terça-feira, 19 de julho de 2011

MS terá R$ 16 milhões para ações de combate à febre aftosa

O Ministério da Agricultura vai liberar R$ 16 milhões para ações de vigilância sanitária animal e vegetal em Mato Grosso do Sul, com destaque para a campanha de combate à febre aftosa. A informação foi repassada ontem ao senador Waldemir Moka (PMDB), que participou de audiência com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman.   
De acordo com Moka, os recursos vão ser utilizados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para aumentar a vigilância e a fiscalização de produtos e derivados de origem animal e vegetal, especialmente o trânsito de animais próximos à fronteira.
Em audiências nos últimos dias com ministros e secretários, o senador argumentou que os programas de sanidade e defesa animal têm datas e prazos para serem cumpridos. Também expôs pedido dos pecuaristas para que a fiscalização na fronteira seja reforçada para evitar ocorrência de aftosa, como em 2005. 
“Por isso defendi a necessidade imediata da liberação desses recursos, até porque sofremos muito com a ocorrência da febre aftosa em nosso Estado e não queremos que esse problema se repita por falha nas ações de vigilância”, disse. 
A secretária de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Estado, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, explica que os recursos serão liberados somente mediante a assinatura de convênio entre o governo do Estado e Ministério da Agricultura, o que deve ocorrer nos próximos dias. 
“O mais importante é que o dinheiro nos foi assegurado, o que vai possibilitar a realização das ações previstas para manter alta vigilância no trânsito e comercialização de produtos de origem animal e vegetal”, afirmou.

Fonte: Conjuntura On-line 

Nenhum comentário:

Postar um comentário