sábado, 28 de maio de 2011

Compostagem de cama de equinos





Esta semana o Dia de Campo na TV exibe o programa Compostagem de cama de eqüinos, hoje (27/05/11), pelo Canal Rural (Net/Sky e internet) a partir das 9h30. E dia 29, às 8 horas pela TV NBR (canal do Governo Federal, captada por cabo, parabólica ou internet), com reprise no dia 1º de junho, às 9h10, e no dia 3, às 16 horas.

Durante os Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, a convite do Comitê Organizador do Rio (CO-Rio), a Embrapa Solos deu início ao trabalho de compostagem de cama de eqüinos. O objetivo era dar uma destinação ambientalmente adequada para três mil quilos diários de dejetos produzidos pelos mais de 130 cavalos que participaram das provas de hipismo durante a competição. Na ocasião, teve início também uma parceria com a Escola de Equitação do Exército do Rio de Janeiro, que passou a utilizar o fertilizante orgânico gerado do processo de compostagem em seus parques e jardins.


A compostagem, processo de preparo de fertilizante natural rico em húmus e nutrientes, é uma técnica que permite reciclar o estrume de cavalos, minimizando ao máximo os impactos negativos ao meio ambiente. Com a compostagem de cama de eqüinos, os dejetos, misturados ao material usado para forrar o estábulo, como a palha ou maravalha, são amontoados em pilhas que devem ser periodicamente revolvidas para ter a umidade e temperatura constantemente controladas. 

Esse manejo segue alguns princípios técnicos que permitem a transformação da matéria orgânica em um ambiente propício para a ação de microrganismos que existem tanto nos resíduos quanto no solo. É a partir da ação desses microorganismos que, ao final do processo de compostagem, obtém-se o fertilizante orgânico, explica o pesquisador, Ricardo Trippia, da Embrapa Solos.

A técnica pode ser adotada em propriedades rurais de qualquer tamanho, independentemente do número de cavalos existentes. "O produtor pode adaptar e testar diferentes situações, aproveitando sua realidade e a disponibilidade de outros tipos de resíduos orgânicos. Na compostagem, quanto mais materiais diferentes são misturados, melhor fica o composto final", ressalta Trippia.

Além do pesquisador, participa do programa a médica veterinária e instrutora da Escola de Equitação do Exército tenente Carla Neves, que destaca as vantagens do projeto e da parceria com a Embrapa.

Dia de Campo na TV sobre Compostagem de cama de equinos foi exibido pela primeira vez no ano passado e é uma produção daEmbrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) e Embrapa Informação Tecnológica(Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

COMO SINTONIZAR O PROGRAMA

Net, Sky, Parabólica ou internet 
Sexta-feira a partir das 9h

Canal do Governo Federal 
Domingo, às 8h, com reprise quarta-feira, às 9h10, e sexta-feira, às 16h

Ás quintas-feiras - 18h

Quinta-feira, às 20h, e sábado, às 11h

TV Itararé de Campina Grande (PB) 
Aos sábados - 8h 

Diariamente

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 ou (61) 3448-4236, ou pelaLivraria Embrapa.

A matéria principal do programa pode ser vista também no site do Dia de Campo na TV. Nesta página você pode acessar a grade completa da programação, além de reportagens dos anos anteriores.

FONTES

Carlos Dias – Jornalista 
Telefone: (21) 2179-4578

Maria Luiza Brochado - Jornalista
Telefone: (61) 3448-4485

Links referenciados

www.agricultura.gov.br

www.embrapa.br

www.eseqex.ensino.eb.br

www.sct.embrapa.br

www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/tve-inicial.html

Maria Luiza Brochado
malu@sct.embrapa.br

Dia de Campo na TV
hotsites.sct.embrapa.br/diacampo

Livraria Embrapa
livraria.sct.embrapa.br

Ricardo Trippia
lattes.cnpq.br/5343573999264557

TV Sete Lagoas
www.tvsetelagoas.com.br

Embrapa Solos
www.cnps.embrapa.br

Canal Rural
www.canalrural.com.br

Carlos Dias
carlos@cnps.embrapa.br

TV Itararé
www.tvitarare.com.br

TV Agromix
www.agromix.tv

Embrapa
www.embrapa.br

TV NBR
www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário