sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CRMV RS:INFORMATIVO ONLINE Nº 475


SEMANA 13/08/2011 a 19/08/2011


EXPEDIENTE
CRMV-RS não terá atendimento externo na próxima sexta-feira
O CRMV-RS não terá atendimento externo na próxima sexta-feira (26) na sede e nas secretarias regionais. Os funcionários estarão participando de atividades internas para a apresentação do Relatório de Gestão 2008/2011.

EXPOINTER I
CRMV-RS e entidades definem programação da Casa do Veterinário
A programação da Casa do Veterinário para a Expointer 2011 foi fechada nesta semana pelo CRMV-RS juntamente com o Simvet/RS, Sovergs, Anclivepa/RS, Academia Rio-Grandense de Medicina Veterinária e revista A Hora Veterinária. De 27 de agosto a 4 de setembro, irão ocorrer diversas palestras e confraternizações, conforme a programação (clique aqui).

EXPOINTER II
CRMV-RS acompanha chegada dos animais ao Parque Assis Brasil
Nesta segunda-feira (22), os portões do Parque de Exposições Assis Brasil se abrem para a chegada dos primeiros animais da 34ª Expointer. A partir das 6h, uma equipe de técnicos da Inspetoria Veterinária estará à disposição dos expositores para os primeiros procedimentos. A chegada dos animais destinados aos julgamentos seguirá até a sexta-feira (26). Durante todo esse período, o médico-veterinário Luis Carlos Pascotini, nomeado pelo CRMV-RS, irá acompanhar todos esses processos, permanecendo a disposição para mediação de casos de discordância de informações. Ao todo, estão inscritos 5.986 animais, representando 151 raças.

EXPOINTER III
Seminário do Nupeec trata do periparto de vacas
O Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária (Nupeec) reunirá técnicos estudantes de ciências agrárias e produtores rurais no dia 27 durante o II Seminário Técnico “Interação entre sanidade, nutrição e reprodução no periparto de vacas”. O evento será realizado no auditório da Secretaria da Agricultura no Parque Assis Brasil, dentro da programação da Expointer, das 14h30 às 18h. Informações e inscrições: 53 3275 7136, www.ufpel.edu.br/nupeec eseminarionupeec@gmail.com.

PARCERIA
CRMV-RS e Seapa tratam da fiscalização de cavalgadas e rodeios
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, esteve reunido na segunda-feira (15) com o engenheiro-agrônomo Cláudio Fioreze, secretário adjunto da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), e com médico-veterinário Eraldo José Leão Marques, diretor do Departamento de Defesa Agropecuária (DDA). A audiência teve como principal objetivo tratar da premência cobrada pela Promotoria de Justiça e Meio Ambiente sobre a fiscalização de rodeios e cavalgadas no Rio Grande do Sul. Como já foi ressaltado na edição anterior do Informativo Online, para fiscalizar há necessidade que cada órgão envolvido no processo faça aquilo que lhe compete por legislação. Ficou acordado com o diretor do DDA que logo após a Expointer este assunto será levado adiante.

EDUCAÇÃO CONTINUADA
Agroindústrias e segurança alimentar são temas de palestra em Alegrete
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, ministrou palestra para um público heterogêneo na quinta-feira (18), durante o 2º Seminário de Agroindústrias de Alegrete, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura. Participaram cerca de 140 pessoas, entre as quais profissionais das ciências agrárias (médicos-veterinários, zootecnistas e agrônomos), técnicos, secretários de outros municípios e empresários do setor. O tema da exposição enfocou zoonoses versus segurança alimentar. Foram escolhidas pelo presidente algumas doenças zoonóticas para exemplificar e dar ênfase aos microrganismos que causam toxinfecção alimentar, objetivando ressaltar e definir bem a importância do médico-veterinário como responsável técnico. Na abertura, o prefeito, que é médico, ressaltou o papel do médico-veterinário na segurança de alimentos de origem animal. São municípios com esse perfil e proposta de trabalho dessa natureza, certamente, que servem de exemplo para outros, onde a agroindústria precisa merecer especial atenção do poder público, sublinhou Fagundes. 

GESTÃO
Gaúcho Mendes Ribeiro assume Ministério da Agricultura
O deputado federal gaúcho Mendes Ribeiro (PMDB) assume na próxima segunda-feira (22) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em substituição a Wagner Rossi. O nome do parlamentar foi bem recebido pelas entidades representativas do setor agropecuário brasileiro. O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, ressalta a experiência política de Mendes Ribeiro e acredita que isso terá grande importância para sua gestão. “Temos que destacar também o fato de ser gaúcho, o que abre perspectivas positivas para o estado”, diz.

ELEIÇÃO
Moacir Tonet é reeleito presidente do CRMV-SC
O médico-veterinário Moacir Tonet foi reeleito à presidência do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC). O resultado das eleições, realizada na segunda-feira (15), aponta que a chapa Determinação recebeu 1.666 votos (64%) contra 958 votos (36%) da chapa Renovação. Foram registrados 15 votos em branco e 145 votos nulos.

ANCLIVEPA
Prestação de contas da gestão 2009/2010 passará por revisão
Em Assembleia Geral da Anclivepa/RS, discutiu-se a prestação de contas da gestão 2009-2010. Na reunida ocorrida na sexta-feira passada (12), na sede do CRMV-RS, ficou decidido que as contas serão refeitas pela contadora da gestão e auditadas pela contadora da Anclivepa Brasil em um prazo de 15 dias. Após, serão revisadas por uma Comissão de Tomada de Contas formada por três associados escolhidos na assembleia, que também terão um prazo de 15 dias para apresentar suas conclusões. O presidente da Anclivepa Brasil sugeriu a contratação de uma empresa de marketing que será responsável pela organização e realização dos eventos da entidade gaúcha, explicou a conselheira do CRMV-RS Vera Lúcia Machado, que esteve presente na Assembleia.

ENSINO
Eventos marcam celebração de 50 anos da Faculdade de Veterinária da UFSM
De 5 a 10 de setembro, Santa Maria vai celebrar o cinquentenário de sua Faculdade de Medicina Veterinária. O Simpósio dos 50 anos do Curso de Medicina Veterinária pretende reunir alunos, professores, ex-alunos e ex-professores, além de familiares, para relembrar sua história e especialmente pensar o futuro do ensino. A programação prevê palestras, como as do presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, e da conselheira Verá Lúcia Machado, além de homenagens, carreata e confraternizações (clique aqui para acessar). O CRMV-RS também irá realizar uma sessão plenária no dia 5. Mais informações podem ser obtidas no site www.ufsm.br/veterinaria e pelo telefone 55 3220 8162.

SANIDADE
Governo russo critica controle veterinário brasileiro
O governo russo divulgou uma nota nesta semana criticando o nível de controle veterinário brasileiro. Segundo o texto publicado no site do Serviço Federal de Fiscalização Veterinária e Fitossanitária da Rússia, o trabalho do Brasil vem piorando gradualmente nos últimos anos. A nota relata uma conversa, ocorrida recentemente, entre o vice-diretor do serviço russo, Yevgeny Nepoklonov, e o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Franscisco Jardim. Na quinta-feira (18), a Rússia incluiu mais três frigoríficos, um de carne bovina e dois de aves, na lista de unidades brasileiras embargadas após detectar bactérias acima do nível permitido em três lotes exportados. Os dois países vêm negociando o fim do embargo russo às exportações de carnes brasileiras.

NATUREZA
A vida que brota do nada
O presidente do CRMV-RS, Air Fagundes, ao retornar de Alegrete, assim se expressou: “O descortinar da natureza é colírio para os olhos de qualquer viajante solitário". Referia-se à exuberância da fauna na Rota do Pampa Gaúcho, especialmente entre Rosário do Sul e Alegrete. Muitos pássaros revoando sobre a BR 290, encantando com a cor variada das penas o fugaz viajante que, por segundos, observa o comportamento das aves e imortaliza nas suas retinas. A revoada de passarinhos traduz a presença de vida em determinado momento do ermo Pampa. Vida que precisa ser preservada, diz Fagundes. Porém, nem tudo é tão bonito. Muitas carcaças de nossos canídeos silvestres que foram atropelados durante a noite são vistas. Certamente sorros em período de acasalamento e, como diz o senso comum, "o ser apaixonado fica vulnerável", morrendo inocentemente esmagado. Se não fosse isso, o quadro pintado pelo mais habilidoso pintor da natureza ficaria perfeito.

ENTREVISTA: Andrea Troller Pinto
Faculdade de Veterinária da UFRGS amplia ações multidisciplinares
Integrante da Coordenadoria da Saúde (CoorSaúde), vinculada à Pró-Reitoria de Gradução (Prograd), a Faculdade de Veterinária da UFRGS está intensificando suas ações multidisciplinares juntamente com outras unidades da universidades ligadas à área da saúde, informa a nova representante do curso no colegiado, Andrea Troller Pinto. A CoorSaúde é um órgão articulador das ações referentes à formulação, à execução e à avaliação do Projeto Político Institucional de Formação de Profissionais da Área da Saúde na UFRGS, bem como articulador da agregação dos cursos da área da saúde com as áreas de ciências humanas, exatas, sociais e outras que formam profissionais com potencial para desenvolver ações junto ao Sistema Único de Saúde.

Quais são as atividades de integração previstas pela CoorSaúde?
Está em elaboração uma atividade de ensino opcional que será oferecida a todas os alunos de cursos de saúde da UFRGS, que terão aulas e farão abordagens em conjunto. Isso deve envolver em áreas de vulnerabilidade social com as quais a universidade já mantém projetos. Na Faculdade de Veterinária, esse trabalho ainda é incipiente.

Por que é importante essa integração com os outros cursos da saúde?
Com a possibilidade dos médicos-veterinários integrarem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs) dentro dos programas de saúde pública, é importante que dentro da faculdade os alunos já tenham a oportunidade de realizar esse trabalho integrado com os estudantes de outras áreas.

CURSOS E EVENTOS

Curso de Dermatologia em Cães e Gatos, de 26 a 28/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3227 6603 ouwww.vetesul.com.br.

II Seminário Técnico: Interação entre Sanidade, Nutrição e Reprodução no Periparto de Vacas, dia 27/08, no Auditório da Secretaria da Agricultura, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Informações: 53 3275 7136, www.ufpel.edu.br/nupeec e seminarionupeec@gmail.com.

Simpósio “A Condução da Pesquisa Clínica na Medicina Veterinária”, dia 27/08, em São Paulo (SP). Informações: 11 5594 6528 ou www.sbppc.org.br.

Curso de Emergência em Pequenos Animais, dias 27 e 28/08, em Pelotas (RS). Informações: 53 3222 3222,maamotta@terra.com.br ou maamotta@hotmail.com.

Expointer 2011, de 27/08 a 04/09, em Esteio (RS). Informações: 51 3458 8500 ou www.expointer.rs.gov.br.

1º Dia do Cunicultor, dia 30/08, na Casa do Veterinário, em Esteio (RS). Informações: www.acbc.org.br ouluiz.machado@ifmg.edu.br.

Lançamento do Livro “Medicina de Ovinos” - do médico-veterinário Luiz Alberto Oliveira Ribeiro, dia 1º/09, no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS).

Simpósio dos 50 Anos do Curso de Medicina Veterinária da UFSM, de 05 a 10/09, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8162 ou www.ufsm.br.

Curso de Rédeas e Freio de Ouro, de 09 a 11/09, em Tapes (RS). Informações: 51 9115 0167 ouwww.mahfuz.com.br.

Curso de Medicina Nutracêutica Biomolecular Veterinária, de 10 a 25/09, em São Paulo (RS). Informações: 11 3209 9747 ou www.spmv.org.br.

Curso de Perícia Forense na Área Civil para Médicos Veterinários, dias 12 e 13/09, no Auditório do CRMV-RS, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

Noite de Estudos da Conservação e Reabilitação da Fauna – Cetáceos, dia 15/09, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308-6065 ou preservas@gmail.com.

Pós-Graduação em Reprodução de Bovinos Leiteiros – inscrições abertas até 19/09, em Chapecó (SC). Informações: 49 3311 8812 ou www.rehagro.com.br.

VI Jornada Nespro, dias 22 e 23/09, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 6958 ou www.nespro.ufrgs.br.

XV Encontro Nacional de Patologia Veterinária (Enapave), de 26 a 30/09, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ou www.enapave.com.br.

III Simpósio Estadual de Oncologia Veterinária, de 30/09 a 02/10, no Auditório da Faculdade de Direito da UFRGS. Realização: Oncovet-UFRGS. Inscrições:  www.oncovetufrgs.blogspot.com.

I Simpósio de Oncologia em Cães e Gatos, dias 01 e 02/10, em Ribeirão Preto (SP). Informações: 41 3882 4243 ousecretaria@bioethicus.com.br .
Curso de Perícia Forense na Área Civil para Médicos Veterinários, dias 01 e 02/10, em Pelotas (RS). Informações: 51 3332 4383 ou www.simvetrs.com.br.

IX Congresso Brasileiro de Buiatria, de 04 a 07/10, em Goiânia (GO). Informações: 62 3241 3939 ouwww.buiatriagodf.com.br.

7º Controle de Qualidade da Indústria de Alimentos, dias 07 e 08/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8074 / 9971 2509 ou lfvpelegrini@gmail.com.

IV Fórum Nacional dos Conselhos das Profissões Regulamentadas, de 12 a 14/10, em Bento Gonçalves (RS). Informações: 51 9197 3814 ou www.cemcerimonia.com.br.

II Simpósio Nacional de Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, de 13 a 15/10, em Santa Maria (RS). Informações: 55 3220 8813 ou cliceg@gmail.com / www.ufsm.br/sinadi.

1º Treinamento do PNCEBT da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), de 17 a 21/10, em Cruz Alta. Apoio do Simvet/RS. Informações e inscrições: 51 3332 4383 e simvetrs@simvetrs.com.br .

38ª Edição do Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária - Conbravet, de 01 a 04/11, em Florianópolis (SC). Informações: 48 3204 8778 ou www.conbravet2011.com.br.

I Workshop Internacional de Neonatologia e Pediatria Equina, dias 03 e 04/011, em Capão do Leão (RS). Informações: 53 3275 7506 ou www.ufpel.edu.br/veterinaria/clineq.

I Simpósio de Patologia e Produção Avícola, dias 17 e 18/11, em Porto Alegre (RS). Informações: 51 3308 6130 ouwww.cdpa.ufrgs.br.



EXPEDIENTE

O Informativo Online é uma publicação semanal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), distribuído por e-mail a usuários cadastrados. As edições anteriores estão disponíveis no sitewww.crmvrs.gov.br .

Edição: Leandro Brixius (MTb/RS 9468)
Textos: Jornalistas Leandro Brixius e Hosana Aprato
Formatação web: Carlos André Santiago e Juliano Ramos
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário