quinta-feira, 26 de maio de 2011

Organização Mundial de Saúde Animal anuncia extinção da peste bovina


Momento é considerado histórico por erradicar uma das doenças mais mortais do gado bovino, diz diretor da OIE


A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) anunciou nesta quarta, dia 25, a erradicação da peste bovina. Em seu 79º congresso anual, realizado em Paris, na França, delegados dos países-membros da entidade declararam oficialmente livres da doença 198 Estados e territórios com animais suscetíveis a contrair o vírus que a provoca, informou a OIE em comunicado.
O diretor-geral da instituição, Bernard Vallat, qualificou como evento histórico a erradicação daquela que é considerada uma das doenças mais mortais do gado bovino.
– A pecuária se tornou mais segura, assim como a subsistência de milhões de criadores de gado. São lições importantes que devem ser lembradas na luta contra outras doenças animais – acrescentou.
Embora o vírus da peste bovina já não circule entre os animais vivos, continua armazenado em alguns laboratórios para a produção de vacinas em caso de reaparecimento da doença de forma acidental ou devido a um ato proposital, disse a OIE.
A peste bovina é uma doença viral contagiosa, cuja taxa de mortalidade pode chegar a 100% em alguns rebanhos infectados. Conhecida antes mesmo da era romana, desencadeou em 1920 uma cooperação internacional após um surto na Bélgica. Seu combate foi um dos fatores que conduziram à criação da OIE quatro anos mais tarde. A erradicação da doença foi resultado de décadas de campanhas de vacinação e monitoramento, ressaltou a entidade.
Veterinários presentes à cerimônia compararam o feito à erradicação da varíola, em 1979.
– É um momento de orgulho na história de nossa profissão – disse Bill Taylor, responsável pelo relatório das fases finais da campanha de erradicação, liderado pela OIE e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
No comunicado, a OIE ainda lembrou os esforços que estão sendo feitos para erradicar outras doenças que causam grandes prejuízos à pecuária como a febre aftosa e a chamada peste dos pequenos ruminantes. 


AGÊNCIA ESTADO
Fonte: Canal Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário