segunda-feira, 18 de julho de 2011

Idaf treina funcionários da Prefeitura da Serra sobre manejo e controle de morcegos

Funcionários da Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura Municipal da Serra participaram, nesta quinta-feira (14), de um treinamento ministrado pelos médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Luiz Carlos Barbosa e Nézio Faber da Silva. O objetivo foi capacitar os profissionais no manejo e controle dos morcegos nas áreas urbana e rural. 


O curso consistiu em aulas teóricas e práticas, nas quais foram abordados os seguintes temas: biologia e comportamento de morcegos, principais espécies, a relevância ecológica do grupo, as principais doenças que podem ser transmitidas pelos animais e métodos de manejo e captura. 

Segundo Luiz Carlos Barbosa, no decorrer do treinamento foram realizadas diversas atividades para que os funcionários municipais estejam preparados para orientar a população do município no que se refere à presença de morcegos. “Na Serra estavam ocorrendo reclamações constantes dos moradores ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) quanto ao incômodo provocado pelos morcegos na zona urbana. Além disso, a área rural é extensa e é importante que os técnicos da Prefeitura atuem como parceiros do Idaf nas ações de controle da raiva em herbívoros, doença que afeta animais que se alimentam de vegetais, como os bovinos e eqüinos. É importante destacar que a enfermidade é transmitida, principalmente, pelos morcegos hematófagos, que são aqueles que se nutrem de sangue”, afirma. 

Durante o treinamento os participantes acompanharam a equipe do Idaf em uma propriedade rural do município de Viana, para observarem o trabalho feito pelo Instituto no controle de morcegos hematófagos. A ação é feita com a instalação de redes em lugares como grutas e currais. Após a captura, com equipamentos apropriados, é aplicada no dorso dos hematófagos uma pasta com efeito hemorrágico, chamada de vampiricida. Como os morcegos têm o hábito de se lamberem mutuamente, um animal tratado com a pasta provoca a morte de aproximadamente 20 outros membros da colônia, realizando o controle populacional. 

Outra parte do curso consistiu na visita dos profissionais da Prefeitura, supervisionados pelo Idaf, a três residências dos bairros Cidade Continental, Laranjeiras e Mata da Serra, cujos proprietários haviam entrado em contato com o CCZ devido à presença de morcegos. Na ocasião foram dadas orientações aos moradores quanto à melhor forma de evitar a presença dos animais. 






Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação/Idaf 
Jória Motta Scolforo 
Texto: Jória Motta Scolforo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário