terça-feira, 19 de julho de 2011

Pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves representa o país na Organização Mundial de Saúde Animal





Paris/França
A pesquisadora Janice Zanella, da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia-SC, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está representando o Brasil na reunião técnica do grupo ad hoc para tratar do reconhecimento da situação de doenças oficiais de notificação obrigatória, como a peste suína clássica (PSC), na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) que acontece de hoje (19), a quinta-feira em Paris, França.
O objetivo da reunião é revisar, analisar e fornecer recomendações para mudanças no capítulo de procedimentos e regras mundiais para a PSC. O grupo também fará a revisão e a atualização do capítulo de Código Terrestre em PSC; analisar e prover tentativas do capítulo de Código Terrestre para ser consistente com os procedimentos de reconhecimento oficial do estado de doenças oficiais; realizar um questionário tentativo para os membros submeterem aplicações para reconhecimento oficial do estado sanitário de doenças; fornecer recomendações para atualizações do capítulo de Código Terrestre; e verificar as implicações potenciais para as mudanças no capítulo em procedimentos ou aspectos de regras (por exemplo, no contexto produção animal comercial versus animais silvestres).
A OIE informa que atualmente a peste suína clássica afeta animais nas Américas Central e do Sul, Europa, Ásia e partes da África. A América do Norte, Austrália e Nova Zelândia estão atualmente livres da doença. Segundo a organização, nos anos 90 apareceram focos importantes na Holanda, Alemanha, Bélgica e Itália. A PSC atinge os suínos domésticos e selvagens, não afetando o homem. Ela foi detectada pela primeira vez nos Estados Unidos no século 19.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves
http://www.suino.com.br/SanidadeNoticia.aspx?codigoNot=85747

Nenhum comentário:

Postar um comentário