terça-feira, 22 de novembro de 2011

Amapá e Pará se unem para restringir trânsito de animais e erradicar a febre aftosa

Publicado por Sofia Iba em 22 novembro 2011
A partir do dia 30 de novembro, os estados do Amapá e Pará estarão unidos para acelerar a erradicação da febre aftosa em seus territórios. A doença é causada por vírus que atinge animais de cascos bipartidos (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos), gerando prejuízos econômicos de grandes proporções no país e no exterior.

Um termo de cooperação técnica entre as Agências de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) e de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) viabilizará o fortalecimento da execução de ações bilaterais referentes à vigilância sanitária animal, com restrição do trânsito de bovinos e bubalinos, produtos e subprodutos de origem animal do Amapá para o Pará.

O termo faz parte de um plano de trabalho, que será celebrado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio das Superintendências Federais de Agricultura do Pará (SFA/PA) e Amapá (SFA/AP) e os governos dos dois estados.

Na fronteira paraense serão implantados Postos de Fiscalizações Agropecuárias (PFA), e do Amapá barreiras fixas em Macapá, Santana, Cutias do Araguari, Bailique, Laranjal e Vitória do Jari para o desenvolvimento das ações, que englobam ainda educação sanitária, o monitoramento soro epidemiológico, o controle mais eficaz do trânsito de animais e a troca de relatórios entre Diagro e Adepará.

De acordo com o coordenador de Defesa Animal, Dárcio Nunes, médico veterinário da Diagro, a justificativa da ação entre os dois estados ocorre pela classificação que o Mapa colocou o Amapá como alto risco ano passado em relação à febre aftosa e o Marajó como médio risco, sendo que o nordeste e o baixo amazonas, regiões do estado do Pará, estão classificados como livres da febre aftosa, com vacinação.

“Apesar de não registrarmos casos da doença há 14 anos, caminhamos para ser reconhecidos como área de médio risco este ano e livre de febre aftosa com vacinação até 2012, fazendo-se necessário a implementação de fiscalização de trânsito eficaz nas regiões de fronteira da zona a ser ampliada,” conclui o coordenador de Defesa Animal.


Carlos de Jesus/Diagro

Fonte:Correa Neto
http://inovadefesa.ning.com/group/defesasanitriaanimal/forum/topics/amapa-e-para-se-unem-para-restringir-transito-de-animais-e-erradi

Nenhum comentário:

Postar um comentário