sexta-feira, 2 de setembro de 2011

RS adere ao sistema federal de inspeção

Publicado por Sofia Iba 
02/09 
Ministério da Agricultura reconheceu a equivalência do serviço sanitário gaúcho, que passa a integrar o sistema federal

O Serviço de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul passará a fazer parte do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produto de Origem Animal (SISBI-POA) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, anunciou o reconhecimento da equivalência do programa gaúcho nesta quinta-feira, 1º de setembro, durante a 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agrícolas (Expointer). A decisão será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

A adesão foi anunciada na abertura do Pavilhão da Agricultura Familiar, com a participação do governador Tarso Genro. “A comercialização é o objetivo de quem produz. Agora, quem produz pode vender e obter renda, isso é um avanço”, avaliou o ministro.

Com a adesão ao sistema, os municípios do estado podem qualificar indústrias locais que poderão comercializar sua produção para todo o país. Esses fabricantes de produtos de origem animal receberão um selo que identifica os estabelecimentos, ou indústrias de alimentos, incluídos no SISBI-POA. A medida beneficia especialmente os pequenos agricultores
Mendes Ribeiro também assinou a liberação de R$ 4,7 milhões para o Rio Grande do Sul, valor referente à primeira parcela do convênio 755.826/11, que prevê a aplicação de R$ 31,9 milhões, em cinco anos, no sistema de controle, erradicação e prevenção das doenças animais.

“Nosso ministério é dos pequenos, médios e grandes produtores. Para que eles tenham no ministério da agricultura o parceiro que precisa ser. Estaremos ao lado de quem produz”, afirmou.

Saiba mais

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a procedência e a segurança alimentar.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar a aptidão para certificar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

A inclusão no SISBI-POA é voluntária e pode ser solicitada nas Superintendências Federais de Agricultura estaduais. Para integrar o sistema, os responsáveis pelos serviços de inspeção dos estados, municípios e consórcios (de estados ou municípios) devem requisitar a adesão ao Ministério da Agricultura por meio de suas superintendências federais localizadas nos 26 estados e no Distrito Federal.

Atualmente, fazem parte do sistema os estados do Paraná, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul e o município de Uberlândia (MG). Outros 10 estados (Ceará Alagoas, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, além do Distrito Federal) e mais de 50 municípios estão em processo de adesão.

Veja mais detalhes sobre a adesão ao SISBI-POA:http://www.agricultura.gov.br/animal/produto-final/sisbi

Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário