terça-feira, 19 de abril de 2011

Reino Unido aumenta idade limite para teste de EEB


O Departamento de Alimentos, Meio-Ambiente e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), a Agência de Padrões de Alimentos (FSA) e a Assembleia Nacional de Gales, abriram um processo de consulta aumentando a idade limite acima da qual os bovinos saudáveis abatidos para consumo humano precisam ser testados para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). As entidades propuseram que a idade limite aumente de 48 meses para 72 meses a partir de primeiro de julho. Em detalhes, os dois aspectos da consulta são:


- A partir de 1 de julho de 2011, o Reino Unido e 21 outros Estados Membros permitirão aumentar a idade limite para teste de EEB para todos os bovinos saudáveis abatidos para consumo humano de 48 para 72 meses;

- A partir de janeiro de 2013, o Reino Unido e 21 outros Estados Membros terão permissão para testar uma amostra de bovinos saudáveis abatidos para consumo humano com idade de mais de 72 meses para EEB. O tamanho da amostra será decidido mais tarde.

A epidemia de EEB no Reino Unido está declinando. Foram confirmados 11 casos de EEB em bovinos na Grã-Bretanha em 2010. Mais de 2 milhões de bovinos saudáveis para consumo humano foram testados para EEB na Grã-Bretanha de novembro de 2005 até o final de 2010. Desses, somente dois bovinos com idade de menos de 72 meses foram diagnosticados com EEB: um abatido em 2005 e um abatido em 2008.

Se essas mudanças forem aprovadas, estima-se que levarão a uma economia de aproximadamente US$ 1,5 milhão por ano para a indústria e que haverá mais economias para o Governo.

A reportagem é do MeatingPlace.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário