sexta-feira, 10 de junho de 2011

CRMV RS: INFORMATIVO ONLINE Nº 465


INFORMATIVO ONLINE Nº 465
SEMANA 04/06/2011 a 10/06/2011


ZOOTECNIA
CRMV-RS realiza Seminário de RT em Dom Pedrito na próxima quinta-feira
Na próxima quinta-feira (16), o CRMV-RS, em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), realiza o Seminário de Responsabilidade Técnica - Módulo Básico em Zootecnia em Dom Pedrito. O médico-veterinário Luiz Antônio Scotti vai tratar da ética na responsabilidade técnica; a médica-veterinária Patrícia Alessandra Menegussi Metz vai abordar a responsabilidade; o zootecnista Germano Carlos Donicht falará sobre o mercado de trabalho e o zootecnista Ricardo Zambarda Vaz vai palestrar sobre marketing profissional (clique aqui para acessar a programação). O evento, que será realizado no campus da Unipampa, é dirigido a profissionais e alunos do nono e décimo semestres letivos. As inscrições antecipadas devem ser realizadas até segunda-feira (13), no site do CRMV-RS (clique aqui para fazer a sua).

SAÚDE PÚBLICA I
OIE alerta sobre falta de médicos-veterinários em alguns países
Um estudo apresentado recentemente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) ressaltou que a falta de médicos-veterinários é um importante fator restritivo para a segurança e a inocuidade alimentares mundial. Segundo o texto, os veterinários cumprem uma função essencial em todas as etapas da cadeia alimentar, como a produção inócua, elaboração, transporte e distribuição de produtos de origem animal. O estudo levantou informações de 108 países membros e mais da metade indicaram que contavam no setor público com pouco mais de 35 veterinários por 1 milhão de habitantes e, no setor privado, menos de 100.

SAÚDE PÚBLICA II
Surto de bactéria E.coli faz alerta sobre importância dos veterinários
Um surto provocado pela bactéria E.coli matou pelo menos 30 pessoas e contaminou outras 3 mil na Europa, principalmente na Alemanha, nos últimos dias. Ainda não se sabe exatamente a origem do surto, mas a ocorrência da bactéria resistente ressalta a importância da atuação do médico-veterinário no controle da venda de medicamentos de uso animal, como destaca o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, neste texto em anexo (clique aqui para ler).

ELEIÇÃO
Perfil dos integrantes da chapa Unidade, Inovação e Valorização
O Informativo Online está publicando breves perfis dos integrantes da chapa Unidade, Inovação e Valorização, única inscrita para a eleição do CRMV-RS. Dessa maneira, os médicos-veterinários e zootecnistas poderão conhecer um pouco mais dos candidatos.

Maristela Lovato - médica-veterinária formada pela UFSM, com mestrado na mesma universidade e doutorado na UFRGS. É professora na UFSM com atuação nas áreas de patologia aviária, estrutiocultura, aves silvestres e selvagens. É conselheira suplente do CRMV-RS

Ricardo Reis Bohrer - médico-veterinário graduado pela Ulbra, especialista em Higiene e Produção de Alimentos pela UFRGS. Atua no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Porto Alegre.

CARROÇAS
Prefeitura de Porto Alegre inicia cadastro de carrinheiros e carroceiros
Foi assinada pela prefeitura de Porto Alegre a ordem de início dos trabalhos de cadastramento dos veículos de Tração Animal (VTAs) e dos veículos de Tração Humana (VTHs). Pelo sistema de Pregão Eletrônico de Serviços, foi definida em março a contratação de uma empresa para cadastramento de moradores das Ilhas do Pavão, Grande dos Marinheiros, Flores, Pintada e Mauá que trabalham em VTAs ou VTHs. O serviço deve ser concluído em 90 dias. O objetivo é definir o perfil dos carrinheiros, carroceiros e familiares para desenvolvimento de programas sociais.

CONTROLE POPULACIONAL
Cães são esterilizados em clínica licitada pela prefeitura
Nova ação voltada ao controle reprodutivo de animais domésticos de famílias em situação de vulnerabilidade social, operacionalizada por meio da unidade móvel II do projeto Bicho Amigo, da prefeitura de Porto Alegre, foi desenvolvida na quarta-feira (08). A equipe resgatou cães na Unidade de Triagem (UT) do Aterro da Zona Norte e os transportou para a clínica veterinária Pet Móvel, licitada pela prefeitura, onde foram submetidos à esterilização e implantação de microchips. Sendo todos cães comunitários, os termos de autorização para cirurgias foram assinados pela responsável pela Unidade de Triagem, Marisa dos Santos. Após o procedimento, os animais retornaram para o local onde viviam anteriormente. O projeto prevê o atendimento a 3.072 animais.

CONTROLE DE ZOONOSES
Comissão da Câmara dos Deputados aprova criação de fundo de proteção animal
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou o Projeto de Lei 422/11, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que cria o Fundo Federal de Proteção Animal, destinado a centros municipais de controle de zoonoses, centros de triagens e organismos de proteção e de combate ao tráfico de animais. O projeto obriga toda pessoa física ou jurídica que usa imagem de animal em publicidade comercial a contribuir para o fundo com o valor equivalente a 1% do valor da campanha. O Tesouro Nacional fica incumbido de recolher a contribuição e repassá-la ao fundo até o dia 30 de cada mês. O fundo também poderá receber recursos do orçamento da União, convênios e doações. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

HOMENAGEM
Alcy Cheuiche será o patrono da Semana Farroupilha 2011
O médico-veterinário e escritor Alcy de Vargas Cheuiche, diretor da revista A Hora Veterinária, foi anunciado na quarta-feira (8) pela Comissão Estadual da Semana Farroupilha como patrono da edição 2011. O CRMV-RS, atravé do seu presidente, Air Fagundes, cumprimenta o médico-veterinário homenageado e destaca a importância dessa honraria no ano em qua a revista completa 30 anos de existência, levando ciência, tecnologia e cultura para todo o Brasil e exterior. Cheuiche é membro vitalício da Academia Rio-Grandense de Letras e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores.

CONGRESSO
38º Conbravet divulga programação preliminar
Já está no disponível na internet a programação preliminar da 38° Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (Conbravet) ( http://www.conbravet2011.com.br/_public/_programacao/grade-preliminar.html ). O evento ocorre entre os dias 1° e 4 de novembro no Costão do Santinho, em Florianópolis. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.conbravet2011.com.br. No mesmo endereço, podem ser encontradas as instruções para envio de trabalhos científicos até agosto. Cada participante poderá inscrever até três pesquisas.

LEITE
Leite instável não ácido será um dos temas debatidos em simpósio de Erechim
O VIII Simpósio de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai, programado para os dias 28 e 29 deste mês, em Erechim, vai abordar diversas assuntos referentes à cadeia leiteira. Entre eles, está o leite instável não ácido (Lina), que será detalhado pelo engenheiro químico e agrônomo Vilmar Fruscalso, chefe do escritório da Emater em Cruz Alta. Segundo o especialista, o Lina caracteriza-se pela perda da estabilidade das micelas de caseína à prova do álcool, mesmo estando normal a acidez titulável (14 a 18 °D) e as causas para esse fenômeno não estão ainda bem elucidadas. Há fortes indícios, contudo, que estão relacionadas ao ambiente ruminal e à permeabilidade das membranas das artérias que abastecem as células secretoras de leite. Porém, o quadro pode ser prevenido, explicará Fruscalso no evento. Informações no site www.simposiodoleite.com.br.

ENTREVISTA: Paulo Molina
Alegrete busca formar zootecnista comprometido com desenvolvimento regional
Recém iniciando as atividades de seu curso de Zootecnia - a primeira turma ingressou em 2010 -, o Instituto Federal Farroupilha (IFF) - Campus Alegrete recebe nesta sexta-feira (10) as comemorações pelo Dia do Zootecnista, comemorado em 13 de maio, programação organizada juntamente com o CRMV-RS e o Sindizoot. À tarde, um seminário vai discutir o mercado de trabalho para os zootecnistas. À noite, ocorre o jantar-dançante e a entrega do Prêmio Destaque da Zootecnia 2011 a dez personalidades (clique para conhecer os homenageados). O campus de Alegrete do IFF possui uma área de 318 ha, sendo os setores técnicos divididos em Unidades de Educação e Produção, como os de avicultura, apicultura, piscicultura, suinocultura, bovinocultura de corte e leite e agroindústria, todos com estrutura completa para atividades teóricas e práticas. Atualmente, o curso conta 65 alunos em duas turmas e um grupo de 17 docentes e técnicos-administrativos, explica o coordenador Paulo Molina.

Qual o perfil profissional que o curso pretende formar?
O curso trabalha na formação de um profissional com perfil em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, onde priorizamos uma sólida formação técnica e tecnológica na área de atuação, que os futuros profissionais atuem compromissados com o desenvolvimento regional sustentável, que tenham formação humanista e cultural geral integrada à formação técnica e científica, que atuem com base em princípios éticos e sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.

Como o senhor vê o mercado de trabalho para a Zootecnia?
O crescimento no setor do agronegócio vivenciado pelo país nos últimos anos abriu muitas oportunidades para os profissionais da área. Dentre as atividades que compõem o mercado de trabalho para o profissional de Zootecnia destaco três: a nutrição animal, de animais de produção e, atualmente, como um novo mercado e ainda com carência de profissionais na área, os companhia; todas as atividades que envolvem o melhoramento genético, como pesquisa, programas de seleção e julgamentos; e as atividades relacionadas com a administração rural, tanto de propriedades particulares quanto de empresas do setor.

Quais devem ser as prioridades dos estudantes da área?
Devido à rápida evolução tecnológica e a ampla difusão do conhecimento que vivenciamos na atualidade, se impõe que os estudantes estejam focados no curso, aproveitando todas as oportunidades que surgem no decorrer da vida acadêmica, como a participação em projetos de pesquisa, em atividades de extensão, realização de estágios extracurriculares, monitorias e quaisquer atividades vinculadas à área de atuação profissional. O momento acadêmico deve ser aproveitado para o conhecimento das diferentes áreas de atuação profissional, porque, após a formatura, oportunidades no mercado de trabalho muitas vezes surgem em áreas não pensadas durante a graduação.


CONCURSOS
São Paulo
Concurso público para seleção de um professor assistente doutor da disciplina Epidemiologia e Saneamento no departamento de higiene veterinária e saúde pública da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu. Inscrições  até 29/07. Informações:www.fmvz.unesp.br/Concursos/Docente/Edital36_2011.pdf  ou (14) 3811-6096 ou (14) 3811-6079.

Bahia
Universidade Federal da Bahia - vagas para professor na área de Medicina Veterinária Preventiva e Anatomia Patológica. Informações: www.ufba.br .


CURSOS E EVENTOS


Noite da Especialidade: Oncologia – Linfoma, quando a quimioterapia é indicada, 14/06, em Porto Alegre (RS), no auditório do CRMV-RS. Informações: 51 3024 7061 ou www.anclivepa-rs.com.br.

Seminário de Responsabilidade Técnica – Zootecnia, dia 16/06, em Dom Pedrito (RS). Informações: 51 2104 0551 ou www.crmvrs.gov.br.

10º Simpósio Internacional Abrapa de Inocuidade de Alimentos, dias 20 e 21/06, em São Paulo (SP). Informações: www.abrappa.org.br.

Curso Teórico-Prático de Videoendoscopia Diagnósticas em Animais Silvestres, dias 25 e 26/06, em Brasília (DF). Informações: 61 3326 0524 / 8116 0300 ou www.mundosilvestre.com.

Curso de Atualização Clínica em Felinos e Atualização em Dermatologia em Animais de Companhia – via web, de 27/06 a 28/12. Informações: 0800 7016330 ou www.equalis.com.br.

VIII Simpósio de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai e II Fórum Nacional de Lácteos, dias 28 e 29/06, em Erechim (RS). Informações: www.simposiodoleite.com.brwvanz@uol.com.brcontato@simposiodoleite.com.br, 54 3321 5445 ou 54 9982 4991.

Estande do CRMV-RS no VIII Simpósio de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai, dias 28 e 29/06. Informações: 51 2104 0551 ou www.crmvrs.gov.br.

Seminário Internacional sobre Salmonelose Aviária, de 28 a 30/06, no Rio de Janeiro (RJ). Informações:www.abef.com.br.

Pós-Graduação em Reprodução em Bovinos Leiteiros – inscrições abertas até 01/07, em Chapecó (SC). Informações: 49 3311 8812 ou www.rehagro.com.br.

Eleição de Diretoria Executiva e Conselheiros do CRMV-RS - Triênio 2011/2014, dia 05/07, em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bagé e Uruguaiana. Informações: 51 2104 0552 ouwww.crmvrs.gov.br.

48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, de 18 a 21/07, em Belém (PA). Informações: 91 3210 5165  ou www.ufra.edu.br.

Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, de 27 a 30/07, em Curitiba (PR). Informações: 41 3039 1100 / 3039 2867 ou www.congressomedvep.com.br.

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações: 67 9981 8897 ou www.amvhb.org.br.

Pós Graduação em Homeopatia para Veterinários – inscrições abertas até 05/08, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3345 2310 ou www.sobracid.com.br.

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações:www.cong.homeovet2011.com.br.

Curso de Ginecologia Bovina, de 08 a 10/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3277 9864 ouwww.lanceagronegocio.com.br/cr.

Fórum de Líderes em Avicultura 2011, dias 17 e 18/08, em Foz do Iguaçú (PR). Informações: 19 3709 1100 ouinfo@aveforum.com.br.

Expointer 2011, de 27/08 a 04/09, em Esteio (RS). Informações: 51 3458 8500 ou www.expointer.rs.gov.br.

50 Anos do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, dia 06/09, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8162 ou www.ufsm.br

XV Encontro Nacional de Patologia Veterinária (Enapave), de 26 a 30/09, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ou www.enapave.com.br.

IX Congresso Brasileiro de Buiatria, de 04 a 07/10, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ouwww.buiatria.org.br.

II Simpósio Nacional de Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, de 13 a 15/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8813 ou www.ufsm.br/sinadi.

38º Conbravet, de 01 a 04/11, em Florianópolis (SC). Informações: 48 3204 8778 ou www.conbravet38.com.br.




EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no sitewww.crmvrs.gov.br .

Edição: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Textos: Jornalistas Leandro Brixius e Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago e Juliano Ramos
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário