sábado, 4 de junho de 2011

CRMV-RS: INFORMATIVO ONLINE Nº 464



SEMANA 28/05/2011 a 03/06/2011

ZOOTECNIA I
Seminário de Mercado de Trabalho e entrega de prêmio acontecem na próxima sexta
O Dia do Zootecnista será comemorado estado na próxima sexta-feira (10), em Alegrete, durante jantar-dançante no Clube Caixeiral. Na oportunidade, será entregue o Prêmio Destaque da Zootecnia 2011 a 11 personalidades que contribuem para a profissão e o agronegócio (clique aqui para conhecer a relação). No mesmo dia, às 14h, o CRMV-RS realiza o Seminário Mercado de Trabalho para a Zootecnia, em parceria com o Sindizoot e o Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete (clique aqui para ver a programação). As inscrições antecipadas podem ser realizadas pelo site do CRMV-RS até segunda-feira (06) (clique aqui).

ZOOTECNIA II
Seminário de RT será realizado em Dom Pedrito no dia 16
No dia 16 de junho, o CRMV-RS, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realiza o Seminário de Responsabilidade Técnica – Módulo Básico em Zootecnia em Dom Pedrito. A programação prevê a discussão de assuntos como empreendedorismo, ética profissional, marketing e responsabilidade técnica (clique aqui para acessar a programação). O evento, que será realizado no campus da Unipampa, é dirigido a profissionais e alunos do nono e décimo semestres letivos. As inscrições antecipadas devem ser realizadas até 10/06, no site do CRMV-RS (clique aqui para fazer a sua).

FENASUL
Balanço aponta comercialização 85% superior neste ano
Realizada entre os dias 26 e 29 no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a Fenasul 2011 registrou a comercialização de 842 animais, ao total de R$ 1.788.495,00, valor 85% superior ao obtido na edição de 2010. Nos quatro dias da feira, a Casa do Veterinário permaneceu de portas abertas para receber os visitantes, que participaram de seminários,  palestras e lançamentos. No dia 26, o Simvet/RS abordou o manejo no período do periparto de vacas leiteiras debate. Já o Nupper e o Leitecia, da UFRGS, relataram experiências na cadeia produtiva do leite no dia 27. O novo portal especializado em agribusiness do estado, o Agroband ( http://www.bandrs.com.br/agroband ), foi lançado com um almoço no dia 28. O CRMV-RS foi homenageado pela perticipação e parceria na Fenasul, durante almoço de entrega de prêmios no domingo (29).

ELEIÇÃO
Perfil dos integrantes da chapa Unidade, Inovação e Valorização
O Informativo Online está publicando breves perfis dos integrantes da chapa Unidade, Inovação e Valorização, única inscrita para a eleição do CRMV-RS. Dessa maneira, os médicos-veterinários e zootecnistas poderão conhecer um pouco mais dos candidatos.

Julio Otavio Jardim Barcellos - médico-veterinário, com especialização em Sistemas de Produção Animal no IAMZ –Zaragoza e mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como professor da UFRGS e coordena o Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro).

Angélica Pereira dos Santos Pinho - graduada em Zootecnia pela UFSM e Doutora em Zootecnia pela UFRGS. É professora nas disciplinas de Bioquímica I e II, Tecnologia e Agroindústrias de Produtos de Origem Animal, Avaliação de Carcaças e coordenadora acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Dom Pedrito.

TESOURARIA
Profissionais e empresas podem parcelar débitos com desconto até final do mês
Os profissionais e empresas inscritas no CRMV-RS e que possuem débitos poderão parcelar suas dívidas com descontos na multa e nos juros proporcionais ao número de parcelas até o final deste mês. O benefício está previsto na Resolução do CFMV n° 975, de 14 de dezembro de 2010, que reinstitui o Programa de Parcelamento de Débitos Fiscais perante o CRMV-RS, destinados a regularização dos débitos de anuidades, multas, taxas, emolumentos e demais créditos.Os profissionais devem regularizar sua situação para garantir a condição de eleitor na eleição e evitar multas por não votar. Informações pelo e-mail financeiro@crmvrs.gov.br ou telefone 51 2104 0554.

Parcela única
desconto de 100%
Parcelas 2 a 6
desconto de 60%
Parcelas 7 a 12
desconto de 40%
Parcelas 13 a 18
desconto de 30%
Parcelas 19 a 24
desconto de 20%

CAVALGADAS
Veterinário como responsável técnico qualifica atividades
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, recebeu na quarta-feira (1º) os médicos-veterinários Alexandre Monteverde e Henrique Noronha. Na oportunidade foi rediscutida a obrigatoriedade da presença do médico-veterinário como responsável técnico nas cavalgadas no estado. Oportunidade também para lembrar a preocupação do Ministério Público do Meio Ambiente, não somente com os cuidados com relação à preservação ambiental, mas também com o bem-estar e saúde do cavalo atleta. A exemplo da Cavalgada do Mar, realizada no mês de fevereiro deste ano, a Cavalgada da Serra, que aconteceu em maio durante cinco dias com a participação de 300 equinos saindo de São Francisco de Paula até Picada Café, foi assessorada tecnicamente pelos dois profissionais. Além abrir oportunidade de trabalho para médicos-veterinários, as cavalgadas tem um forte apelo cultural. Prova disso, foi o fato da comissão organizadora ter firmado convênio com as secretarias de educação dos municípios visitados, permitindo que crianças e adolescentes elaborassem poesias e redações a respeito do evento. Para o presidente do Conselho são movimentos dessa natureza que permitem resgatar um pouco da história gaúcha.

COMEMORAÇÃO
Academia celebra 9º aniversário e Ano Mundial da Veterinária
No sábado (28), os membros da Academia Rio Grandense de Medicina veterinária reuniram-se no auditório do zoológico de Sapucaia do Sul, da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em sessão plenária extraordinária para comemorar a passagem do seu 9º aniversário de instalação e o Ano Mundial da Veterinária. O acadêmico Cláudio Giacomini proferiu a palestra “O Médico Veterinário no Zoo: gratificações e vicissitudes”, seguido de almoço e visita às instalações do parque zoológico.

COMÉRCIO EXTERIOR
Rússia proíbe importação de carnes de 85 frigoríficos brasileiros
A Rússia anunciou na quinta-feira (02) a proibição da entrada de carnes brasileiras originárias do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. A medida começa a vigorar no dia 15. Santa Catarina ficou de fora da restrição. No total, 85 frigoríficos desses Estados estão proibidos temporariamente de entrar no mercado russo com sua produção de carnes de gado, suína e de frango. No estado, a medida atinge 35 frigoríficos. O argumento russo é de que uma missão veterinária enviada ao Brasil em abril constatou o não cumprimento dos requisitos sanitários russos. A proibição ocorre duas semanas depois da visita do vice-presidente da República, Michel Temer, a Moscou, durante a qual os russos acenaram com solução para os persistentes problemas para a entrada da carne brasileira em seu mercado.

MERCADO DE TRABALHO
Emater/RS-Ascar anuncia contratação de profissionais
Os 56 anos da Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) foram comemorados, nesta quinta-feira (02), com o anúncio da contratação de 200 novos profissionais, incluindo médicos-veterinários. A informação foi transmitida pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, durante café da manhã realizado na sede da Emater/RS-Ascar. Os novos funcionários serão chamados para realizarem o teste de perfil, obedecendo a sequência de classificação do último processo seletivo da Emater/RS-Ascar, efetuado no final de 2009. Eles reforçarão, prioritariamente, o trabalho naqueles municípios que contam com apenas um extensionista e grande número de agricultores familiares. Parte dos novos empregados atuará, temporariamente, no processo de estruturação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, pasta criada este ano pelo governo do Estado.

OUVIDORIA RESPONDE
Pergunta: “Vi no site de uma clínica veterinária um anúncio de promoção de três vacinas que, se aplicadas combinadas, dariam desconto de 50% em uma delas. Esse tipo de promoção pode ser feita?”
A chefe do setor de ética do CRMV-RS, Cristiane Del Pino, responde:
“O Código de Ética do Médico-Veterinário veda que o médico-veterinário pratique atos de concorrência desleal e também não permite a divulgação, em veículos de comunicação de massa, de tabelas de honorários ou descontos que infrinjam os valores referenciais regionais. Se há interesse em realizar denúncia quanto a ato ou fato passível de configurar, em tese, infração a princípio ou norma ético-disciplinar, deve ser feita nos termos da Resolução CFMV 875/2007.”

ENTREVISTA: Maria Izabel Merino de Moraes
Evento debateu o papel do veterinário na saúde ambiental
Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, médicos-veterinários de prefeituras municipais, órgãos estaduais e acadêmicos de Medicina Veterinária acompanharam na sexta-feira (03) palestras sobre o papel do veterinário na saúde ambiental. O encontro, promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e apoio do CRMV-RS, já percorreu 20 estados brasileiros e ao final, irá reunir informações sobre a atuação do médico-veterinário na saúde ambiental. A inserção dos profissionais em equipes multidisciplinares, grade curricular dos cursos de Medicina Veterinária e licenciamentos ambientais também foi abordados pelos médicos-veterinários Luciano Menezes Ferreira e Maria Izabel Merino de Medeiros, de São Paulo, Maria do Rosário Lira Castro, do Rio de Janeiro, e Maria Auxiliadora Gorga Luna, do Distrito Federal, e membros da Comissão Nacional de Saúde Ambiental (CNSA) do CFMV. A pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) Maria Izabel foi uma das idealizadoras do projeto e falou sobre o trabalho que está sendo feito para que o médico-veterinário tenham maior conhecimento sobre a saúde ambiental.

Qual é o objetivo desses encontros promovidos pelo CFMV?
Antes da formação da Comissão Nacional de Saúde Ambiental (CNSA) do CFMV, elaborei um projeto, em parceria com a médica-veterinária Cláudia Scholten, a partir das dificuldades que encontrávamos com a inserção e participação do médico-veterinário na saúde ambiental. Apresentamos o projeto para o CFMV, e apartir daí, constituímos uma comissão. Esse ciclo de palestras está acontecendo em vários estados do Brasil para coletar informações sobre o que cada veterinário entende sobre saúde ambiental. Esse ciclo de palestras foi ofertado a todos os conselhos regionais. A adesão é voluntária. Já percorremos 20 estados brasileiros em busca de dados.

O que será feito após a coleta dos dados?
Através da compilação desses dados nós vamos fornecer um boletim informativo ou livro, que será distribuído pelo CFMV, para dar um retorno ao público que participou dos ciclos de palestras, sobre a situação regional do médico-veterinário na saúde ambiental. Em novembro iremos fazer um fórum com todos os conselhos, onde iremos apresentar os resultados obtidos com os ciclos de palestras. Dentro do site do CFMV iremos disponibilizar uma ferramenta para dissolver dúvidas sobre o trabalho do médico-veterinário na saúde ambiental. Hoje estamos sensibilizando o profissional do Rio Grande do Sul para a questão ambiental. 

Como é a participação do médico-veterinário na saúde ambiental?
Há um desconhecimento por parte dos médicos-veterinários, mas ao mesmo tempo, um interesse muito grande. Existem veterinários que trabalham há mais de 30 anos na área ambiental e tiveram que buscar conhecimento para atuarem na área. Em contrapartida, existem profissionais que não tem idéia de que podiam trabalhar nesta área. Muitos alunos estão observando a necessidade de ter, integrado a grade curricular, alguma disciplina sobre o meio ambiente. Hoje existem muitos problemas nos editais de concursos públicos, dentro da área ambiental, que não incluem o médico-veterinário.

CONCURSOS
São Paulo
Concurso público para seleção de um professor assistente doutor da disciplina Epidemiologia e Saneamento no departamento de higiene veterinária e saúde pública da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu. Inscrições  até 29/07. Informações: www.fmvz.unesp.br/Concursos/Docente/Edital36_2011.pdf
ou (14) 3811-6096 ou (14) 3811-6079

CURSOS E EVENTOS

Curso de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores de Alimentos, de 06 a 08/06, em Passo Fundo (RS). Informações: 54 9105 7783 ou www.agroqualita.com.br.

I Seminário Gaúcho de Leishmaniose, dia 08/06, no Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Pormoção: Movimento Gaúcho de Defesa Animal (MGDA). Informações e incrições: carlos.denig@al.rs.gov.br.

Curso Manejo e Aspectos Sanitários de Psitacídeos em Cativeiro, dias 10 e 11/06, em Curitiba (PR). Informações: 41 3029 0159 ou www.sindivetpr.org.

Noite da Especialidade: Oncologia – Linfoma, quando a quimioterapia é indicada, 14/06, em Porto Alegre (RS), no auditório do CRMV-RS. Informações: 51 3024 7061 ou www.anclivepa-rs.com.br.

Seminário de Responsabilidade Técnica – Zootecnia, dia 16/06, em Dom Pedrito (RS). Informações: 51 2104 0551 ou www.crmvrs.gov.br.

10º Simpósio Internacional Abrapa de Inocuidade de Alimentos, dias 20 e 21/06, em São Paulo (SP). Informações: www.abrappa.org.br.

Curso Teórico-Prático de Videoendoscopia Diagnósticas em Animais Silvestres, dias 25 e 26/06, em Brasília (DF). Informações: 61 3326 0524 / 8116 0300 ou www.mundosilvestre.com.

Curso de Atualização Clínica em Felinos e Atualização em Dermatologia em Animais de Companhia – via web, de 27/06 a 28/12. Informações: 0800 7016330 ou www.equalis.com.br.

VIII Simpósio de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai e II Fórum Nacional de Lácteos, dias 28 e 29/06, em Erechim (RS). Informações: www.simposiodoleite.com.brwvanz@uol.com.brcontato@simposiodoleite.com.br, 54 3321 5445 ou 54 9982 4991.

Estande do CRMV-RS no VIII Simpósio de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai, dias 28 e 29/06. Informações: 51 2104 0551 ou www.crmvrs.gov.br.

Seminário Internacional sobre Salmonelose Aviária, de 28 a 30/06, no Rio de Janeiro (RJ). Informações:www.abef.com.br.

Pós-Graduação em Reprodução em Bovinos Leiteiros – inscrições abertas até 01/07, em Chapecó (SC). Informações: 49 3311 8812 ou www.rehagro.com.br.

Eleição de Diretoria Executiva e Conselheiros do CRMV-RS - Triênio 2011/2014, dia 05/07, em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bagé e Uruguaiana. Informações: 51 2104 0552 ouwww.crmvrs.gov.br.

48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, de 18 a 21/07, em Belém (PA). Informações: 91 3210 5165  ou www.ufra.edu.br.

Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, de 27 a 30/07, em Curitiba (PR). Informações: 41 3039 1100 / 3039 2867 ou www.congressomedvep.com.br.

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações: 67 9981 8897 ou www.amvhb.org.br.

Pós Graduação em Homeopatia para Veterinários – inscrições abertas até 05/08, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3345 2310 ou www.sobracid.com.br.

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações:www.cong.homeovet2011.com.br.

Curso de Ginecologia Bovina, de 08 a 10/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3277 9864 ouwww.lanceagronegocio.com.br/cr.

Fórum de Líderes em Avicultura 2011, dias 17 e 18/08, em Foz do Iguaçú (PR). Informações: 19 3709 1100 ouinfo@aveforum.com.br.

Expointer 2011, de 27/08 a 04/09, em Esteio (RS). Informações: 51 3458 8500 ou www.expointer.rs.gov.br.

50 Anos do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, dia 06/09, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8162 ou www.ufsm.br

XV Encontro Nacional de Patologia Veterinária (Enapave), de 26 a 30/09, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ou www.enapave.com.br.

IX Congresso Brasileiro de Buiatria, de 04 a 07/10, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ouwww.buiatria.org.br.

II Simpósio Nacional de Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, de 13 a 15/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8813 ou www.ufsm.br/sinadi.

38º Conbravet, de 01 a 04/11, em Florianópolis (SC). Informações: 48 3204 8778 ou www.conbravet38.com.br.




EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no sitewww.crmvrs.gov.br .

Edição: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Textos: Jornalistas Leandro Brixius e Hosana Aprato
Formatação web: Juliano Ramos
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário