Esta semana o Dia de Campo na TV exibe o programa Compostagem de cama de eqüinos, hoje (27/05/11), pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E dia 29, às 8 horas pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 1º de junho, às 9h10, e no dia 3, às 16 horas.
Durante os Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, a convite do Comitê Organizador do Rio (CO-Rio), a Embrapa Solos deu início ao trabalho de compostagem de cama de eqüinos. O objetivo era dar uma destinação ambientalmente adequada para três mil quilos diários de dejetos produzidos pelos mais de 130 cavalos que participaram das provas de hipismo durante a competição. Na ocasião, teve início também uma parceria com a Escola de Equitação do Exército do Rio de Janeiro, que passou a utilizar o fertilizante orgânico gerado do processo de compostagem em seus parques e jardins.
A compostagem, processo de preparo de fertilizante natural rico em húmus e nutrientes, é uma técnica que permite reciclar o estrume de cavalos, minimizando ao máximo os impactos negativos ao meio ambiente. Com a compostagem de cama de eqüinos, os dejetos, misturados ao material usado para forrar o estábulo, como a palha ou maravalha, são amontoados em pilhas que devem ser periodicamente revolvidas para ter a umidade e temperatura constantemente controladas.
Esse manejo segue alguns princípios técnicos que permitem a transformação da matéria orgânica em um ambiente propício para a ação de microrganismos que existem tanto nos resíduos quanto no solo. É a partir da ação desses microorganismos que, ao final do processo de compostagem, obtém-se o fertilizante orgânico, explica o pesquisador, Ricardo Trippia, da Embrapa Solos.
A técnica pode ser adotada em propriedades rurais de qualquer tamanho, independentemente do número de cavalos existentes. "O produtor pode adaptar e testar diferentes situações, aproveitando sua realidade e a disponibilidade de outros tipos de resíduos orgânicos. Na compostagem, quanto mais materiais diferentes são misturados, melhor fica o composto final", ressalta Trippia.
Além do pesquisador, participa do programa a médica veterinária e instrutora da Escola de Equitação do Exército tenente Carla Neves, que destaca as vantagens do projeto e da parceria com a Embrapa.
O Dia de Campo na TV sobre Compostagem de cama de equinos foi exibido pela primeira vez no ano passado e é uma produção daEmbrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) e Embrapa Informação Tecnológica(Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
COMO SINTONIZAR O PROGRAMA
Net, Sky, Parabólica ou internet
Sexta-feira a partir das 9h
Canal do Governo Federal
Domingo, às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10, e sexta-feira, às 16h
TV Educativa de São Carlos (canal 48)
Ás quintas-feiras - 18h
Quinta-feira, às 20h, e sábado, às 11h
TV Itararé de Campina Grande (PB)
Aos sábados - 8h
Diariamente
Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, ou pelaLivraria Embrapa.
A matéria principal do programa pode ser vista também no site do Dia de Campo na TV. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.
FONTES
Carlos Dias – Jornalista
Telefone: (21) 2179-4578
Maria Luiza Brochado - Jornalista
Telefone: (61) 3448-4485
Links referenciados
www.agricultura.gov.br
www.embrapa.br
www.eseqex.ensino.eb.br
www.sct.embrapa.br
www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/tve-inicial.html
Maria Luiza Brochado
malu@sct.embrapa.br
Dia de Campo na TV
hotsites.sct.embrapa.br/diacampo
Livraria Embrapa
livraria.sct.embrapa.br
Ricardo Trippia
lattes.cnpq.br/5343573999264557
TV Sete Lagoas
www.tvsetelagoas.com.br
Embrapa Solos
www.cnps.embrapa.br
Canal Rural
www.canalrural.com.br
Carlos Dias
carlos@cnps.embrapa.br
TV Itararé
www.tvitarare.com.br
TV Agromix
www.agromix.tv
Embrapa
www.embrapa.br
TV NBR
www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário