sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Campo Grande registra primeiro caso de raiva canina após 23 anos

12 de Agosto de 2011 - 07:47


Campo Grande News
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande constatou caso de raiva canina em um animal encontrado morto. De acordo com a assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o resultado que atestou a causa da morte ficou pronto no dia 5 deste mês.
O órgão deve convocar vacinação emergencial no Jardim para evitar novos casos. A Capital não registrava caso de raiva em cães e gatos, segundo declaração da diretora do CCZ, Júlia Maksoud, à TV Morena, há pelo menos 23 anos.
O cão infectado foi encontrado morto no Jardim Anache, zona Norte de Campo Grande. Em toda região os moradores foram orientados pelo CCZ a manterem seus animais presos.
De acordo com a Sesau, no dia 12 de julho, um menino no Jardim Anache foi ferido na mão por um cão que pertencia à avó e depois de 10 dias sob observação o animal morreu, sendo recolhido pelo CCZ, que coletou amostras. No dia 5 saiu o resultado positivo.
Os sintomas da raiva nos cães e gatos são percebidos pela mudança de comportamento, de hábitos alimentares, salivação abundante e dificuldades em comer. A raiva é transmitida pelo contato com a saliva do animal infectado.

Um comentário:

  1. Resta saber a variante do vírus,para saber se é a recirculação na população canina ou se foi proveniente de morcego, num caso isolado, como aconteceu aqui em Goiania, quando um gato morreu infectado com uma variante de morcego,há alguns meses atras

    ResponderExcluir