terça-feira, 30 de agosto de 2011

Apicultura é destaque na Revista Agropecuária Catarinense





A publicação também apresenta o sucesso das informações meteorológicas disponibilizadas no site da Epagri/Ciram e o lançamento de uma nova variedade de bananeira. A Revista Agropecuária Catarinense (RAC) é uma publicação científica e informativa editada pela Gerência de Marketing e Comunicação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

De periodicidade quadrimestral, a publicação é voltada para extensionistas e técnicos agropecuários, professores, universitários, pesquisadores, empresários, agricultores, pescadores e lideranças rurais. A revista é distribuída para técnicos da Epagri, bibliotecas de todo o Brasil, instituições internacionais e assinantes. 


Para adquirir ou assinar a revista, basta entrar em contato com aEpagri pelo telefone (48) 3239-5595, pelo e-mail assinatura@epagri.sc.gov.br ou pelo site www.epagri.sc.gov.br.

A união do trabalho de abelhas e apicultores coloca Santa Catarina na quarta posição entre os Estados produtores de mel do Brasil e em primeiro lugar na produção por quilômetro quadrado. São 450 mil colmeias distribuídas entre 30 mil produtores, que respondem por 6 a 8 mil toneladas anuais, movimentando cerca de R$ 30 milhões.

As contribuições da atividade para a agricultura e a preservação ambiental, a experiência de apicultores catarinenses e o trabalho daEpagri para estimular o setor são assunto da matéria de capa da revista Agropecuária Catarinense (Vol.24, nº2).

Outra reportagem destaca o sucesso do site da Epagri e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram). Exemplo na união de tecnologia e comunicação a serviço da sociedade, ele contabiliza cerca de 10 milhões de páginas visualizadas por ano, fornecendo informações meteorológicas que auxiliam tanto o agricultor que precisa conduzir a lavoura quanto as populações cuja segurança depende da previsão de eventos climáticos extremos.

NOVA CULTIVAR DE BANANEIRA

A revista também apresenta o novo cultivar de bananeira lançado pelaEpagri, SCS451-Catarina. Pertencente ao subgrupo Prata, o cultivar tem boa tolerância ao frio e aos ventos, boa produtividade, frutos maiores que os cultivares padrão e maior tolerância ao mal do Panamá. "É numa boa alternativa para os produtores, principalmente no litoral de Santa Catarina", comenta o engenheiro-agrônomo Paulo Tagliari, editor técnico da publicação.

A seção técnico-científica também traz um artigo sobre o uso de fontes de esterco e composto na fertilização de milho e feijão em sistema orgânico no Oeste catarinense. "A pesquisa comprova a viabilidade da utilização desses adubos naturais, aproveitando um insumo que muitas vezes é mal utilizado", destaca o editor. Outro trabalho mostra que extratos de plantas daninhas tiveram efeito estimulante no crescimento de porta-enxerto de videira.

Um artigo sobre sintomas e controle das doenças do maracujazeiro traz orientações estratégicas aos técnicos e fotos das principais enfermidades. Para o setor pesqueiro, a novidade é uma máquina montada sobre a embarcação que permite a colheita mecanizada de mexilhões num sistema contínuo de cultivo.

FONTE

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Cinthia Andruchak Freitas - Jornalista
Telefone: (48) 3239-5500

Links referenciados

Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina
ciram.epagri.sc.gov.br

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
www.epagri.sc.gov.br

Revista Agropecuária Catarinense
www.epagri.sc.gov.br/index.php?option=co
m_content&view=section&layout=blog&id=11
&Itemid=1

Epagri/Ciram
ciram.epagri.sc.gov.br

Epagri
www.epagri.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário