sábado, 18 de junho de 2011

CRMV RS: INFORMATIVO ONLINE Nº 466


SEMANA 11/06/2011 a 17/06/2011


EXPEDIENTE - FERIADO
Na próxima quinta-feira (23), feriado de Corpus Christi, não haverá expediente na sede e nas secretarias regionais do CRMV-RS. Na sexta-feira (24), o atendimento será normal.

SEMINÁRIO I
Responsabilidade técnica do zootecnista é debatida em Dom Pedrito
O CRMV-RS, com o apoio da Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito, realizou, na quinta-feira (16), mais uma edição do Seminário de Responsabilidade Técnica para a Zootecnia. O encontro foi marcado por discussões sobre ética e responsabilidade técnica, mercado de trabalho e marketing profissional. Os palestrantes foram os zootecnistas Ricardo Zambarda Vaz e Germano Carlos Donicht, e os médicos-veterinários Luiz Antônio Scotti e Patrícia Alessandra Mengussi Metz. Um dos principais aspectos abordados no encontro foi o grande espaço que o profissional zootecnista ainda tem que ocupar. “Apesar da zootecnia estar crescendo, ainda há desconhecimento da profissão. Existe muito campo de atuação que não foi explorado. O campo de atuação do RT vai além do campo”, enfatizou Patrícia. Os interessados em acessar o Manual do Responsável Técnico, publicação que contém todas as áreas de atuação do RT, podem acessar o site www.crmvrs.gov.br. Durante as inscrições para o Seminário, foram arrecadados 52 quilos de alimentos não perecíveis que foram doados ao Lar da Crianças Abandonadas, de Dom Pedrito.

SEMINÁRIO II
Zootecnista deve ser um profissional generalista, defendem palestrantes
Os palestrantes do 3º Seminário de Mercado de Trabalho para a Zootecnia foram unânimes ao afirmar que o zootecnista precisa ser um profissional generalista. O encontro, que teve a participação de acadêmicos de Zootecnia, profissionais e professores das universidades de diversos municípios do estado, aconteceu no Clube Caixeiral de Alegrete na sexta-feira passada (10). Os convidados zootecnistas Germano Carlos Donicht e Paulo Rodrigo Santos de Souza relataram cases de empresas e analisaram as oportunidades profissionais. O seminário foi promovido pelo CRMV-RS e Sindicato dos Zootecnistas do Estado do Rio Grande do Sul e organizado pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete. Os 78 quilos de alimentos não perecíveis arrecadados, como forma de inscrição, foram doados à entidade social Moradia Transitória de Alegrete.

RECONHECIMENTO
Zootecnia comemora 45 anos com homenagens e jantar
O Dia do Zootecnista foi comemorado no dia 10 de junho com um jantar dançante que contou com a presença de mais de 200 pessoas, no Clube Caixeiral de Alegrete. Após a realização de palestras à tarde, ocorreu entrega do Prêmio Destaque da Zootecnia. Na oportunidade, foi entregue o Prêmio Destaques da Zootecnia para 10 personalidades que se destacaram na área: reitor do Instituto Federal Farroupilha, Carlos Alberto da Rosa Pinto (ensino); prefeito de Uruguaiana José Francisco Sanchotene Felice (destaque nacional); supervisor comercial de nutrição animal da Vale Fertilizantes AS Paulo Rodrigo Santos de Souza (técnico); gerente comercial da Evialis do Brasil Germano Carlos Donicht (administrativo); zootecnista da Universidade Federal de Pelotas Róberson Macedo de Oliveira (emérito); pesquisadora da Embrapa Clara Marineli Silveira Luiz Vaz (pesquisa); coordenadora acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Angélica Pereira dos Santos Pinho (reconhecimento); zootecnista José Maria Duarte Farias (extensão); presidente da cooperativa Agroindustrial Alegrete Ltda José Alberto Pacheco Ramos (destaque especial); e deputado federal Luiz Carlos Heinze (político). A premiação e o jantar foram promovidos pelo CRMV-RS e Sindicato dos Zootecnistas do Estado do Rio Grande do Sul e organizados pelo Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete.

ELEIÇÃO
Perfil dos integrantes da chapa Unidade, Inovação e Valorização
O Informativo Online está publicando breves perfis dos integrantes da chapa Unidade, Inovação e Valorização, única inscrita para a eleição do CRMV-RS. Dessa maneira, os médicos-veterinários e zootecnistas poderão conhecer um pouco mais dos candidatos.

Juliana Iracema Milan - médica-veterinária formada pela UFPel, atua na área clínica de pequenos animais em Caxias do Sul. Possui extensa atuação em entidades ligadas a Medicina Veterinária, como a Sociedade de Veterinária (Sovergs) e Associação dos Médicos Veterinários do Nordeste do estado (Asmeven). É conselheira suplente do CRMV-RS

Vera Lúcia Machado Silva - médica-veterinária formada pela UFSM, atua na área clínica de pequenos animais em Porto Alegre. É conselheira do CRMV-RS e segunda-vice-presidente da Sovergs, além de integrar também outras entidades. Tem se dedicado a tratar da questão da mulher na Medicina Veterinária, organizando e participando como expositora em diversos eventos.

EXPOINTER
CRMV-RS e DPA tratam da recepção aos animais no Parque Assis Brasil
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, acompanhado de Luis Carlos Pascotini, esteve reunido na terça-feira (14), com o médico-veterinário Eraldo José Leão Marques, diretor do Departamento de Produção Animal (DPA) da Seapa. Na oportunidade, foi discutida a participação do Conselho como observador e moderador, como aconteceu nas duas últimas edições da Expointer, na recepção dos animais no Parque Assis Brasil, em Esteio. A presença de representante da autarquia visa a garantir a conduta ética entre profissionais do serviço oficial e responsáveis técnicos pela ocasião da inspeção sanitária dos animais na entrada do parque. Também foi dscutida a integração na fiscalização de rodeios, atividade cultural de expressivo significado no Estado.

MERCADO DE TRABALHO
Exposição sobre perícia veterinária marca sessão plenária
A Sessão Plenária do CRMV-RS, realizada na quarta-feira (15), foi enriquecida pela palestra sobre perícia civil ministrada pelo médico-veterinário gaúcho Valdecir Vargas Castilhos, residente em Marília (SP), graduado pelo Curso de Medicina Veterinária da UFSM. O convidado abordou a perícia como mercado de trabalho. Na sua locução, destacou que a peritagem sobre animais pelo Art. 5º, letras "g" e "h", da Lei 5.517/68, é de competência privativa do médico-veterinário. Porém, os profissionais precisam estar atentos ao valor justo dos honorários e à elaboração de laudo técnico de avaliação bem redigido. Segundo Vargas, o crescimento do agronegócio tem expandido essa atividade, mas a qualificação de profissionais é imprescindível.

ENSINO
Vereadores de Santa Maria repudiam contratação temporária de professores
A totalidade dos 14 vereadores de Santa Maria aprovou a moção de repúdio contra a Medida Provisória (MP) 525, que autoriza a contratação de professores para as universidades federais de forma temporária, gerando precarização no ensino. O autor do requerimento de aprovação da moção foi o vereador Manoel Badke (DEM). O documento teve a aprovação até mesmo da bancada do PT, que tem três parlamentares na Câmara Municipal. Badke, também conhecido como Maneco, é professor do curso de Medicina Veterinária da UFSM, que neste ano comemora 50 anos de criação com uma série de atividades programadas.

SAÚDE PÚBLICA
Criação da Secretaria dos Direitos Animais deve ser votada segunda
O Projeto de Lei 017/2011 que cria a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) poderá ser votado no plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre na próxima semana. A proposta foi apreciada na terça-feira (14), na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), que aprovou o parecer favorável do relator, vereador Thiago Duarte, à criação da pasta. A reunião para discutir o PL teve a presença do prefeito José Fortunati, que ressaltou a importância de aglutinar e potencializar o trabalho que a prefeitura já desenvolve voltado a políticas públicas para animais domésticos.

PESQUISA
Argentina apresenta vaca que produz leite “maternizado”
Cientistas argentinos anunciaram a criação da primeira vaca clonada transgênica, que incorpora genes humanos com o objetivo de produzir leite “maternizado”, ou seja, com propriedades semelhantes às do leite humano. Rosita é o primeiro bovino a obter genes humanos incorporados ao seu código genético, segundo divulgou o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta). A bezerra nasceu no dia 6 de abril, por cesariana, devido ao seu peso excessivo (45 kg). A Argentina já fazia parte do seleto clube da clonagem destinada a criar vacas transgênicas desde 2002, quando nasceu Pampa, fruto da clonagem realizada por especialistas do laboratório Bio Sidus a fim de obter leite bovino com a proteína de crescimento humano hGH. As descendentes de Pampa, primeira bezerra clonada na América Latina, produzem leite do qual é extraída essa proteína para produzir a menor custo remédios para crianças com deficiências de crescimento.


CURSOS E EVENTOS

I Workshop de Reprodução Bovina, dia 21/06, em Estrela. Informações: 51 3714 8000.

Curso Teórico-Prático de Videoendoscopia Diagnósticas em Animais Silvestres, dias 25 e 26/06, em Brasília (DF). Informações: 61 3326 0524 / 8116 0300 ou www.mundosilvestre.com.

Curso de Atualização Clínica em Felinos e Atualização em Dermatologia em Animais de Companhia – via web, de 27/06 a 28/12. Informações: 0800 7016330 ou www.equalis.com.br.

VIII Simpósio de Bovinocultura de Leite do Alto Uruguai e II Fórum Nacional de Lácteos, dias 28 e 29/06, em Erechim (RS). Informações: www.simposiodoleite.com.brwvanz@uol.com.brcontato@simposiodoleite.com.br, 54 3321 5445 ou 54 9982 4991.

Seminário Internacional sobre Salmonelose Aviária, de 28 a 30/06, no Rio de Janeiro (RJ). Informações:www.abef.com.br.

Pós-graduação em Defesa Sanitária Animal e Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, início em julho/2011. Informações: www.equalis.com.br ou pelo 08007016330.

Pós-Graduação em Reprodução em Bovinos Leiteiros – inscrições abertas até 01/07, em Chapecó (SC). Informações: 49 3311 8812 ou www.rehagro.com.br.

Eleição de Diretoria Executiva e Conselheiros do CRMV-RS - Triênio 2011/2014, dia 05/07, em Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul, Bagé e Uruguaiana. Informações: 51 2104 0552 ouwww.crmvrs.gov.br.

48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, de 18 a 21/07, em Belém (PA). Informações: 91 3210 5165  ou www.ufra.edu.br.

Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, de 27 a 30/07, em Curitiba (PR). Informações: 41 3039 1100 / 3039 2867 ou www.congressomedvep.com.br.

I Workshop em Legislação sobre Alimentação Animal, dia 02/08, no auditório do Incra, em Porto Alegre. Programação (clique aqui) Inscrições: sefip-rs@agricultura.gov.br

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações: 67 9981 8897 ou www.amvhb.org.br.

Pós Graduação em Homeopatia para Veterinários – inscrições abertas até 05/08, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3345 2310 ou www.sobracid.com.br.

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações:www.cong.homeovet2011.com.br.

Curso de Ginecologia Bovina, de 08 a 10/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3277 9864 ouwww.lanceagronegocio.com.br/cr.

Fórum de Líderes em Avicultura 2011, dias 17 e 18/08, em Foz do Iguaçú (PR). Informações: 19 3709 1100 ouinfo@aveforum.com.br.

II Seminário Técnico: Interação entre Sanidade, Nutrição e Reprodução no Periparto de Vacas, dia 27/08, no Auditório da Secretaria da Agricultura, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Informações: 53 3275 7136 ou www.ufpel.edu.br/nupeec.

Expointer 2011, de 27/08 a 04/09, em Esteio (RS). Informações: 51 3458 8500 ou www.expointer.rs.gov.br.

1º Dia do Cunicultor, dia 30/08, na Casa do Veterinário, em Esteio (RS). Informações: www.acbc.org.br ouluiz.machado@ifmg.edu.br.

50 Anos do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, dia 06/09, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8162 ou www.ufsm.br

XV Encontro Nacional de Patologia Veterinária (Enapave), de 26 a 30/09, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ou www.enapave.com.br.

III Simpósio Estadual de Oncologia Veterinária, de 30/09 a 02/10, no Auditório da Faculdade de Direito da UFRGS. Realização: Oncovet-UFRGS. Inscrições:  www.oncovetufrgs.blogspot.com.

IX Congresso Brasileiro de Buiatria, de 04 a 07/10, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ouwww.buiatria.org.br.

II Simpósio Nacional de Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, de 13 a 15/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8813 ou www.ufsm.br/sinadi.

38º Conbravet, de 01 a 04/11, em Florianópolis (SC). Informações: 48 3204 8778 ou www.conbravet38.com.br.



CONCURSOS

São Paulo
Concurso público para seleção de um professor assistente doutor da disciplina Epidemiologia e Saneamento no departamento de higiene veterinária e saúde pública da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu. Inscrições  até 29/07. Informações:www.fmvz.unesp.br/Concursos/Docente/Edital36_2011.pdf ou (14) 3811-6096 ou (14) 3811-6079

Bahia
Universidade Federal da Bahia - vagas para professor na área de Medicina Veterinária Preventiva e Anatomia Patológica. Informações: www.ufba.br .


EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no sitewww.crmvrs.gov.br .

Edição: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Textos: Jornalistas Leandro Brixius e Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago e Juliano Ramos
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário