terça-feira, 20 de setembro de 2011

Suspensão dos embarque paraguaios pode beneficiar Brasil



20/09 
Oitavo maior exportador mundial de carne bovina, o Paraguai suspendeu os embarques por tempo indeterminado após notificar o foco de aftosa. O Senacsa estima que o prejuízo com a interrupção atinja 300 milhões de dólares. A medida pode beneficiar o Brasil, dizem fontes do setor. "Quando um player do porte do Paraguai sai do mercado abre um espaço", confia o vice-presidente da CNA, Carlos Sperotto. "Se Chile e Rússia - principais importadores - têm necessidade, nada impede o Brasil de preencher espaço", diz a coordenadora técnica da Abiec, Gabriela Tonini.

Ainda assim, após sucessivos focos no Cone Sul nos últimos anos, a principal preocupação é com o dano à imagem do bloco, embora haja divergências sobre a extensão do impacto. "As ações tomadas pelo Paraguai amenizam a situação", diz Gabriela. Já na avaliação de Sperotto, o Mercosul não será prejudicado, pois não há negociações como bloco.

Ontem, o Mapa suspendeu preventivamente as importações de carne bovina in natura e animais vivos do Paraguai, por prazo indeterminado. Conforme a Abiec, o país compra cortes nobres embalados, mas muito pouco. Em 2010, o Brasil importou 6,8 mil toneladas do Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário