgados no dia 01 de abril de 2011, apresentados em ordem decrescente das notas obtidas, na Secretaria do campus Barra III.

Artigo 8o – O candidato terá três dias úteis para entrar com recurso na secretaria do campus, a partir da data de divulgação dos resultados. Durante o período de recurso, o candidato terá acesso as suas provas/avaliações, sob supervisão, no campus Barra III.

Artigo 9o – Como critério de desempate será considerada a maior nota na prova prática, seguida pela da prova escrita e, por fim, da nota do currículo.

IV – Da matrícula

Artigo 10º - O candidato aprovado e classificado efetuará sua matrícula junto a Secretaria do Campus BARRA III, das 09:00h às 16:00h, de 04 e 05 de abril de 2011, devendo apresentar:
a)      Cópia da carteira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro e do documento comprobatório de situação regularizada junto ao mesmo;
b)      Cópia da apólice de seguro contra acidentes pessoais com validade coincidente com a duração do período de residência;
c)      Número de agência bancária e de conta corrente.

Artigo 11o – Não poderão se matricular no PRMV os candidatos que participem de Programa de Aprimoramento Profissional ou que recebam remuneração proveniente de vínculo empregatício. Se houver vínculo empregatício do futuro Residente com Instituição Pública ou Privada, este deverá apresentar, no ato da matrícula, documento expedido pelo empregador atestando que não receberá salários ou outro rendimento de qualquer natureza enquanto participar do programa e que tenha conhecimento das horas semanais obrigatórias neste PRMV.

Artigo 12o - Os candidatos admitidos iniciarão suas atividades em 06 de abril de 2011, terão direito a bolsa mensal no valor de R$840,00, uma folga semanal, 30 dias de repouso (no ano) e terão que cumprir 2068 horas anuais de treinamento em serviço, um plantão noturno semanal (de 12 horas) e 264 horas anuais de atividades teóricas. O PRMV Nível I deve ter caráter generalista, sendo o treinamento do Médico Veterinário Residente conduzido sob a forma de rodízio por todos os setores da área a qual pertence a subárea de treinamento, e terá duração de um ano.

V – Das disposições finais

Artigo 13o – Serão admitidos os candidatos aprovados até o limite de vagas oferecidas neste Edital.

Artigo 14o - Os Médicos Veterinários Residentes Nível I que cumprirem suas atividades com bom aproveitamento, obedecendo ao Regimento Interno e ao Projeto Pedagógico do PRMV, poderão se inscrever para o PRMV Nível II no ano seguinte (obedecendo ao Edital da época).

Artigo 15o - A Universidade Estácio de Sá não se responsabiliza por estadia, alimentação e transporte do Médico Veterinário Residente.



  
Conteúdo Programático e bibliografia sugerida

Unidade I - SISTEMA DIGESTIVO E GLANDULAS ANEXAS
1.1. Sistema digestivo
1.1.1 Periodontite e estomatite
1.1.2 Patologias do esôfago
1.1.3 Patologias do estômago
1.1.4 Patologias do intestino delgado
1.1.5 Patologias do intestino grosso
1.2. Glândulas anexas
1.2.1 Patologias do fígado
1.2.2 Patologias do pâncreas exócrino
Unidade II - SISTEMA URINÁRIO
2.1. Infecção do trato urinário
2.2. Inflamação do trato urinário inferior dos felinos
2.3. Insuficiência renal aguda e crônica
2.4. Urolitiases
Unidade III - SISTEMA CARDIOVASCULAR
3.1. Insuficiência cardíaca congestiva
3.2. Doenças miocárdicas
3.3. Doenças valvulares e endocárdicas adquiridas
3.4. Dirofilariose
3.5. Ressuscitação cardio-pulmonar
Unidade IV - SISTEMA RESPIRATÓRIO
4.1.Patologias do trato respiratório superior
4.2.Patologias do trato respiratório inferior
Unidade V - SISTEMA TEGUMENTAR E SEUS ANEXOS
5.1. Desordens da queratinização
5.2. Doenças bacterianas
5.3. Doenças alérgicas
5.4. Doenças parasitárias
5.5. Dermatofitoses
5.6. Dermatoses hormonais
Unidade VI - SISTEMA ENDOCRINO
7.1. Distúrbios da glândula tireóide
7.2. Distúrbios da glândula paratireóide
7.3. Distúrbios do pâncreas endócrino
7.4. Distúrbios da glândula adrenal
Unidade VII - SISTEMA NEUROLOGICO
8.1. Localização das lesões do sistema nervoso central
8.2. Convulsões
8.3. Ataxia, paresia e paralisia.
8.4. Encefalites, mielites e meningites.
Unidade VIII - SISTEMA MUSCULAR ESQUELETICO
8.1. Principais distúrbios musculares
8.2. Distúrbios articulares
Unidade IX - ORGAOS DOS SENTIDOS
9.1. Patologias oculares
9.1.1 Órbita ocular
9.1.2 Pálpebras e anexos
9.1.3 Córnea
9.1.4 Uvea
9.1.5 Cristalino
9.1.6 Retina
9.2. Patologias otológicas
9.2.1 Ouvido externo
9.2.2 Ouvido médio
9.2.3 Ouvido interno


  
BIRCHARD, Stephen J; SHERDING, Robert G. Manual saunders: clínica de pequenos animais. São Paulo: Roca, 1998.
BISTNER, Stephan I; FORD, Richard B. Manual de procedimentos veterinários & tratamento de emergências. São Paulo: Roca, 1997.
ETTINGER, Stephen J; FELDMAN, Edward C. Tratado de medicina interna veterinária: moléstias do cão e do gato. São Paulo: Manole, 1997.
HOSKINS, Johnny D. Pediatria veterinária: cães e gatos do nascimento aos seis meses. Rio de Janeiro: Interlivros, c1997.
LORENZ, Michael D; CORNELIUS, Larry M. Diagnostico clinico em pequenos animais. 2. ed. Rio de Janeiro: Interlivros, 1996.
NELSON, Richard W; COUTO, C. Guillermo. Fundamentos de medicina interna de pequenos animais. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994

Nenhum comentário:

Postar um comentário