sexta-feira, 22 de julho de 2011

CRMV RS: INFORMATIVO ONLINE Nº 471



SEMANA 16/07/2011 a 22/07/2011

BIOTERISMO
CRMV-RS realiza diagnóstico e prepara treinamento para profissionais
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, assessorado pelo chefe do setor de Fiscalização do CRMV-RS, José Pedro Martins, teve audiência nesta quinta-feira (21) com o médico-veterinário Milton Amado, ex-professor da UFPel e membro da Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho. Discutiu-se na oportunidade a possibilidade de, em novembro, com apoio do CRMV-RS, realizar-se um curso visando a capacitação de médicos-veterinários para a função de responsáveis técnicos em biotérios. Para isso, o CRMV-RS, através dos seus fiscais, está procedendo um diagnóstico de situação dos biotérios no estado, usando um questionário com 75 itens. De posse desse levantamento, será elaborada a proposta para o curso. Entre os temas a serem observados, estão a criação e manejo de animais de laboratório, legislação e medicina e segurança do trabalho, entre outros. Constou da audiência, também, a preocupação dos dirigentes do CRMV-RS quanto à responsabilidade técnica do médico-veterinário sobre trabalhos de pós-graduação nos centros de pesquisas com experimentação animal, especialmente nas instituições de ensino, onde atuam pessoas, muitas vezes, de forma ilegal e despreparadas para manipulação de animais de laboratório. "Desta forma, a autarquia estaria fazendo cumprir mais uma das suas finalidades precípuas, a de fiscalizar no todo o exercício profissional", diz o presidente Air Fagundes.  

SERVIÇO MILITAR
Dispensados por excesso de contingente não serão convocados, diz STJ
Estudantes de Medicina Veterinária, Medicina, Farmácia e Odontologia dispensados por excesso de contingente até 26 de outubro de 2010 não estão sujeitos à prestação do serviço militar obrigatório após o término do curso. A tese foi definida pela Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em julgamento de um recurso repetitivo, o que orientará as demais instâncias em decisões sobre o assunto. O entendimento aplica-se apenas aos casos anteriores à Lei n. 12.336/2010, que alterou normas do serviço militar obrigatório.

INTEGRAÇÃO
CRMV-RS e TCU ampliam parceria na área de planejamento estratégico
A implantação do planejamento estratégico do CRMV-RS teve mais uma etapa importante na semana passada. A chefe do setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Bruna Koglin Camozzato, participou de uma visita técnica no Tribunal de Contas da União (TCU), no dia 13, em busca de subsídios para a continuação do projeto de integração dos funcionários que serão admitidos por ocasião do concurso público. Além disso, as avaliações de desempenho dos funcionários do TCU leva em conta indicadores que também serão aplicados no CRMV-RS. Há, inclusive, a possibilidade de o órgão auxiliar nos processos de capacitação dos funcionários da autarquia. Um grupo integrante da Coordenadoria do Projeto de Implantação do Modelo de Gestão (Cpimg) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) também participou da visita técnica.

LITERATURA
Academia recebe doação de livro sobre história da Veterinária
A Academia Riograndense de Medicina Veterinária recebeu, na quinta-feira (21), a doação de 320 exemplares do livro Memórias de um Veterinário Sanitarista ou História do Zoosanitarismo no Rio Grande do Sul, de Virgínio Teixeira dos Santos, falecido em 2005. O material foi cedido pelo médico-veterinário e conselheiro do CRMV-RS Hélvio Tassinari dos Santos, filho do autor. A obra reúne uma série de relatos sobre as experiências do trabalho de Virgínio como inspetor veterinário da Secretaria de Agricultura do estado. Os livros serão vendidos, a um preço simbólico, no dia 27 de agosto, na Casa do Veterinário, durante a Expointer. Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato pelo e-mailacademiamedvet.rs@gmail.com .

LEISHMANIOSE
Projeto de lei propõe fim do sacrifício de animais infectados
O deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) apresentou na Câmara projeto que prevê o fim da obrigatoriedade de sacrifício de animais infectados pela leishmaniose. De acordo com a proposta, o sistema de saúde pública deve implantar uma política nacional de vacinação e tratamento dos animais. “É importante a decisão política de disponibilizar orçamento para o combate ao mosquito transmissor. É um caso de saúde pública como a dengue”, diz. O Projeto de Lei 1738/2011, apresentado em 30 de junho, aguarda despacho da presidência da Câmara para tramitar nas comissões.Clique aqui para ler mais.

INSPEÇÃO
Mapa terá 60 dias para auditar serviços estaduais e municipais
O Ministério da Agricultura terá um prazo de 60 dias para avaliar e auditar os serviços de fiscalização estaduais e municipais interessados em aderir ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O prazo foi estipulado pelo Decreto nº 7.524, publicado no dia 13 de julho. Segundo o ministério, a intenção é coibir a produção e venda ilegal de carne e outros alimentos de origem animal. Um grupo de fiscais federais agropecuários está em treinamento para comandar a capacitação de inspetores nos estados e municípios.

SAÚDE PÚBLICA
Vereador propõe criação de cemitério e crematório de animais em Caxias do Sul
O vereador de Caxias do Sul Alaor de Oliveira protocolou projeto de lei que prevê a criação de um cemitério e crematório para animais domésticos no município. Segundo o parlamentar, muitas pessoas não sabem para onde encaminhar os corpos em caso de óbito e acabam abandonando no lixo ou em terrenos baldios. A conselheira suplente do CRMV-RS Juliana Milan, de Caxias do Sul, esclarece que o município possui há 15 anos contrato de prestação de serviço privado de recolhimento e incineração de animais e materiais contaminantes, o qual os médicos-veterinários devem contratar. Todos os estabelecimentos de saúde possuem o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), documento protocalado nos órgãos competentes e que indica o destino dos resíduos, conforme determina as resoluções 306/2004 da Anvisa e a 385/2005 do Conama.

GRIPE A
Secretaria informa sobre ocorrências do vírus A H1N1 no estado
Em 2011 foi detectada a circulação do vírus Influenza A H1N1 no Rio Grande de Sul, mas não tão forte como em 2009. Segundo o Centro Estadual de Vigilância - Divisão de Vigilância Epidemiológica, através do Boletim Epidemiológico de 15 de julho sobre a situação da Influenza no estado, foram notificados 771 casos de síndrome respiratória aguda grave desde o início do ano. Pelo diagnóstico etiológico, a circulação viral está estabelecida nas regiões Sul, Vales e Metropolitana, com 26 municípios atingidos. Infelizmente, para 60 casos confirmados, ocorreram oito óbitos, mas não deixa de ser um alento que “é possível observar que tanto a intensidade quanto a propagação do vírus da Influenza A H1N1 é menor em 2011 do que a observada no mesmo período do ano pandêmico de 2009”, diz o boletim.

FORMATURA
Neste sábado (23), ocorre a cerimônia de formatura de 33 novos médicos-veterinários na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O CRMV-RS será representado pelo vice-presidente, José Arthur de Abreu Martins. 

OUVIDORIA RESPONDE
Pergunta: “Gostaria de esclarecimentos sobre o recente caso de necropsia em uma baleia que, segundo a imprensa, teria sido realizada por biólogos?”
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, responde:
“É imperioso ressaltar, em primeiro lugar, que certamente não foi realizada somente por biólogo. Considerando, caso a necropsia tivesse sido praticada por esse profissional, seria caracterizado como exercício ilegal da profissão. Entende-se, pelo artigo 5º da Lei 5.517/1968 – da competência privativa do médico-veterinário, que a realização de necropsia seja um ato contínuo “da prática da clínica em todas as suas modalidades”, tendo como seguimento a elaboração de laudo técnico sobre a causa mortis e coleta de material para exames, entre eles, para o histopatológico. Portanto, mais uma razão para ser de competência do médico-veterinário e não do biólogo pelo conhecimento em anatomia patológica animal. Para complementar esta resposta, recebemos da direção do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), órgão vinculado ao Instituto de Biociências da UFRGS, a confirmação de que a eutanásia e a necropsia da baleia foram realizadas por equipe da Faculdade de Veterinária da universidade. 

ENTREVISTA: Fabíola Freire Albrecht de David
Uso de luz artificial pode ampliar ciclo reprodutivo de éguas
Uma pesquisa com resultado inédito na área de fisiologia da reprodução equina, publicada no periódico alemão Pferdeheilkunde (Medicina Equina), contou com a participação da médica-veterinária gaúcha Fabíola Albrecht de David.O artigo intitulado Artificial photoperiod: Its influence on mare's autumn transition period and seasonal anestrus trata da verificação do melhor momento para aplicação de manejo que garantiria a manutenção de ciclos reprodutivos em éguas. Formada pela UFRGS em 1995 e com mestrado concluído na mesma universidade no ano passado, Fabíola também participou de outros trabalhos na área de reprodução equina para a Universidade de Wisconsin, EUA. O acesso integral ao artigo é pago na versão eletrônica do periódico Pferdeheilkunde (www.pferdeheilkunde.de); mas o texto completo da pesquisa está disponível no site da UFRGS sob o título Fotoperíodo artificial no verão pode evitar anestro estacional na égua? (clique aqui). Atualmente, Fabíola atua em Alegrete, onde trabalha com clínica médica e reprodutiva de equinos e pesquisas.

Do que trata sua pesquisa?
Trata-se da obtenção de ciclos ovulatórios em éguas durante uma época do ano em que normalmente não apresentam atividade reprodutiva. Isto foi possível através da aplicação de luz artificial complementar às horas naturais de luz do dia.

Como o trabalho foi desenvolvido?
Em éguas, os ciclos ovulatórios não ocorrem ao longo de todo o ano. Isto é devido, primariamente, ao comprimento diário do fotoperíodo (horas de luz em um período de 24 horas). Assim, a receptividade sexual ao macho acompanhada de ovulações periódicas ocorre, na grande maioria desses animais, nos meses de primavera e verão, quando os dias são mais longos. Durante o final do período de quiescência reprodutiva (inverno), é normal a ocorrência de comportamento estral e dimensões pré-ovulatórias nos folículos detectados aos exames de palpação e ultrassonografia transretais; porém, a ovulação não ocorre, o que significa esforço e gastos desnecessários: Sêmen ou serviço do garanhão, medicamentos, veterinários, transporte, mão-de-obra etc. A influência do fotoperíodo sobre a sazonalidade reprodutiva em éguas vem sendo estudada desde a década de 40. Através da aplicação de luz artificial a partir de uma determinada época, é possível adiantar a volta aos ciclos ovulatórios. Porém, a ciclicidade ininterrupta, com emprego contínuo deste manejo, não foi obtida em dois experimentos anteriores (Kooistra e Ginther, 1975 e Bisol et al., 2007); assim, nossa pesquisa reeditou o estudo desses colegas, modificando a época de início da aplicação de luz artificial.

Quais foram os principais resultados alcançados?
Obtivemos um número expressivo (acima de 80%) de animais que responderam ao tratamento, não interrompendo os ciclos ovulatórios durante outono e inverno. No Rio Grande do Sul, onde há um período de ausência de ciclos estrais na grande maioria das éguas, o resultado deste trabalho beneficia diretamente os criadores, principalmente aqueles que empregam a transferência de embriões. Não havendo necessidade de aguardar o retorno aos ciclos férteis, é possível otimizar o emprego reprodutivo de doadoras e receptoras; não é mais preciso adequar os procedimentos de TE e a agenda esportiva dos animais à estação reprodutiva fisiológica.

CURSOS E EVENTOS

48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, de 18 a 21/07, em Belém (PA). Informações: 91 3210 5165  ou www.ufra.edu.br.

Cursos de Exame Andrológico, Resfriamento e Congelamento de Sêmen em Pequenos Animais; Transferência de Embriões em Ovinos e Inseminação por Laparoscopia em Ovinos; AspiraçãoFolicular por Laparoscopia para FIV em Ovinos; e Avaliação Andrológica e Congelamento de Sêmen de Ovinos, de 19 a31/07, em Viçosa (MG). Informações: 31 3899 8300 ou www.cursospresenciais.com.br.

Curso de Especialização em Vigilância em Saúde, da Escola de Saúde Pública/RS. Inscrições até 22/07. Informações: www.esp.rs.gov.br.

Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, de 27 a 30/07, em Curitiba (PR). Informações: 41 3039 1100 / 3039 2867 ou www.congressomedvep.com.br.

Palestra Trombocitopenias e Racionalizando Exames Laboratoriais, com o médico-veterinário Leonardo Brandão (SP), dia 28/07, às 20h, no auditório da Farsul, em Porto Alegre. Promoção: Anclivepa/RS. Informações e inscrições: 51 3024 7061 ou e-mail anclivepa@anclivepa-rs.com.br .

Curso Teórico-Prático de Ginocologia Bovina, de 28 a 30/07, em Tapes (RS). Informações: 51 9115 0167 ouwww.mahfuz.com.br.

I Workshop em Legislação sobre Alimentação Animal, dia 02/08, no auditório do Incra, em Porto Alegre. Programação (clique aqui) Inscrições: sefip-rs@agricultura.gov.br.

Conceitos Básicos em Higiene e Sanitização em Alimentos, dias 03 e 04/08, em Curitiba (PR). Informações: 41 3322 0151 ou www.sindivetpr.org.

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações: 67 9981 8897 ou www.amvhb.org.br.

5º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária, de 03 a 07/08, em Belo Horizonte (MG). Informações:www.cong.homeovet2011.com.br.

Pós Graduação em Homeopatia para Veterinários – inscrições abertas até 05/08, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3345 2310 ou www.sobracid.com.br.

Curso de Ultrassonografia em Bovinos, de 06 a 08/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 9144 2405 ouwww.lanceagronegocios/cr.

Atualidades em Manejo Nutricional de Suínos, dias 08 e 09/08, em Passo Fundo (RS). Informações: 51 8162 3901 ou www.agroqualita.com.br

Curso de Ginecologia Bovina, de 08 a 10/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3277 9864 ouwww.lanceagronegocio.com.br/cr.

VIII Ciclo Internacional sobre Cólica Equina e XII Ciclo Nacional sobre Cólica Equina, de 11 a 13/08, em Jaboticabal (SP). Informações: www.funep.org.br.

Seminário Minitub – Curso de Inseminação Artificial em Cães, dias 15 e 16/08; e Curso de TCI: Inseminação Artificial Transcervical, dia 17/08, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3222 7876 ou apmellagi@minitube.com.br /mmnunes@minitube.com.br.

Fórum de Líderes em Avicultura 2011, dias 17 e 18/08, em Foz do Iguaçú (PR). Informações: 19 3709 1100 ouinfo@aveforum.com.br.

Curso de Dermatologia em Cães e Gatos, de 26 a 28/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3227 6603 ouwww.vetesul.com.br.

II Seminário Técnico: Interação entre Sanidade, Nutrição e Reprodução no Periparto de Vacas, dia 27/08, no Auditório da Secretaria da Agricultura, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Informações: 53 3275 7136, www.ufpel.edu.br/nupeec e seminarionupeec@gmail.com.

Curso de Emergência em Pequenos Animais, dias 27 e 28/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3222 3222,maamotta@terra.com.br ou maamotta@hotmail.com.

Expointer 2011, de 27/08 a 04/09, em Esteio (RS). Informações: 51 3458 8500 ou www.expointer.rs.gov.br.

1º Dia do Cunicultor, dia 30/08, na Casa do Veterinário, em Esteio (RS). Informações: www.acbc.org.br ouluiz.machado@ifmg.edu.br.

50 Anos do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, dia 06/09, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8162 ou www.ufsm.br

Curso de Rédeas e Freio de Ouro, de 09 a 11/09, em Tapes (RS). Informações: 51 9115 0167 ouwww.mahfuz.com.br.

Curso de Perícia Forense na Área Civil para Médicos Veterinários, dias 12 e 13/09, no Auditório do CRMV-RS, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

Pós-Graduação em Reprodução de Bovinos Leiteiros – inscrições abertas até 19/09, em Chapecó (SC). Informações: 49 3311 8812 ou www.rehagro.com.br.

XV Encontro Nacional de Patologia Veterinária (Enapave), de 26 a 30/09, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ou www.enapave.com.br.

III Simpósio Estadual de Oncologia Veterinária, de 30/09 a 02/10, no Auditório da Faculdade de Direito da UFRGS. Realização: Oncovet-UFRGS. Inscrições:  www.oncovetufrgs.blogspot.com.

Curso de Perícia Forense na Área Civil para Médicos Veterinários, dias 01 e 02/10, em Pelotas (RS). Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

IX Congresso Brasileiro de Buiatria, de 04 a 07/10, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ouwww.buiatriagodf.com.br.

7º Controle de Qualidade da Indústria de Alimentos, dias 07 e 08/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8074 / 9971 2509 ou lfvpelegrini@gmail.com.

IV Fórum Nacional dos Conselhos das Profissões Regulamentadas, de 12 a 14/10, em Bento Gonçalves (RS). Informações: 51 9197 3814 ou www.cemcerimonia.com.br .

II Simpósio Nacional de Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, de 13 a 15/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8813 ou cliceg@gmail.com / www.ufsm.br/sinadi.

38ª Edição do Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária - Conbravet, de 01 a 04/11, em Florianópolis (SC). Informações: 48 3204 8778 ou www.conbravet2011.com.br.

I Workshop Internacional de Neonatologia e Pediatria Equina, dias 03 e 04/011, em Capão do Leão (RS). Informações: 53 3275 7506 ou www.ufpel.edu.br/veterinaria/clineq.

I Simpósio de Patologia e Produção Avícola, dias 17 e 18/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 6130 ouwww.cdpa.ufrgs.br.



CONCURSOS

MEDICINA VETERINÁRIA
Rio Grande do Sul
Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS). Inscrições até 11/08. Informações:http://fundatec.com.br/home/portal/concursos/index_concursos.php?concurso=156 .

Unipampa, campus Uruguaiana, áreas de anatomia animal, parasitologia e doenças parasitárias dos animais domésticos e produção e doenças de suínos e aves. Inscrições até 27/07. Informações:www.unipampa.edu.br/portal/concursos.

São Paulo
Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, disciplina Epidemiologia e Saneamento. Inscrições até 29/07. Informações: www.fmvz.unesp.br/Concursos/Docente/Edital36_2011.pdf, (14) 3811 6096 ou (14) 3811 6079.


EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no sitewww.crmvrs.gov.br .

Edição: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Textos: Jornalistas Leandro Brixius e Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago e Juliano Ramos
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário