quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nova edição da revista Memórias do IOC traz estudos inéditos sobre malária e HIV

Em sua nova edição, que acaba de ser disponibilizada na internet, a revista científicaMemórias do Instituto Oswaldo Cruz traz artigos sobre a indução da resistência por medicamentos contra o HIV, o risco das transfusões sanguíneas para a transmissão da malária na Venezuela e a descrição do modelo experimental canino para estudos imunobiológicos das leishmanioses, entre outros temas. Para acessar, clique aqui.

 Imagem microscópica de duas formas de <EM>Paracoccidioides brasiliensis</EM> que está na capa da nova edição
Imagem microscópica de duas formas de Paracoccidioides brasiliensis que está na capa da nova edição

No vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1), a mutação D30N na região da protease é selecionada pelo inibidor de protease nelfinavir. Um artigo publicado por pesquisadores do Laboratório de Virologia Humana da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Genética do Instituto Nacional de Câncer (Inca) analisou o impacto do medicamento nelfinavir para conferir resistência do HIV-1 subtipo B para outros inibidores da protease. O estudo demonstrou que a mutação D30N aumenta a susceptibilidade aos inibidores saquinavir (SQV) e amprenavir em HIV-1 subtipo B e que a mutação N88D em D30N neutraliza esse efeito. O estudo sugere que esses resultados podem contribuir para o aperfeiçoamento o tratamento direto da droga em países onde o subtipo B é epidemiologicamente importante.

Entre os anos de 1999 e 2009, mais de 360 mil casos de malária foram registrados na Venezuela. No país, vários estados estão passando por epidemias da doença, aumentando o risco de transmissão vetorial e, eventualmente, de transmissão na transfusão de sangue. Com o objetivo de investigar o risco de transmissão transfusional nos bancos de sangue de áreas endêmicas e não endêmicas do país, cientistas venezuelanos analisaram as doações de sangue para verificar possíveis infecções por malária. No estudo, kits comerciais foram utilizados para detectar anticorpos e antígenos em amostras de doadores de sangue. Todas as amostras foram estudadas por microscopia e por reação em cadeia da polimerase (PCR). Os resultados revelaram níveis significativos de soropositividade em doadores de sangue, sugerindo que medidas mais eficazes são necessárias para garantir que a transmissão transfusional não ocorra.

Os cães domésticos são considerados os principais reservatórios da leishmaniose visceral. Com o objetivo de estabelecer um modelo experimental canino para fornecer controles positivos para testes de respostas imunes a leishmania, pesquisadores da Fiocruz Bahia, da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública de Salvador desenvolveram estudo que estabeleceu um protocolo para desenvolvimento de um modelo experimental canino que pode ser usado em estudos que abordem mecanismos imunológicos envolvidos na resistência e susceptibilidade ao infecção por L. infantum ou para testar potenciais candidatos a vacinas. O protocolo consistiu na inoculação de cães, por via subcutânea, com antígenos totais de promastigotas de leishmania, seguida por uma inoculação de promastigotas viáveis usando a mesma via. O estudo concluiu que os cães mantiveram-se saudáveis por um longo período de observação – mais de sete anos após a infecção. O protocolo apresentado mostrou ser capaz de induzir uma resposta imune celular duradoura, levando a uma infecção assintomática, indicando que o estudo fornece um protocolo útil para os estudos de mecanismos imunológicos e avaliação de vacinas em leishmanioses.

A detecção de genótipos de Mycobacterium tuberculosis (agente causador da tuberculose) resistentes ao medicamento rifampicina também foi destaque na edição de março dasMemórias. No estudo, foi investigada a validade do ensaio colorimétrico de hibridização reversa (CRDH) para detectar a presença de mutações em uma região específica do gene rpoB, que está associado à resistência à rifampicina.

Quando comparado com o teste de sensibilidade a antimicrobianos, a sensibilidade e a especificidade da metodologia CRDH foram 92,3% e 98,1% maiores, respectivamente. Quando comparado com a técnica de sequenciamento, a sensibilidade ea especificidade do CRDH foram 90,6% e 100% maiores, respectivamente. Para avaliar o desempenho do ensaio diretamente em amostras clínicas, 30 amostras de pacientes com tuberculose foram utilizados. Para estas amostras, os resultados do CRDH foram 100% compatíveis com os resultados da AST e do sequenciamento. Os resultados indicam que a taxa de concordância do CRDH é elevada quando comparada aos métodos convencionais e a dados de sequenciamento e sugerem que o CRDH pode ser aplicado com sucesso em um teste rápido para a identificação da resistência à rifampicina em M. tuberculosis. O estudo foi realizado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Centro Regional de Referência para Micobactérias da Itália, Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Luterana do Brasil de Canoas e do Laboratório de Pesquisa em HIV/Aids da Universidade de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário