quinta-feira, 5 de maio de 2011

Boletim Abrasco


Presidente da ABRASCO participará do Fórum de Mobilização para Enfrentamento das Doenças Negligenciadas
Foto: Amparo DrumondO presidente da ABRASCO, Luiz Augusto Facchini, estará participando, no dia 06 de maio, do Fórum de Mobilização para Enfrentamento das Doenças Negligenciadas. Na oportunidade coordenará um painel que contará com as participações do Secretário Executivo de Vigilância em Saúde (SES/PE), Eronildo Felisberto ("Diagnóstico Situacional das Doenças Negligenciadas em Pernambuco"); Enrique Gil Bellorin, Gerente da Área de Controle de Doenças da OPAS/Brasil ("Plano Muncial de Combate às Doenças Negligenciadas") e; o Diretor do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fiocruz, Eduardo Freese ("Cooperação da Pesquisa e do Ensino para o Controle de Doenças"). No evento será lançado o Programa Sanar, que tem objetivo de enfrentar doenças tropicais endêmicas que atingem a população de baixa renda (tracoma, chagas, esquistossomose, hanseníase, filariose, helmitíase e tuberculose). O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador do Estado, Eduardo Campos e o Secretário de Estado de Saúde, Jarbas Barbosa confirmaram participação no evento. O Fórum será realizado, das 8h às 17h, no auditório do Centro de Convenções da UFPE, na Cidade Universitária.  Veja a programação detalhada do encontro aqui.
Corações partidos e petrificados
Ligia Bahia, vice-presidente da ABRASCO e professora de economia da saúde no Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ), publicou o artigo "Corações partidos e petrificados" no Jornal O Globo, no dia 02 de maio. No texto Ligia fala sobre o financiamento e acesso à saúde lembrando que "a experiência com a oferta de tecnologias médico-hospitalares abrigadas em espaços fortemente demarcados por diversas barreiras discriminatórias, entre as quais a cobrança de valores muito superiores à capacidade de pagamento da maioria da população, confunde a ordem dos fatores.(...)Entretanto, para a saúde, nem tudo que é bom é caro e privativo. Os dispêndios vultosos tornam-se, quase sempre, subsidiados por recursos públicos". Para Lígia “o SUS tem muitos significados. Mas nenhum deles franqueia a apropriação por poucos do acervo coletivo de conhecimentos e atividades disponíveis para evitar riscos, restabelecer a saúde, evitar a dor e o sofrimento. A institucionalização de um processo permanente de avaliação de programas, serviços e tecnologia para a saúde, articulado com a regulação de preços, devolve-lhe seu sentido conflitivo, de espaço de passagem do individuo ao cidadão e progressão da garantia e expectativas de direitos à saúde." Confira o texto na íntegra aqui.
Universidade Federal de Pelotas abre inscrições para Especialização em Saúde da Família
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou o Curso de especialização em Saúde da Família na modalidade à distância. Coordenado pelo Departamento de Medicina Social em parceria com as Faculdades de Enfermagem e Odontologia, o curso conta com financiamento do Ministério da Saúde através da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES). Coordenado pelos pesquisadores Luiz Augusto Facchini (presidente da ABRASCO) e Anaclaudia Gastal Fassa, do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, a iniciativa tem como objetivo capacitar profissionais de saúde da família do SUS promovendo o aprimoramento da gestão e da organização dos serviços de Atenção Primária à Saúde, a qualificação da prática clínica, a institucionalização da avaliação e monitoramento em saúde, a cidadania e a participação social. O curso estará com inscrições abertas à partir do dia 16 de maio, oferecerá 1000 vagas nos próximos 2 anos e a primeira turma, de 250 alunos, começará suas atividades no dia 04 de julho.Mais informações estão disponíveis no site do curso ou Departamento de Medicina Social da UFPel, no telefone (53) 3309.2400. Assista o vídeo de apresentação do curso clicando aqui.
ABRASCO Livros divulga a lista das obras mais vendidas no mês de abril
"Epidemiologia – caderno de texto e exercício", de autoria de Roberto A. Medronho, Kátia Vergetti Bloch, Ronir Raggio Luiz e Guilherme Loureiro Werneck, foi a obra mais vendida pela ABRASCO Livros no mês passado. A informação foi divulgada por Inez Pinheiro, gerente comercial da livraria, na lista dos 10 livros do mês de abril (confira também os livros mais vendidos em janeiro,fevereiro e março). A ABRASCO Livros tem sede no térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, aberta das 9h às 17h e também atende os pedidos à distância pelo e-mail abrlivro@ensp.fiocruz.br. Para os pesquisadores, professores e alunos da Fiocruz Pernambuco, no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), os pedidos podem ser feitos diretamente em nosso ponto de vendas no mezanino, das 8h às 16h, ou pelo e-mail rosi03@cpqam.fiocruz.br. Lembramos que todos os associados daABRASCO que mantém a anuidade em dia, tem desconto especial.
Prêmio da ENAP consagra a Estratégia de Saúde da Família
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) ficou em primeiro lugar no 15º Concurso de Inovação na Gestão Pública Federal, entregue pelo Ministério do Planejamento e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Nessa edição, mais de 140 projetos foram habilitados a concorrer, os dez vencedores recebem o selo Inovação, cursos e publicações da ENAP. A Estratégia de Saúde da Família, como campeã em práticas inovadoras, ganhou curso técnico no Japão. Veja mais detalhes aqui.
Debate online com Nelson Rodrigues dos Santos
Nelson Rodrigues dos Santos, participará de um debate online promovido pelo Blog Saúde com Dilma, amanhã, dia 05 de maio, às 19h. Os interessados podem participar através de email, do Facebook (é necessário ter um perfil no Facebook) ou diretamente, utilizando o chat da Twitcam (é necessário possuir perfil no twitter). Nelson é autor do texto "Política Pública de Saúde: Qual o Rumo", no qual aborda a trajetória do SUS e seus acordos com os interesses privados. Discute ainda se é possível construir um Sistema Público de saúde almejado pela reforma sanitária. Leia o texto na íntegra clicando aqui.
Fiocruz África tem novo representante
O primeiro escritório internacional de representação da Fundação Oswaldo Cruz no exterior tem um novo representante. Após seis anos atuando na Coordenação da Área Técnica da Saúde do Idoso e na Direção do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública José Luiz Telles assumiu o desafio de coordenar o Escritório Regional de Representação da Fiocruz na África (Fiocruz África). Telles substitui sua colega de departamento Célia Almeida, que participou de todo o processo de implantação do escritório - fruto da cooperação entre o Brasil e os países africanos, principalmente aqueles que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) - e foi agraciada com a Comenda da Ordem de Rio Branco, oferecida em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Fiocruz no continente africano. Mais informações aqui.
VIII Congresso Internacional da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências
O VIII Congresso Internacional da Rede Brasileira de Cooperação em Emergências (RBCE) será realizado de 20 a 22 de junho de 2011,  em Porto Alegre/RS. O evento terá como tema central “A Superlotação dos Serviços de Assistência de Urgência como Signo da Crise do Acesso e da Qualidade do Sistema de Saúde”, propugnando pelo imperativo ético dos Direitos Humanos e pela ousadia de cumprir a Lei para superar a crise e perguntando-nos: Por que ainda não implantamos em sua totalidade a Política Nacional de Atenção Integral às Urgências do SUS? E propondo a criação do Departamento de Atenção as Urgências no Ministério da Saúde, para gerar uma governança superior para esta política tão necessária ao bem estar e segurança de nossa população e para a consolidação do SUS em qualidade, com absoluto respeito aos direitos humanos. O Congresso pretende ser o espaço de lançamento da Campanha Nacional pelos Direitos Humanos nas Urgências e elaborar e propor recomendações que ajudem a superar a superlotação e, desta maneira, evitar a violação massiva e sistemática dos direitos humanos nas urgências.
Publicações e oportunidades
Clique nos links a seguir e confira as publicações e oportunidades da semana.
Rua Diogo de Vasconcelos, 104 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21041-180 - Fone/FAX.: |21| 2560-8699 - 2560-8403 - Fone: 2598-2527/2528 - abrasco@ensp.fiocruz.br
ABRASCO - Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Todos os direitos reservados - © Copyright 2006 
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário